segunda-feira, 21 de março de 2011



Durante o Navadvip Parikrama (2011), no dia do aparecimento transcendental de Sri Sacinandana Goura Hari, devotos cantam seu anika em frente ao Ganga.


"Rupanuga e Raganuga"

(maio 23rd, 2007 Time do Bhakti Brasil Posted in Aulas)



Mathura, Índia: 12 de outubro de 1996

Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

"[O que segue é uma “aula antiga” dada por Srila Maharaja. Esta aula foi dada a fim de estabelecer a posição e glória de Srila Prabhupada Bhaktivedanta Svami Maharaja. Ela nunca foi publicada anteriormente.]"

"Há uma diferença entre rupanuga [* nota de rodapé 1] e raganuga [*nota de rodapé 2]. Aqueles que estão neste mundo e servem Sri Sri Radha-Krsna no caminho de raga (atração amorosa), seguindo os passos dos ragatmika-bhaktas que, são descritos por Srila Rupa Gosvami no Sri Bhakti-rasamrta-sindhu e Sri Ujjvala-nilamani, são todos raganuga.


Isto se aplica a àqueles devotos que tem alguma avidez por vraja-bhakti e estão na verdade seguindo o processo para alcançá-lo. Mesmo assim, pode ser que eles não sejam rupanuga, mas raganuga. Sri Jayadeva Gosvami não era rupanuga, mas raganuga. Sri Bilvamangala Thakura era verdadeiramente raganuga, mas não rupanuga. Sri Svarupa Damodara e Sri Raya Ramananda não eram rupanuga, embora eles estivessem na associação íntima de Srila Rupa Gosvami. Eles são as próprias Lalita devi e Visakha devi, assim eles estão em uma categoria diferente de associados eternos de Sri Sri Radha e Krsna. Eles não são rupanuga.

Aqueles que seguem o Bhakti-rasamrta-sindhu de Srila Rupa Gosvami e estão sob a guia dos amigos vaqueirinhos de Krsna (sakhas), como Subala, Sridama e todos os outros, e que desejam servir o Senhor Krsna como os sakhas – não serão chamados rupanuga. Eles serão chamados raganuga.

Lalita, Visakha e Yasoda-maiya não são nem raganuga nem rupanuga. Elas não são “anuga”, seguidoras. Àqueles que são siddha, perfeitos, associados liberados, e estão servindo Radha e Krsna em Vrndavana são chamados ragatmika [nota de rodapé 3]. Àqueles que desejam servir Senhor Krsna são chamados sadhakas (praticantes). Deste modo seguindo raga-marga (o caminho de raga) eles são raganuga. Se alguém segue este caminho, internamente meditando, “Como posso servir o Senhor Krsna como Mãe Yasoda ou Nanda Baba? Ele será chamado raganuga, não rupanuga. Srila Rupa Gosvami explicou as glórias de todos estes relacionamentos no Bhakti-rasamrta-sindhu. Mesmo assim, eles não serão chamados rupanuga.

Rupanuga é seguir no modo pelo qual Sri Rupa Manjari serve ambos Radha e Krsna – estando mais inclinado por Srimati Radhika – feliz na felicidade de Srimati Radhika e sofrendo enquanto Ela sofre. Uma pessoa que segue de tal maneira pode ser chamada rupanuga.

Parama-pujyapada Srila Svami Maharaja veio especialmente para dar isto – rupanuga –bhakti. Ele não veio somente para dar raganuga-bhakti, nem veio somente para dar vaidhi-bhakti. Ele não poderia ter dado isto para seus discípulos em geral naquele momento, porque a maioria deles não estava no nível de entendimento. Mesmo agora, estou me esforçando com grande labor para fazê-los entender, mas mesmo assim, somente poucos estão tentando entender.Cerca de 25 anos atrás, quando Srila Svami Maharaja foi para a América para pregar, como poderia ele abertamente pregar este tópico? Não havia praticamente ninguém qualificado para entender – e deste modo ele foi de modo geral engajado em roçar florestas.

Toda a sucessão discipular de nossa missão Gaudiya é rupanuga. A sampradaya de Srila Nimbarkacarya é raganuga, mas de Dvaraka – de Satyabama e de Rukmini. Seus seguidores não são como Srila Rupa Gosvami. Somente os acaryas vindos na linha de Sri Caitanya Mahaprabhu são raganuga.

Srila Svami Maharaja veio para dar o que já está em cada alma.

krti-sadhya bhavet sadhya-
bhava sa sadhanabhidha
nitya-siddhasya bhavasya
prakatyam hrdi sadhyata

[“Quando o serviço devocional transcendental, pelo qual o amor de Krsna é alcançado, é executado pelos sentidos, ele é chamado de sadhana-bhakti, ou as liberadoras regulações do serviço devocional. Tal devoção existe dentro do coração de todas as entidades vivas. O despertar desta devoção eterna é a potencialidade do serviço devocional na prática.”]

A alma é perfeita em si mesma. A relação da alma com Krsna, seu nome, qualidades e tudo especialmente, já estão presentes nela. Esta perfeição não é trazida de fora. Desafortunadamente maya a encobre, mas Sri Guru remove esta maya e, então todas as coisas se manifestam automaticamente.

Este prema puro não virá por algum esforço ou algum sadhana. O que ali está não virá de fora; nem algo novo virá.Nenhum tipo de associação pode mudar o que já está na alma.

O que está em sua alma irá se manifestar por sravana (ouvir), kirtana (cantar) e smarana (lembrar-se). Qualquer rasa que esteja na alma irá se manifestar. Se ela é dasya-rasa, então dasya-rasa manifestar-se-á. É um fato de que se alguém está em madhurya-rasa, ele terá somente um pequeno gosto por dasya ou sakhya-rasa. Isto virá automaticamente – isto virá quando todos os anarthas desaparecerem.

Algumas vezes é mal-entendido que Srila Maharaja esteve somente em sakhya-rasa, e que ele não pode dar madhurya-rasa. Isto não é um fato. Ele veio somente para propagar a mesma missão para o mundo que foi trazida por Srila Rupa Gosvami.

Ele não somente veio para dar vaidhi-bhakti.* [Ver nota de rodapé 4]
Temos que realizar vaidhi-bhakti no decorrer, e por isto bhakti irá gerir todas as coisas. Bhakti não é somente uma qualidade- ela não é nirvisesa, impessoal. Ela é uma pessoa. Krsna é controlado por prema-bhakti. Krsna e Srimati Radhika, e todos os Seus associados, são controlados por bhakti. Bhakti pode fazer Radha dançar, Krsna dançar, as gopis dançarem, e a própria bhakti dançar. Ela faz a todos dançarem."

*Notas de rodapé:

Sobre Rupanuga:

1. Não é que Srila Bhaktivedanta Svami Prabhupada tenha descoberto alguma coisa nova, e que nós sejamos “Prabhupadanugas”. Não é que os seguidores de Rupa Gosvami sejam Rupanuga Vaisnavas e os seguidores de Srila Prabhupada sejam “Prabhupadanuga”. Todos nossos acaryas tem dito para seguirmos os Rupanuga Vaisnavas- mas quem é Rupanuga?

Sri Caitanya Mahaprabhu primeiramente inspirou todas as verdades espirituais no coração de Srila Rupa Gosvami, bem como todos os conhecimentos dos Vedas, Upanisads e todas as outras escrituras. Então, pela misericórdia do Senhor, Srila Rupa Gosvami conheceu Seu coração:

sri-caitanya-mano-’bhistam
sthapitam yena bhu-tale
svayam rupah kada mahyam
dadati sva-padantikam

[“Quando Srila Rupa Gosvamipada, que estabeleceu dentro deste mundo material a missão para satisfazer o desejo do Senhor Caitanya, me dará refúgio sob Seus pés de lótus?”]

Pela misericórdia de Sri Caitanya Mahaprabhu, Srila Rupa Gosvami manifestou, ou escreveu assim muitos livros, tais como, Sri Bhakti-rasamrta-sindhu, Sri Ujjvala-nilamani e Sri Upadesamrta. Ele explicou todas as coisas sobre Vraja-bhakti no Sri Ujjvala-nilamani e no Sri Bhakti-rasamrta-sindhu. Ele escreveu o Sri Ujjvala-nilamani especialmente para dar vraja-prema e vraja-bhakti. Ele explicou no Bhakti-rasamrta-sindhu que bhakti pode ser experimentada por cinco humores e cinco tipos de serviços; santa, dasya, sakhya, vatsalya e madhurya. Entre eles, três são proeminentes- sakhya, vatsalya e madhurya. O humor dos Vrajabasis é vraja-bhakti; especialmente, o humor das gopis é madhurya-rasa em vraja-bhakti; e especialmente, o humor de Srimati Radhika é o mais elevado emblema de vraja-bhakti.

Srila Rupa Gosvami explicou, “Há dois processos de serviço devocional prático. Um é o serviço devocional regulativo, e o outro é o serviço devocional espontâneo.”(Caitanya-caritamrta Madhya-lila 22.108)] Aqueles que seguem o caminho de raganuga em alguma rasa que não seja manjari-bhava em madhurya-rasa são rupanuga, mas não tão particularmente, muito especificamente. De fato, pode-se dizer que eles não são rupanuga. (palestra de Srila Narayana Maharaja, Badger, Califórnia: 18 de Maio de 2004)]

2. “Conseqüentemente estamos sempre solicitando aos membros da Sociedade Internacional da Consciência de Krsna para publicar assim muitos livros tanto quanto possível e distribuí-los amplamente através do mundo. Por seguir desta maneira os pés de Srila Rupa Gosvami, alguém pode se tornar um devoto rupanuga.”( Significado do Sri Caitanya-caritamrta Madhya-lila 19.132)

3. “Nós, Gaudiya Vaisnavas, somos conhecidos como Rupanuga. Rupanuga significa seguidores de Rupa Gosvami. Por que deveríamos nos tornar seguidores de Rupa Gosvami? Por causa de sri-caitanya-mano ‘bhistam sthapitam yena bhu-tale. Ele queria estabelecer a missão de Sri Caitanya Mahaprabhu.”(Srimad-Bhagavatam 5.5.2, Hyderabad, 13 de Abril de 1975)

4. “Rupa Gosvami e Sanatana Gosvami são os mais exaltados servidores de Srimati Radharani e do Senhor Sri Caitanya Mahaprabhu. Aqueles que aderem ao Seu serviço são conhecidos como devotos rupanuga.”(Mad. 8.246, Significado)

5. “Se você não se torna rupanuga, não pode entender a filosofia Gaudiya.” (Vrnd. Outubro’72 palestra)

Sobre Raganuga-bhakti:

1. “Tem-se que servir a Krsna de acordo com estes princípios regulativos, mas se alguém desenvolve amor espontâneo por Krsna como mostrado nas atividades daqueles que moram em Vrajabhumi, alcança-se a plataforma de raganuga-bhakti. Alguém que tenha desenvolvido este amor espontâneo é elegível para a elevação para a plataforma desfrutada pelos habitantes de Vrajabhumi. Em Vrajabhumi, não há princípios regulativos estabelecendo serviços formais a Krsna, ou seja, todas as coisas são executadas com espontaneidade, amor natural por Krsna.”(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya 8.221, significado)

2.”O serviço devocional em amor espontâneo é vividamente expresso e manifestado pelos habitantes de Vrndavana. O serviço devocional que está em acordo com o serviço devocional deles é chamado raganuga-bhakti, ou serviço devocional seguindo no despertar de serviço devocional amoroso.”(Sri Caitanya-caritamrta, Madhya 22.154)]

Sobre Ragatmika

1. “Os habitantes de Vrndavana são atraídos por Krsna espontaneamente em serviço devocional. Nada pode se comparar a tal serviço devocional espontâneo, que é chamado ragatmika-bhakti. Quando um devoto segue nos passos dos devotos de Vrndavana, seu serviço devocional é chamado raganuga-bhakti.”(Sri Caitanya-caritamrta 22.149)

2. “Quando alguém se torna atraído pela Suprema Personalidade de Deus, sua inclinação natural pelo amor está completamente absorta em pensamentos do Senhor. Isto é chamado atração transcendental, e o serviço devocional de acordo com esta atração é chamado ragatmika, ou serviço devocional espontâneo.” (Madhya 22.149)

“Aqueles que não alcançaram a plataforma de atração espontânea em serviço devocional devem oferecer serviço devocional sob a guia de um mestre espiritual fidedigno de acordo com os princípios regulativos mencionados. De acordo com as escrituras reveladas, este tipo de serviço devocional é chamado vaidhi-bhakti,” (Mad. 22.109)

Conselheiros editoriais: Sripad Madhava Maharaja e Sripad Brajanatha dasa
Transcrição e digitação: Vasanti dasi
Edição: Syamarani dasi

(Palestra de Bhaktivedanta Narayana Maharaja extraída de
www.purebhakti.com, sob a guia de Pujyapada Vana Maharaj)

tradução e revisão: colaboradores do Instituto Vidyanagar

Texto extraído do www.bhaktibrasil.com

Na intenção se servir a Sri Guru e vaisnavas,
Dasa anudasa anudasa
Adhoksaja Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário