segunda-feira, 21 de março de 2011

"Darsana no Aeroporto em Vancouver, Canadá: 21 de Abril 2008"

"[Lola dasi:] Você nos contou o passatempo no qual o leite no pote estava pensando, “Como eu posso servir Krsna”? Então agora entendemos que o leite em Goloka Vrndavana é consciente. Minha pergunta é essa: quando o leite se torna rasagula (um doce Indiano), e cada vaqueirinho come uma rasagula, como podemos entender que esse leite é eterno?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Quando Sri Krsna comeu a rasagula, ela entrou em Sua boca e foi até Seu estômago, e lá se tornou eterna. O que quer que Krsna coma – todas essas coisas são eternas. Entende?

[Devoto:] Não.



[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Krsna é eterno, e em Vrndavana tudo é eterno. Então Krsna comeu a rasagula e a manteve em Seu estômago. Se Ele pode manter o mundo todo em Seu estômago, por que Ele não poderia manter uma rasagula em Seu estômago?

[Devoto:] Essa rasagula permanece eternamente consciente?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Tudo em Krsna é consciente.

[Devoto:] Isso é inconcebível.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sim.

cintamani-prakara-sadmasu kalpa-vrksa-
laksavrtesu surabhir abhipalayantam
laksmi-sahasra-sata-sambhrama-sevyamanam
govindam adi-purusam tam aham bhajami

["Eu adoro Govinda, o Senhor primordial, o progenitor primeiro que está pastoreando as vacas, concedendo todo desejo, na morada construída com jóias espirituais, cercada por milhões de árvores dos desejos, sempre servido com grande reverência e afeição por centenas de milhares de laksmis ou gopis." (Brahma-samhita 5.29)]

[Devoto:] Acho que essa é uma das coisas que podemos entender apenas quando estivermos lá em Goloka Vrndavana.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Quando você for lá, será capaz de entender.

[Ramachandra das:] E também, ele não entenderá. Entenderemos apenas Krsna; não pensaremos sobre como tudo isso está acontecendo.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] O mundo todo está no estômago de Krsna. Todas as pessoas e seres vivos estão presentes lá, mas eles também são eternos. Então a rasagula é eterna também.

[Devoto:] A rasagula anteriormente era leite. Ela se torna outro ser vivo quando se torna uma rasagula?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Krsna pode tomar muitas formas. Sua morada também pode tomar muitas formas. Seus associados também podem vir também e tomar variadas formas. Então por que o leite pode não tomar diferentes formas?

[Devoto:] Gurudeva, no aeroporto de Hong Kong, antes do seu vôo, você estava explicando os tipos de serviço executados pelos puros Gaudiya Vaishnavas quando eles estão Caitanya Mahaprabhu em Navadvipa (a morada eterna de Mahaprabhu manifestada nesse mundo). Eu acho que quando nos tornarmos perfeitos iremos até lá, em Navadvipa, nos encontrarmos com Mahaprabhu e servir a Ele sob a direção de Seus associados.

A respeito de Svetadvipa (a eterna morada de Mahaprabhu em Navadvipa manifestada no mundo transcendental dentro do domínio de Goloka Vrndavana), há alguma diferença no que os devotos fazem lá? Estou perguntando porque não há necessidade de se escrever livros em Svetadvipa-Goloka. Não há necessidade de pregar aos outros lá.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Você será um associado de Sri Caitanya Mahaprabhu lá, e servirá como Sri Gadhadara Pandit, Sri Svarupa-Damodara e Srila Raya Ramananda. Você servirá sob a direção deles.

[Devoto:] O que eles fazem? O que Srila Rupa Gosvami faz?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Eles fazem muitas coisas.

[Devoto:] Lá em Svetadvipa? Porque você nos disse no aeroporto de Hong Kong que eles escrevem livros e estão estabelecendo Sua missão…

[Srila Narayana Maharaja:] O que Gadadhara Pandita está fazendo nos passatempos de Navadvipa de Caitanya Mahaprabhu?

[Devoto:] Kirtana?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Não. Aqui, nesse mundo – em Navadvipa.

[Devoto:] Eles estão adorando Tota-Gopinath e ensinando os passatempos de Radhika a Mahaprabhu.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] O que Gadhadara Pandita está fazendo com Mahaprabhu em Navadvipa? Ele está sempre com Mahaprabhu. Então sob a sua guia, e outros como ele, você fará alguma coisa. Há muitas coisas a serem feitas.

[Devoto:] Como o que? Nunca ouvimos isso.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] É infinito.

[Devoto:] Você pode nos dar alguns exemplos das infinitas coisas que eles executam em Svetadvipa (Navadvipa em Goloka)?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Gadhadara Pandita é como um amigo. Ele está com Mahaprabhu e servindo-o de muitas maneiras.

[Devoto:] Algumas vezes cozinhando, outras dando comida…

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Ele não cozinha.

[Devoto:] E Srila Rupa Gosvami? O que ele está fazendo?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Ele faz piadas, faz perguntas com duplo sentido (slesha) e com significados profundos. O que Sri Raya Ramananda está fazendo?

[Devoto:] Em Gambhira, ele está cantando canções e inspirando os humores do Senhor. Em Godavari ele está…

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] O que Srivasa Pandita está fazendo?

[Devoto:] Ele está fazendo kirtana e hospedando-O…

[Ramachanda dasa:] Srivasa Pandita está glorificando Laksmi, e Svarupa Damodara está brincando com ele. [Isso está elaboradamente descrito no Caitanya-caritamrta, Madhya-lila, capítulo 14, versos 202-215.] Esse tipo de passatempo está acontecendo.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Você terá infinitos serviços para fazer lá.

[Devoto:] O que está fazendo Srila Rupa Gosvami em Svetadvipa?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Ele fará o que ele já faz. Ele glorificará Mahaprabhu e brincará com Ele.

[Devoto:] Brincará?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] O que ele fará?

[Devoto:] Ele não se considera um discípulo?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Todos os Seus associados brincam com Ele.

[Devoto:] O que você quer dizer com brincar? Fazer piadas, conversar, cantar e dançar? No lago Indradyumna-sarovara em Jagannatha Puri, todos eles estavam brincando. Advaita Acarya e Nityananda Prabhu e outros estavam brincando e jogando agua uns nos outros.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Como um amigo serve seu amigo? Como? Como estão os vaqueirinhos servindo Krsna?

[Devoto:] Eles estão jogando, se desafiando e lutando de brincadeira.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Há muitas coisas nos passatempos de Caitanya Mahaprabhu que eles podem fazer.

[Devoto:] Ó, como amigos – não como discípulos.

[Ramachandra dasa:] Uma vez você me disse que Navadvipa é madhurya-dhama (a morada dos doces passatempos como humano). Eu perguntei qual é a posição de Rupa Gosvami, pois não ouvimos que ele está em Navadvipa. Sabemos que ele está em Puri…

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Em Svetadvipa, todos os locais de passatempos de Mahaprabhu estão presentes em diferentes seções.

[Devoto:] Uma vez você disse que Mahaprabhu está desfrutando do humor de Srimati Radharani e que Srila Rupa Gosvami e Seus outros associados estão ajudando-o nessa atividade. O que fazem Srila Rupa Gosvami e aqueles em Sua linha para amparar o humor de Mahaprabhu em Svetadipa? Eles cantam e dançam com Ele, falam sobre Radha e Krsna…?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Enquanto Mahaprabhu está executando kirtana, eles participam também e fazem muitas outras coisas.

(Hora do embarque)

"23 de Abril de 2008"
Excerto da caminhada matinal em Toronto



[Trilokanatha dasa:] Ontem recebemos um e-mail de uma devota que está fazendo bolo de cenoura e distribuindo como prasadam. Ela está perguntando se são somente as cenouras Indianas que não podemos comer. A cenoura Norte-americana é laranja e não vermelha, então ela quer saber se essa cenoura não pode ser consumida ou se está tudo bem.

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Há dois tipos de cenouras. Uma é vermelho escuro e outra laranjada. Embora não comamos nenhum desses tipos, permiti que os devotos ocidentais comessem a cenoura laranja porque ela não é como o sangue. A vermelha é como sangue. Então não se deve comer. Mas, não comemos nenhuma das duas. Eu permiti que eles consumissem essa, e em Delhi também.

(No dia seguinte)

[Trilokanatha dasa:] Gurudeva, ontem pela manhã você disse que está tudo bem se comermos a cenoura laranja, mas você não consome esse tipo de cenoura. Então a pergunta é, se você pessoalmente não as consome, por que nós podemos? Nós oferecemos bhoga para Radha e Krsna através de você. Então, após consumir Seus remanentes, você distribui os remanentes para nós. A pergunta é, se você não come cenoura, por que podemos? Como isso será prasada de verdade?

[Srila Narayana Gosvami Maharaja:] Sim, essa é a questão.

[Um comentário posterior de Trilokanatha dasa:] Quando ele respondeu minha pergunta no segundo dia, ele riu enquanto falava, querendo dizer que agora estávamos chegando ao ápice da questão.

*Nota final: (do hari-katha de Srila Maharaja em Fev. 25, 2002 na Austrália)

[Sanjaya dasa: Há uma história sobre a esposa de um brahmana. Ela comeu um pedaço de vaca, e um pedaço se transformou em cenoura, outro em alho, outro em cebola e o sangue deu origem à lentilhas vermelhas. Essa história é verdadeira?

Srila Narayana Maharaja: É parcialmente real; Então não devemos comer essas coisas. O que Vyasadeva escreveu é verdade. Vyasadeva conhece o passado, presente e futuro. Ele foi capaz de ver as qualidades presentes em cada entidade. Por exemplo, o Bhagavad-gita descreve as naturezas sattvika (no modo da bondade), tamasika (no modo da ignorância), rajasika (no modo da paixão), e nirguna (transcendental) de várias pessoas, plantas, alimentos, atividades, conhecimentos, e assim por diante.

A seguinte história foi falada pelo servo de Srila Narayana Maharaja, Sripad Madhava Maharaja: [Os cientistas americanos descobriram em seus laboratórios que há 21 tipos diferentes de venenos na cebola e no alho; então esses não são alimentos inofensivos. Na Satya-yuga, os sábios executaram sacrifícios gomedha (vaca) e asvamedha (cavalo) para o bem-estar de todo o universo. Uma vaca e um cavalo muitos velhos eram sacrificados sendo cortados em pedaços e colocados no fogo.

Posteriormente, os rsis proferiam mantras e o mesmo animal voltava à vida em um belo e jovem corpo.

Certa vez, a esposa grávida de um sábio que estava prestes a executar o sacrifício gomedha teve um forte desejo de comer. Ele ouviu que se durante a gravidez a pessoa tivesse desejo de comer e tal desejo não fosse atendido, o bebê recém-nascido teria saliva saindo de sua boca constantemente. Isso seria desagradável para a mãe a para a criança.

A esposa do sábio teve um forte anseio por comer carne, e ela secretamente pegou um pedaço de carne do corpo da vaca oferecida em sacrifício. Ela escondeu o pedaço e planejava comer rapidamente. Mais tarde, o sábio estava terminando o sacrifício e proferiu os mantras para que a vaca voltasse à vida. Entretanto, ele notou que faltava um pequeno pedaço no lado esquerdo. Ele ficou surpreso por que isso nunca havia acontecido. Em meditação, o sábio realizou que sua esposa havia pegado um pedaço de carne durante o sacrifício.

Devido ao efeito dos mantras proferidos pelo sábio, havia vida no pequeno pedaço de carne. A esposa entendeu o que aconteceu e rapidamente o jogou para longe. Logo em seguida brotaram lentilhas vermelhas do sangue da carne, alhos brotaram dos ossos (ambos alho e ossos de vaca são brancos), e cebolas e cenouras brotaram da carne. Por isso, esses alimentos nunca são consumidos por um Vaisnava. Eles são alimentos no modo da ignorância.]

[Um devoto pode perguntar, "Por que nosso Prabhupada, Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, permitiu que cenouras sejam consumidas se elas são tão ruins? A responta foi gentilmente dada por ele mesmo, em 1969, Boston. Ele disse, "Se eu contasse a vocês todas as regras e regulações agora, vocês desmaiariam. Então por agora, sigam as regras que eu dei e façam um balance cantando Hare Krsna." Ele também frequentemente dizia que estava segunda a linha de direção dada por seu Guru Maharaja; ou seja, induziu os Ocidentais a primeiro cantar Hare Krsna, e à medida em que eles se tornassem mais e mais estabelecidos nessa prática, as regras e regulações viriam gradualmente.]"



Conselho Editorial: Svami B.V. Madhava, Brajanath dasa, e Prema-prayojana dasa
Transcrição: Janaki dasi
Digitação: Anita dasi
Revisão: Krsna-kamini dasi
Editora: Syamarani dasi
Editores Contribuintes: Hariballabha dasi e Ratna dasi

Tradução: Acyuta priya dasi

Digitação: Krsna Kripa das e Krsna Priya dasi.

(Extraído do site www.bhaktibrasil.com)

Na intenção de servir a Sri Guru e vaisnavas,
Dasa anudasa anudasa
Adhoksaja Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário