segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

VYASA PUJA DE SRILA GURUDEVA 2010



"Chegada de Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja em Guarulhos dia 10 de janeiro de 2010"
*************************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna
Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gouranga !
Todas as glórias a Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja !

Meus dandavat pranamas a todos, faço votos que todos estejam bem com saúde e felizes em consciência de Krsna. Desde alguns anos busquei manter um blog que se chamava Jaya Radhe, na intenção de fazer algum seva a Sri Guru e vaisnavas, por algum tempo parei de atualiza-lo e só agora sinto a vontade de retomar este seva. Aproveito a oportunidade para reiniciar o seva em um novo endereço e falando da auspiciosa visita de Srila Gurudeva ao Brasil.

Desde o início de minha trajetória na consciência de Krsna, a idéia de se aceitar um Guru era algo que me incomodava. Mas naturalmente com o passar do tempo foi ficando mais clara a compreensão de porque deveria aceitar um Guru caso realmente desejasse seguir por esta escola. Me recordo que nas primeiras visitas a um templo da ISKCON, eu oferecia reverências ao Sri Sri Jagannath, Baladeva e Subhadraji mas desconhecia na realidade quem Eles são. Era tudo novo, diferente, atrativo e mais um tanto de hábitos diferentes de minha cultura como o idioma em que eram cantados as canções e versos e nomes citados nos livros.

Apenas uma coisa me era familiar, era a imagem de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, um senhor idoso com um aspecto sério em um quadro grande acentado numa poltrona na sala do templo. Na recepção um outro quadro dele com o dedo apontando para mim a toda hora que eu o olhava. A história daquele senhor a quem aqueles monges chamavam de Srila Prabhupada me intrigou. Por que um senhor indiano, monge, com uma idade avançada deixaria seu país de origem sem dinheiro, passaria por problemas serios de saudade durante uma viagem num navio cargueiro rumo a um local que ele descrevia como infernal apenas para cumprir o pedido de seu Mestre espiritual ? Por que este senhor arriscou sua vida ao lado de jovens drogados sem ter ao menos um local mais decente para morar apenas pedindo para aquelas pessoas para cantarem um Mantra: HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE.

O tempo passou e hoje em dia, começo a engatinhar na minha vida espiritual. E sou grato a Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, nosso Srila Prabhupada, por ter tido tão grande misericórdia por nós e ter vindo ao Ocidente cumprir o pedido de seu Guru Maharaja Srila Bhaktisiddhanta Saraswat Prabhupada de ensinar a consciência de Krsna e fazer com que a professia de Sri Caitanya se cumprisse.

Ainda mais que isso, sou grato a ele por ter me dado a oportunidade de encontrar meu Gurudeva, o Yuga Acarya Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja que foi incumbido de auxiliar aqueles devotos que buscavam seguir a guia de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada a avançar em consciência de Krsna. Srila Gurudeva vem com amor e afeição dando abrigo a todos os filhos de seu Siksa Guru Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja ou "Swamiji" como ele carinhosamente é chamado por Gurudeva.

O abrigo aos pés de lótus de Srila Gurudeva me fez sentir-se mais próximo a Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada. Mesmo a distância e sem conhece-lo pessoalmente as bençãos de Gurudeva chegam até nós aqui, através da visita de seus sanyasis, principalmente de um que por onde passa rouba o coração de todos, Puja Pada Bhaktivedanta Vana Maharaja.

Após viver momentos difíceis na vida espiritual, e material e de não ter sukrit suficiente para ir a Índia participar de um parikrama, desfrutar do Néctar da Sadhu Sanga com Srila Gurudeva, do Hari Katha doce e dos festivais que eu via em videos no You tube ele misericordiosamente veio mais uma vez ao Brasil para inspirar seus filhos a continuarem cantando seus mantras, a estudarem a respeito de consciência de Krsna e serem fortes no caminho de volta ao Supremo.

A chegada de Gurudeva no aeroporto, me fez lembrar algusn relatos das chegadas de SRila Bv. Swami Prabhupada. Fiquei feliz por poder tocar mrdanga, mesmo que meus toques sejam limitados, por poder estar fazendo kirtan com meus irmãos espirituais na area de desembarque, por ver em um instante enquanto eu cantava "Bhaja Gouranga Japa Gouranga Laha Gourangera nama he !!" o sorriso que meu siksa Guru Bv. Vana Maharaja deu para mim trepado numa estrutura metálica enquanto esperavamos a chegada do Yuga Acarya.

Quando finalmente ele chegou meus irmãos invadiram aquele espaço. Ele estava numa cadeira de rodas empurrado por Sripad Bhaktivedanta Madhava Maharaja. Foi um certo custo poder chegar com a mrdanga até os pés de lótus dele e tocá-lo ... mas eu consegui ... "GURUDEVA TUMARI KI JAY JAY HO !!"

Me considero afortunado pela oportunidade de ter associação com estes vaisnavas. Me considero afortunado por poder estar cantando meus Gayatris e Maha mantra sob a anugatya de um Vaisnava Uttama Adhikari, que apesar de minha condição caída, ignora as minhas faltas e me da suas bençãos, assim como Sri Nityananda Prabhu fazia a pessoas ofensivas e avessas ao cantar dos Santos Nomes.

Durante o festival de Vyasa Puja, vivênciei situações diversas. A cada chegada de Gurudeva uma grande festa tinha início e mais uma oportunidade de poder ter o darshan, de receber Mahaprasada, de poder tocar os pés do Sadhu e de poder ser alvo daquele olhar profundo do Yuga Acarya, um olhar que vai até o fundo do nosso coração.

É verdade que também tive alguns momentos difíceis. Que com certeza devo ter decepcionado alguns irmãos espirituais e talvez até os magoado pelo fato de eu fazer uso de Ayahuasca, um chá liberado pelo CONAD, orgão do Governo, que após pesquisas foi considerado inofensivo a saúde. Eu uso Ayahuasca como um chá medicinal, não sou um monge e percebi que para alguns irmãos isso me desqualifica como devoto. Ofereço meus dandavat pranamas a todos eles e peço que me perdoem por este fato em minha vida particular incomoda-los. E ainda sim peço que me perdoem também por continuar buscando fazer algum seva mesmo que sendo caído.

A vinda do Acarya é algo místico. A associação com o sadhu é inspiradora. Mesmo não sendo um erudito nas escrituras, mesmo não sabendo versos em sânscrito para poder citar e ilustrar Guru tattva, maya Tattva, jiva Tattva e tantas explicações mais, a misericórdia do Guru chega ao coração, num simples olhar dele, num gesto, num toque na cabeça do discípulo,numa guirlanda, ou numa flor ou folha da guirlanda do Guru.

Srila Gurudeva, agradeço pelo seu amor e afeição. Por poder novamente ouvir os Gayatris, desta vez pessoalmente, por poder tomar sua Maha prasada, por poder ouvir o Senhor cantar "Jaya Sri Krsna Caitanya Prabhu Nityananda Sri Advaita Gadhadara Srivasadi Sri Goura Bhakta Vrnda Hare Krsna Hare Krsna Krsna Krsna Hare Hare Hare Rama Hare Rama Rama Rama Hare Hare", por poder ouvir sua glorificação a Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, ouvir a respeito de Pralahda Maharaja, por permitir que eu servisse a lila de Sri Nrsimhadeva, por poder me associar e ouvir seus sanyasis, por tocar e minha cabeça, as minhas contas de Tulasi, pela guirlanda arrebentada da qual guardei algumas florzinhas, agradeço por ter tido a oportunidade de conhecer alguns irmãos espirituais que só conhecia virtualmente, e agradeço por ter dado a oportunidade a este servo desqualificado de fazer kirtan no aeroporto, num dos momentos mais felizes da minha vida.

Tenho visto uma série de emails, textos, criticando o Senhor, dizendo mentiras a respeito de ofensas ao nosso Srila Prabhupada e etc. Hoje em dia evito este tipo de leitura, poucas vezes consigo ler um texto destes inteiro. Já fiz parte de outra missão e tinha a mesma posição ofensiva em relação a Srila Gurudeva, pensava as mesmas coisas, ams o tempo passou, e a verdade veio a tona, e quando me deparei com ela, vi o quanto havia ofendido um devoto puro. Me senti envergonhado. Mas a resposta dele a mim foi me dar seu abrigo e me fazer sentir mais próximo daquele que me encantou no início de minha caminhada na consciência de Krsna, Srila Gurudeva me faz sentir mais próximo de Srila Bv. Swami Prabhupada.

O tempo passa, e para merecer estar em associação de vaisnavas como Srila Gurudeva, Srila Bv. Vana Maharaja e outros avançados vaisnavas deve-se compreender que o vaisnavismo é algo fino, que não se resume a missões, é necessário compreender o siddhanta e mais fazer o coração amolecer. Entender que existem vaisnavas Kanisthas, Madhyamas e Uttama adhikaris. Que um vaisnava Uttama Adhikari é algo raro. É necessário entender que existem vaisnavas Raganugas e que estes são raros. E mais raros ainda são os Rupanugas, como Srila Gurudeva e Srila Prabhupada.

Peço que me perdoem por alguma ofensa cometida e pela minha desqualificação, mas é que a associação com Srila Gurudeva, com Puja Pada Bv. Vana Maharaja, fazem mesmo um devoto caído como eu ousar a escrever algo, cantar Hare Krsna e oferecer dandavat pranamas aos outros devotos, mesmo que eles olhem para você e dêem risada ridicularizando-o.

Estou feliz.
Gurudeva tumari ki jay jay ho !!

Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das

2 comentários:

  1. Prabhu Adhoksaja, parabéns pelo seu novo Blog.
    Adorei conhecer pessoalmente Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja Gurudeva. É triste saber que alguns devotos o criticam.
    Apesar de eu consumir ayahuasca, que não é droga mas é interpretada como droga por alguns, mantenho minha posição de iniciado-hari-nama e aspirante a servo de srila Gurudev.
    Jaya Radha-Krishna!

    Dina Bandhu Das.

    ResponderExcluir
  2. Caro irmão Adhoksaja,
    Me sinto muito honrado de ter um GURU tão exaltado e ter ganho uma família tão linda como a que Gurudeva nos deu, Saniasis,irmãos e irmães,alem do verdadeiro amor que sentimos apenas por um segundo,de sua associação...não tem descrição...somos todos muito caídos,não temos inteligência,nem somos eruditos,nossa única qualificação É que termos um pingo de sinceridade em nossos CORAÇÕES...
    JAY RADHE JAY SRI RADHE....
    Lilanath dasanudasa.

    ResponderExcluir