segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010



"NAMA OM VISNUPADAYA RADHIKAYAI PRIYATMANE
SRI SRIMAD BHAKTIVEDANTA NARAYAN ITI NAMINE

SRI KRSNA LILA KATHANE SUDHAKSAM
AUDARYA MADHURYA GUNAISCA YUKTAM
VARAM VARENYAM PURUSAM MAHANTAM
NARAYANAN TVAM SIRASA NAMAMI

TRIDANDINAM BHAKTA SIROMANIN CA
SRI KRSNA PADABJA DRHTAIKA HRDI
CAITANYA LILAMRTA SARA SARAM
NARAYANAN TVAM SATATAM PRAPADYE"

YUGA ACARYA BHAKTIVEDANTA NARAYAN GOSWAMI MAHARAJA KI JAY HO !

************************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna
Todas as glórias a Sri Sri Guru & Gouranga !

Meus dandavat pranamas a todos que acessam o blog. Espero que todos estejam bem, com saúde e felizes em consciência de Krsna.

" ANYABHILASITA SUNYAM JÑANA-KARMADY ANAVRTAM
ANUKULENA KRSNANU-SILANAM BHAKTIR UTTAMA"

(Bhakti Rasamrta Sindhu 1.1.11/Caitanya Caritamrta Madhya Lila 19/167)

" O CULTIVO DE ATIVIDADES QUE SE DESTINAM EXCLUSIVAMENTE PARA O PRAZER DE SRI KRSNA, OU EM OUTRAS PALAVRAS, O FLUXO ININTERRUPTO DE SERVIÇO A SRI KRSNA, REALIZADO ATRAVÉS DE TODOS OS ESFORÇOS DO CORPO, MENTE E FALA E ATRAVÉS DA EXPRESSÃO DE VÁRIOS SENTIMENTOS ESPIRITUAIS (BHAVAS), QUE NÃO ESTÁ ENCOBERTO POR JÑANA (CONHECIMENTO VISANDO LIBERAÇÃO IMPESSOAL), KARMA (ATIVIDADES QUE VISAM RECOMPENSAS MATERIAIS) E QUE ESTÁ DESPROVIDO DE TODOS OS OUTROS DESEJOS ALÉM DO DE TRAZER FELICIDADE A SRI KRSNA, É CHAMADO DE UTTAMA BHAKTI, SERVIÇO DEVOCIONAL PURO."

Esta é a definição de serviço devocional puro, sem máculas. Como podemos examinar, suddha bhakti, devoção pura é algo fino e raro. Normalmente estamos sujeitos as influências do falso ego, aos nossos sentidos que são falhos e acabam nos colocando frente ao desejo de desfrute de alguma forma.

No entanto o Guru fidedigno está livre das influências do falso ego. Ele realiza na pratica o significado do título de "SWAMI" ou "GOSWAMI", porque ele realiza o primeiro verso do Sri Upadesamrta de Srila Rupa Goswamipada.

O Guru fidedigno está externamente realizando suas atividades, seu sadhana, ocupando e inspirando os devotos em serviço devocional, mesmo sabendo que o serviço de tais almas condicionadas não é puro. O Guru fidedigno sabe que o processo é gradual para as almas condicionadas e da a instrução de acordo com a necessidade e a capacidade de compreensão dos discípulos.

O Guru fidedigno internamente, está mergulhado no oceano de rasa, servindo a Sri Sri Radha Krsna em Goloka Vrndavana em Seus passatempos transcendentais.

O Guru fidedigno é versado nos sastras e tem plena realização de todos os Tattvas. E toda a sua pregação segue as escrituras e o siddhanta pregado pelos Acaryas fidedignos anteriores.

O Guru fidedigno prega de acordo com o siddhanta da sampradaya, não especula novas versões que possam surgir em sua mente devido ao intelecto como a origem da vida e outros desparates, passando assim a descordar dos Acaryas anteriores e do sastra. Como dizia Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o Guru fidedigno é como um carteiro, entrega a mensagem inalterada, exatamente como ela é e não como ele ou qualquer outro gostaria que fosse (para quem leu a Ciência da Auto Realização, lembrará desta passagem).

O Guru fidedigno não está interessado em seguidores, mulheres ou homens, em Laksmi ($), posses materiais, fama, comércio e etc. Ele está ocupado apenas e somente em satisfazer a Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, como diz o verso acima que define Suddha Bhakti.

O Guru fidedigno não vê as missões como times de futebol que disputam o maior número de discípulos, propriedades ou popularidade, ou mesmo vê a consciência de Krsna como um modo de sobreviver no mundo material.

O Guru fidedigno inspira os devotos a cantarem mais e mais os Santos Nomes de Sri Sri Radha e Krsna, HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE.

O Guru fidedigno recebe a todos sem discrimnar e não proíobe seus discípulos de se associarem com outros vaisnavas elevados, porque ele não tem medo e não sofre das armadilhas do falso ego.

O Guru fidedigno é amável e pesado sempre que necessário, da mesma forma que Srila Bhaktisiddhanta Sarswat Prabhupada, que Srila Bhakti Prajñana Kesava Goswami e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, o nosso Srila Prabhupada.

O Guru fidedigno é educado, manso e humilde e feroz como um leão para defender Sri Hari, Sri Guru, os Vaisnavas, o Srimad Bhagavatam e o Srimad Bhagavad Gita.

O Guru fidedigno é a manifestação de Sri Nityananda Prabhu.

" TASMAD GURUM PRAPADYETA
JIJÑASUH SREYA UTTAMAN
SABDE PARE CA NISNATAM
BRAHMNY UPASAMASRAYAM "

" PORTANTO, QUALQUER UM QUE DESEJE SERIAMENTE FELICIDADE VERDADEIRA DEVE BUSCAR UM MESTRE ESPIRITUAL GENUÍNO E REFUGIAR-SE NELE MEDIANTE INICIAÇÃO. A QUALIFICAÇÃO DE UM GURU AUTÊNTICO É QUE ELE COMPREENDEU AS CONCLUSÕES DAS ESCRITURAS MEDIANTE DELIBERAÇÃO E É CAPAZ DE CONVENCER OS OUTROS ACERCA DESSAS CONCLUSÕES. SEMELHANTES GRANDES PERSONALIDADES, QUE SE REFUGIARAM NO DEUS SUPREMO, ABANDONANDO TODAS AS CONSIDERAÇÕES MATERIAIS, DEVEM SER ACEITAS COMO MESTRES ESPIRITUAIS GENUÍNOS."

(Srimad Bhagavatm 11.3.21)

Cabe a nós, almas condicionadas sujeitas as armadilhas do falso ego, as influências dos três modos da natureza, dos três tipos de misérias, aprimorarmos o nosso desejo de nos aproximarmos da causa de todas as causas, do inevitável, do "Belo" como dizia Srila Bhakti Raksaka Sridhjara Dev Goswami Maharaja.

A forma humana de vida é algo raro e por algum sukrit alguns de nós tem a oportunidade após vários nascimentos e mortes de nos aproximarmos da consci~encia de Krsna.

Como em todo processo para as almas condicionadas que desejam aprender algo é necessário um Mestre, alguém que seja qualificado e nos ensine a alcançar a meta desejada.

Sabemos que existe a lei da atração que hoje em dia é tão falada e faz com que muitos livros sejam vendidos. Através do desejo sincero, podemos trabalhar com esta lei da natureza e atrair para nós o Mestre que poderá nos levar a meta suprema ou atrair outros, que nos levaram a frustração e abandono do processo.

O devoto que possui desejo sincero pode passar por dificuldades na vida espiritual mas pela sua determinação e desejo sincero ele estuda os Tattvas, compreende que existem, Nitya sidhas (almas eternamente liberadas) e badha jivas (almas condicionadas), entende que existem devotos Kanistha adhikaris (nivel primário, que vê Sri Krsna apenas nas deidades do templo entre outras coisas), Madhyama adhikari (nível intermediário, que já discrimina os níveis de devotos) e o raríssimo Uttama adhikari (devoto puro).

Tal devoto compreende a instrução do significado do sloka 5 do Sri Upadesamrta de Srila Rupa Goswamipada, e explicado a todos nós por Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada no seu Néctar da Instrução, citando Bhaktivinoda Thaklura que todos devemos ter o cuidado de escolher um Guru Uttama Adhikari.

Se acaso durante sua vida espiritual o devoto se submete a um Guru não Uttama Bhagavata, um guru que não está seguindo estritamente o verso citado no início do texto que nos da a definição de Suddha Bhakti, devoção pura ele pode abandonar este guru e se abrigar aos pés do Uttama Adhikari, que naturalmente pelo Sukrit do devoto com desejo sincero vai se manifestar na sua caminhada.

O Guru que não segue estritamente o que diz a conduta de um Uttama Bhagavata, dos sastras e dos Acaryas anteriores passa a se ocupar em defender seus interesses, interesses de seu intelecto, do falso ego, se ocupa no desfrute sensorial e se torna um inimigo dos vaisnavas, porque ofende, proibe seus discípulos de associarem-se com vaisnavas seniores, vaisnavas mais elevados por estarem servindo a outras missões que não são a mesma que a deles.

Quanto a isso a escritura diz:

" NÃO HÁ NENHUM PARECER QUE PERMITA RENUNCIAR-SE UM SAD GURU, NO ENTANTO, UM GURU QUE SE TORNE INIMIGO DOS VAISNAVAS, DOS SASTRAS E DE BHAKTI, QUE ESTEJA DEDICANDO-SE A GRATIFICAÇÃO SENSORIAL, QUE NÃO POSSUA DISCRIMINAÇÃO DO QUE É DEVER E DO QUE NÃO É DEVER, QUE SEJA TOLO , QUE ESTEJA PERCORRENDO OUTRO CAMINHO ALÉM DO DE SUDDHA-BHAKTI DEVE SER ABANDONADO. ESTRA ESCRITO EM VÁRIOS LOCAIS DOS SASTRAS QUE CASO ISSO OCORRA A PESSOA DEVERÁ TOMAR NOVAMENTE DIKSA DE UM GURU VAISNAVA DE ACORDO COM AS REGRAS E REGULAÇÕES. ISSO É SUSTENTADO PELOS SEGUINTES VERSOS DO BHAKTI-SANDARBHA, ANUCCHEDA 238:

" GUROR APY AVALIPTASYA KARYAKARYAM-AJANATAH
UTPATHA-PRATIPANNASYA VIDHYATE "
(Mahabharata, Udyoga-parva 178.48)

" AVAISNAVOPADISTENA MANTRENA NIRAYAM VRAJET
PUNAS-CA VIDHINA SABHYAG GRAHAYED-VAISNAVAD-GUROH "

Sendo assim, tenho reparado um tanto de emails e posts de devotos ligados a ISKCON, nos quais citam que o Festival de Vyasapuja foi um festival de ofensas. O interessante é que muitos destes devotos nem ao menos foram lá, e seguem as palavras ditas por uma alma condicionada que provavelmente desconhece o siddhanta, Guru Tattva e etc. Por conta disso podemos observar que se uma pessoa aceita o abrigo de um Guru não Uttama bhagavata ela está sob a guia de alguém cuja instrução não será suficiente para alcançar a meta.

O abrigo num vaisnava não Uttama bhagavata sujeito ao intelecto e armadilhas do ego e da natureza material é o mesmo que se abrigar em uma alma condicionada.O mantra não tem força e ele quer trazer o Uttama Bhagavata a seu nível baixo, por ignorar o sastra, siddhanta e Acaryas anteriores.

Portanto, creio que a maioria de nós temos a oportunidade de consultar as escrituras através de livros dos Acaryas, podemos usar a net e até nos beneficiarmos em nos associar com os Sadhus, e principalmente cantar os Santos Nomes sob a guia deles. Daí todos temos a oportunidade de entender quem é Uttama pelo seu exemplo e quem não é.

O Uttama Adhikari não cai. Ele é como Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja, como Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja, Srila Bhakti Prajñana Kesva Goswami e Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja.

Se os devotos que dizem que o Festival de Vyasa Puja foi um festival de ofensas estão felizes com seus GBCs e o exemplo de vida deles, penso que devem segui-los em paz e não se associar com Srila Gurudeva e seus sanyasis neste humor em que se encontram, porque isso só geraria mais vaisnava aparadha por parte deles e dos discípulos de Gurudeva que também são almas condicionadas.

Desejo que todos estejam com saúde e felizes em consciência de Krsna.
Espero que não sintam-se ofendidos, apenas expressei um ponto de vista de uma situação que acontece atualmente, direito meu, faço com respeito e educação e baseado nos sastras e Acaryas.

Dandavat pranamas,
Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário