sábado, 12 de março de 2011



NITYA LILA PRAVISTA OM VISNUPADA ASTOTTARA SATA SRI SRIMAD BHAKTIVEDANTA SWAMI MAHARAJA PRABHUPADA KI JAY !!

************************************************************************************

"QUEM É UM GURU FIDEDIGNO ?"


"Tasmad gurum prapdyeta
jijñasu sreya uttamam
sabde pare ca nisnatam
brahmany upasamasrayam"

" Portanto qualquer um que deseje seriamente felicidade verdadeira deve buscar um Mestre espiritual genuíno e refugiar-se nele mediante iniciação. A qualificação do Guru autêntico é que ele compreendeu as conclusões das escrituras mediante deliberação e é capaz de convencer os outros acerca dessas conclusões. Semelhantes grandes personalidades que se refugiam no Senhor Supremo, abandonando todas as considerações materiais, devem ser aceitas como Mestres Espirituais Genuínos. "

(Srimad Bhagavatam 11.3.21)

NESTE VERSO ENCONTRAMOS 3 QUALIDADES DE UM GURU FIDEDIGNO:

1)Ele é versado nas escrituras, as palavras "sabde pare ca nisnatam" referem-se ao conhecimento transcendental, não erudição mundana.

"Os Vedas mandam que busquemos um Guru, na realidade eles dizem que busquemos o Guru, não apenas um Guru. Só há um Guru, porque este chega até nós por intermédio da sucessão discipular. O que Vyasadeva e Krsna ensinaram a 5000 anos atrás também está sendo ensinado agora. Não há diferença entre as duas instruções. Apesar de centenas de Acaryas terem ido e vindo, a mensagem é a mesma. O Guru verdadeiro não fala de modo diferente de seus predecessores.

Alguns mestres espirituais dizem: "... na minha opinião, você deve fazer isto....", mas isto não é um Guru. Esses pseudo-gurus não passam de meros patifes. O Guru genuíno tem apenas uma opinião, que é a opinião expressa por Krsna, Vyasadeva, Narada, Arjuna, Sri Caitanya Mahaprabhu eos Goswamis."

( A Ciência da Auto Realização - Bv. Swami Prabhupada )


2)Ele é desapegado dos tópicos mundanos, upasamasrayam. O Guru autêntico é aquele que transcendeu a natureza material, ele realizou que não é o corpo material, ele pode controlar os seis impulsos:

" Uma pessoa sóbria e auto controlada que poode subjulgar o ímpeto de falar, a agitação da mente, da ira, a veemência da língua, as exigências do estomago e a agitação dos genitais, pode instruir o mundo inteiro. Em outras palavras, todas as pessoas podem tornar-se discípulos de uma pessoa auto controlada assim. "

(Sri Upadesamrta I - Rupa Goswamipada)


3)O Guru autêntico tem realização sobre Radha e Krsna: Krsna diz à Arjuna para se aproximar de um Mestre Espiritual verdadeiro, porque ele viu a verdade, tattva darsinah (BG.4.34). Similarmente Guru é aquele que tem realização. Srila Bhaktivinoda Thakura diz em sua canção "Vaisnava Thakura", "Krsna é seu !! Você tem o poder para dar Krsna !", apenas aquele que possui algo pode dá-lo, não outro."

EVIDÊNCIAS NAS ESCRITURAS

" Aquele que deseja ser adorado, exaltado, e também recompensas materiais de seus discípulos, não é o Mestre espiritual verdadeiro. Um Mestre espiritual verdadeiro é um oceano de misericórdia, perfeição, possuidor de todas as almas e livre de luxúria. É versado nas escrituras e conhece a ciência de Krsna e está sempre alerta em serviço devocional, ele é conhecido como Guru. "

(Hari Bhakti Vilasa 1.45,46)


" Aceitar um guru não qualificado é como tentar atravessar um oceano em um barco de pedra, ele irá ao fundo juntamente com seus tripulantes. Aquele que aceitou está "iniciação" e posteriormente por ampliar o campo de visão pode constatar que o guru não era qualificado, pode ser iniciado novamente. Srila Jiva Goswami explica isso citando um verso do Narada Pancaratra:

" Quem é iniciado num mantra por um não vaisnava tem de ir ao inferno. portanto ele deve voltar a ser iniciado, segundo o método prescrito, por um Guru vaisnava. "

(H.B.V. 4.366)

" Um guru que se torne inimigo dos vaisnavas. dos sastras e de bhakti, que esteja trilhando outro caminho além de suddha-bhakti, deve ser abandonado. "

(Mahabharata, Udyoga-parva 178.48)


**********************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna

Todas as glórias a Srila Bv. Swami Prabhupada !!
Todas as glórias a Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja !!
Todas as glórias a Divina Sucessão Discipular da Brahma Madhva Gaudiya Vaisnava Sampradaya !!

Meus dandavat pranamas a todos, que todos estejam bem, com saúde e felizes em consciência de Krsna junto aos seus.

Srila Gurudeva sempre frisou a importância de Guru Tattva, e pela graça dele pude começar a ter uma visão mais ampla do assunto e também ter uma apreciação especial pela pregação de Srila Bv. Swami Prabhupada e outros acaryas a respeito deste assunto.

É importante todos nós termos ciência de quando um guru se torna inimigo dos vaisnavas. Muitos devotos ao passarem por situações difíceis quando percebem que o guru em que depositaram sua confiança caiu, ou é um patife, tem suas vidas espirituais arruinadas, pois perdem a fé no processo de Bhakti Yoga, pensam que só mesmo Srila Prabhupada é o Guru autêntico, generalizam todos os demais Vaisnavas verdadeiros devido a experi~encia frustrante que tiveram com um guru bhogas. Ou pior ... são acusados de cometer vaisnava aparadha por questionar a respeito do guru.

" Oh prabhu ... se você recebeu iniciação deste guru você não pode mais abandoná-lo, se fizer isso vai pro inferno !! "

Compreensão bhogas apoiada no "Disque Prabhupada" ... Diz que Prabhupada disse isso ... disse aquilo também, mas o siddhanta que ele colocou nos livros não é compreendido. Não é compreendido porque as pessoas que assumem as posições de Gurus não tem realização ao menos do primeiro sloka do Sri Upadesamrta de Rupa Goswamipada ("Vaco vegam ..."), e devemos levar em consideração que o controle dos sentidos não quer dizer que a pessoa seja um vaisnava. Srila Prabhupada Bv. Swami explica que mesmo impersonalistas podem ter o controle dos sentidos, mas isso não é bhakti.

O sastra diz claramente que o Guru Uttama bhagavata, devoto puro não cai. Se o guru cai, não é devoto puro. Se ele tem os mesmos apegos a desfrutes materiais, desejo por desfrute de sexo (seja heterosexual ou homossexual), desejoso de riquezas, seguidores, fama e etc, ele é uma alma espiritual comum e é pouco inteligente nos abrigarmos em uma alma condicionada como nós.

Na semana passada vi uma foto de um guru, com uma guirlanda com flores e dinheiro e também de uma pessoa que assumiu a posição de guru, caiu devido a recorrência de assédio sexual a um devoto, mas está passando por um processo de "reabilitação" e daqui a alguns anos estará iniciando novamente... tudo isso é muito triste. Gurus que precisam de psicólogos e dão golpes de dinheiro na isntituição de um devoto puro ... e ainda sim as pessoas os devotos não param e questionam ! Ou por ignorância ou porque tem medo de cometer "vaisnava aparadha" ... ou porque (prefiro não acreditar nisso ...mas esta é a Kali Yuga) são coniventes com a patifaria e desejam desfrutar dela em algum momento.

Muitos novos devotos tem sido iniciados na missão de Srila Gurudeva e espero que todos compreendam a necessidade de estudar Guru Tattva e buscar associação com sadhus de verdade. O sadhu de verdade não deseja dinheiro para desfrutar, ele vive o que prega e tudo que tem é a serviço de seu Gurudeva.

O Sadhu Vaisnava verdadeiro não fica pedindo um GPS de presente de "Vyasa-puja", ou vai ficar acessando sites de pornografia ...se faz isso é uma badha jiva, alma condicionada e não um Guru Uttama Bhavagata. Sábio de verdade não vai ficar ocupado em superfaturar notas (este é o "sabido", não sábio), e também não deseja interferir na associação de seus discípulos com Vaisnavas elevados, pelo contrário ele também se aproxima destes vaisnavas e serve aos pés de lótus deles.

Devemos sim ter gratidão a todos os associados de Srila Prabhupada que auxiliaram nos primeiros dias, assim como a todos aqueles que auxiliaram Srila Gurudeva e outros acaryas mas se perderam no caminho, mas levar em consideração que estas pessoas não são Acaryas, se estiveram com os Acaryas é porque tinham algum sukrit, mas como almas condicionadas, acabaram sendo iludidas por Maya devi, na forma do intelecto e desejo de fama, dinheiro e etc.

Não desejo que minhas palavras sejam mal interpretadas, mas sempre corro este risco. A minha experiência valeu para mim, mas no entanto cada um deve ter a sua, mas levando em consideração a do outro, para evitar sofrimento. Srila Prabhupada fala disso no Néctar da Instrução.

Hoje em dia temso a oportunidade de conhecer os sadhus de várias missões e de ter acesso a literatura pela net e livros. Espero que todos nós possamos fazer bom uso destas fontes de informação, para desenvolver mais nossa bhakti e buscar associação de Vaisnavas verdadeiros, independente da missão a que pertençam, porque como Gurudeva diz, esta é a era de Kali e todo esforço que possamos fazer por missões e etc, pode resultar em zero, mas ainda sim teremos de tentar, porque este tentar é bhakti e nós estamos aqui para desenvolver Bhakti.

Dandavats a todos,

Srila Gurudeva ki jay ho !

Dasa anudasa
Adhoksaja Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário