sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010



"SRI GOPESVARA MAHADEVA KI JAY HO !!"
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Jaya Radhe, Hare Krsna !!
Todas as glórias a Srila Gurudeva.

Dandavat pranamas a todos que acessam o blog. Agradeço os comentários de Dina Bandhu Das e Lilanatha Das. Em várias de suas aulas e até em alguns livros, Srila Gurudeva enfatiza a importância da sinceridade. O desejo sincero leva o devoto a ter associação com sadhus, a ter sukrit e qualificação para avançar no serviço devocional, na consciência de Krsna.

Se a princípio, por ignorar Guru Tattva ou por ter algum outro desejo de gratificação (como status de devoto "iniciado","brahmana", ou qualquer outro tipo de alimento para o falso ego), o devoto busca um mestre espiritual, tal mestre se manifestará de acordo com o desejo do devoto. O devoto estará sujeito a um bhogas guru, versado no gozo dos sentidos, com desejo de fama, seguidores, Laksmi (dinheiro) e faz da consciência de Krsna um meio de sobreviver. Tal mestre só é capaz de ensinar apasiddhanta porque fala a respeito de suas teorias, indo por vezes contra o siddhanta da Sampradaya e Acaryas fidedignos anteriores. Por vezes muitos devotos ao se depararem com uma situação destas, acabam abandonando o processo, generalizam todos os devotos e rejeitam a consciência de Krsna, ficam frustrados, ou até traumatizados, eles perdem a fé.

No entanto se neste momento os devotos lembrarem e confiarem nas palavras que Krsna disse a Arjuna no campo de batalha de Kurusetra, de que o Seu devoto nunca perece,se abriga no cantar dos Santos Nomes, o desejo sincero se aprimora e Nityananda Prabhu dentro do momento certo se manifesta como um Guru Uttama Bhagavata, como Srila Gurudeva, capaz de nos guiar no caminho de volta para casa, de volta ao Supremo. Capaz de nos dar Hari Nama e Diksa, fortes. Capaz de fazer com que por mais caídos que possamos ser, desenvolvamos qualificação para servir Sri Guru e Vaisnavas porque ele não discrimina, apenas ama. E quem ama serve. Desta forma a humildade de Gurudeva se manifesta, servindo aos seus discípulos, seguindo o exemplo dos Acaryas anteriores, como Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, que era seu siksa Guru.

Existem três tipos de devotos descritos no Sri Upadesamrta por Srila Rupa Goswamipada, o kanistha, o madhyama e o uttama adhikari. Srila Bhaktivinoda Thakura aconselha a termos o devido cuidado de se abrigar aos pés de lótus de um Uttama Adhikari. Para servir as almas condicionadas o Uttama desce ao nível de madhyama adhikari, para instruir. É necessário ter sukrit para ter associação com estes vaisnavas, é necessário ter desejo sincero.

Sem ao menos um tanto de Sukrit e desejo sincero, nós não teríamos a oportunidade de ter associação com Bv. Vana Maharaja, com Bv. Sajjana Maharaja, Bv. Asram Maharaja, Bv. Padmanabha Maharaja,ou com Bhakti Bibbhuda Bhodayan Maharaja e outros tantos vaisnavas avançados que pertencem a outras missões.

É a lei da atração.
Fico feliz por ter este sukrit. Misericórdia sem causa de Srila Gurudeva, Yuga Acarya e de Srila Bv. Swami Maharaja Prabhupada, o Maha patita pavana.

Dandavats!
Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das
Hare Krsna
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Peço as benção de Sri Gopesvara Mahadeva para que minha vida espiritual seja exitosa e para que todo seva que eu fizer faça meu Gurudeva feliz.
Hara Hara Hara Mahadeva !


"O GUARDIÃO DA MORADA DO AMOR"

"Em outubro de 2001, ®r…la NārāyaŠa Mahārāja levou um grupo de
seiscentos peregrinos, incluindo mais de duzentos ocidentais, para a bela
e sagrada cidade de Jagannātha Pur…, na costa leste de Orissa. Um dos
vários lugares sagrados visitados pelos peregrinos foi o templo do
Senhor ®iva em sua forma como Lokanātha Mahādeva. Chegando neste
local, os peregrinos passaram por entre um grande portão, que conduzia
a um pátio. Do lado direito do pátio, havia um belo reservatório de água
e do lado esquerdo tinham algumas lojas vendendo doces e outros itens
para adoração.

Como acontece em vários templos indianos, o administrador do templo
de Lokanātha Mahādeva não permitia a entrada de ocidentais. Portanto,
®r…la NārāyaŠa Mahārāja e os devotos indianos entraram no templo
enquanto os devotos ocidentais esperavam pacientemente no pátio.
Depois de alguns minutos, ®r…la NārāyaŠa Mahārāja veio de dentro do
templo sozinho e sentou-se numa plataforma, em frente de uma das
lojinhas. Ele foi imediatamente cercado pelos devotos ocidentais, que
estavam ansiosos por ouvi-lo falar, e a seguir, há uma transcrição de sua
conversa:

O Senhor ®iva é o devoto mais elevado do Supremo Senhor K÷Ša. Ele
sempre serve o Senhor K÷Ša fielmente em todas Suas encarnações tais
como, o Senhor Rāma, o Senhor Nsiˆha, o Senhor Kalki e o Senhor
Varāha.

Nesse mundo, o Senhor ®iva tem cinco diferentes tipos de
manifestações: terra, água, fogo, ar e éter – do qual nosso corpo, a terra
e o universo são feitos. Ele também é qualificado para aparecer
pessoalmente em formas compostas por esses cinco elementos, para
servir seu mestre.
Vocês não têm capacidade de enxergar nada além desses cinco
elementos, vocês não podem enxergar a alma, que é o seu verdadeiro
“eu”. Se vocês desenvolverem bhakti, devoção amorosa pura a Sri
K÷Ša, conseqüentemente poderão vê-Lo; e por sua misericórdia,
poderão enxergar sua própria alma.

Nós entramos no templo, e só o que vimos foi uma sala cheia de água,
portanto, não tínhamos necessidade de entrar. Vocês são afortunados de
estarem aqui fora nesse grande reservatório de água, chamado Gaur-kunda, que é um símbolo do Senhor ®iva. Vocês podem tocar nesse
reservatório de água, fazer ācamana, podem oferecer reverências. Na
Bengala e em outros lugares também existem ambu-li‰gas (li‰gas de
água), e ®iva é adorado nesta forma.

Os devotos indianos são afortunados de verem a deidade e oferecer arati
(adorar), enquanto os devotos ocidentais não têm permissão de entrar no
templo. Por causa disso, os devotos ocidentais têm a oportunidade de vir
a Lokanātha Mahādeva com um sentimento de grande humildade –
pensando serem muito baixos e caídos. De fato, se vocês vierem com
esse sentimento, vocês são até mesmo mais afortunados do que aqueles
devotos que podem entrar. Se vocês estão aqui fora chorando por
Lokanātha – Gop…vara Mahādeva – orando:

“Por favor, seja misericordioso comigo,” ele virá primeiro a vocês e concederá algumas gotas de sua misericórdia. O Senhor ®iva é uma manifestação do Senhor
K÷Ša, e como tal, ele está sempre faminto por amor e afeição. Se vocês
estão chorando e pensando: “Nós somos muito desafortunados,” o
Senhor K÷Ša virá pessoalmente a vocês. Ele é muito misericordioso,
então, não se preocupem se vocês não puderem entrar. Vocês são muito
afortunados.

Onde quer que K÷Ša resida, Sadāiva Vi÷Šu está sempre presente. Em
Mathurā, e em todos os outros templos de K÷Ša, ou qualquer deidade
de Vi÷Šu, Sadāiva como Lokanātha ou Gop…vara Mahādeva estará
presente – para servir a morada do Senhor Supremo. ®iva serve K÷Ša
em todos os lugares; ele está sempre em Kailāsa, sempre em Kā…, e
sempre em Bhubanevara. Com nossa visão material externa, parece que
ele deixa um lugar e vai para outro, mas essa não é verdadeira realidade.
Em seus passatempos ele ia de Kailāsa para Kā…. Enquanto em Kā… ele
ajudava o rei ateísta Kāirāja e o amigo do rei PauŠraka Vāsudeva, que
artificialmente ficou com quatro braços e desafiou o Senhor K÷Ša. Na
batalha, o Senhor K÷Ša decepou as cabeças de ambos, PauŠraka
Vāsudeva e o rei de Kā…, que se considerava um dos melhores servos
do Senhor ®iva. O mestre do rei, entretanto, não pôde salvá-lo quando a
Sudarana cakra de K÷Ša queimou toda a cidade.

Vendo sua cidade em chamas, o Senhor ®iva se foi. Depois de algum
tempo ele chegou a Ekāmra-kānana em Bhubanevara e tomou abrigo
do Senhor Jagannātha. O Senhor Jagannātha disse a ele: “Nunca tenha
medo. Por você ter tomado abrigo em mim, eu lhe darei o posto de
Lokanātha, o protetor da minha morada. Se qualquer pessoa vier a esse
local sagrado e receber minha associação transcendental, sem receber a
sua, sua vinda aqui não terá sido completa. Ele deve ir ao seu local
depois de me visitar, e só assim ele terá completado sua missão e se
tornará feliz”.

O Senhor ®iva é extremamente bondoso por natureza, e ele é a morada
do amor. A respeito disso, ®r…la Vivanātha Cakravart… μhākura
escreveu em ( Sa‰kalpa-kalpadruma 103 ):

vndāvanāvani-pate! jaya soma soma-maule
sanaka-sanandana-sanātana-nāradeya
gop…vara! vraja-vilāsi-yugā‰ghri-padme
prema prayaccha nirupādhi namo namas te
(Sa‰kalpa-kalpadruma 103)

Ó guardião de Vndāvana! Ó Soma, todas as glórias a
você! Ó você que tem a testa decorada com a lua, e que é
adorado pelos sábios encabeçados por Sanaka, Sanandana,
Sanātana e Nārada! Ó Gop…vara! Desejando que me
conceda prema aos pés de lótus de ®r… ®r… Rādhā-Mādhava,
que executam alegres passatempos em Vraja-dhāma, eu
ofereço reverências a você repetidamente.

Nós oramos: “Ó Senhor ®iva, até mesmo grandes personalidades como
®r… Nārada Muni e os quatro Kumāras o adoram. Você pode dar amor e
afeição como o das gop…s. Em sua forma mais pura como Gop…vara
Mahādeva, você é muito poderoso. Você é hari-hara-eka-ātmā, que
significa que K÷Ša se tornou sua ātmā e você tornou-se a ātmā dEle.”
Aqui, ātmā significa o mais querido ou muito amado, portanto, o Senhor
K÷Ša e ®iva no íntimo são um só. O Senhor ®iva serve o Senhor
Supremo como Hanuman, como Bh…ma, como Madhvācārya, como
Advaita šcārya na época de ®r… Caitanya Mahāprabhu, e em várias
outras formas.

Nós viemos aqui para implorar pela misericórdia de Lokanātha, mas
pessoalmente eu não vejo Lokanātha aqui. Eu vejo Gop…vara
Mahādeva, de quem Lokanātha é uma expansão.

Por favor, repitam comigo: (®r…la NārāyaŠa Mahārāja expressou cada
meia linha do verso em sânscrito, mencionado acima, e os peregrinos
presentes respondiam em harmonia. Então ele dividiu com eles os
profundos e íntimos significados:).
Nós oramos: “Ó Gop…vara Mahādeva, nós viemos a você. Aqui o seu
nome é outro. Você se manifestou como Lokanātha, mas nós não o
conhecemos como Lokanātha. Nós só o conhecemos como Gop…vara
Mahādeva. Você não pode nos enganar se escondendo. Você pode
enganar demônios como RāvaŠa, Kaˆsa, Jarāsandha, e outros, mas
você não pode nunca nos enganar. Isto porque tomamos abrigo de
Yogamāyā PurŠamās…. Se você nos enganar, nós teremos que reclamar
com PurŠamās…, e ela irá “castigá-lo”. Você se lembra quando todas as
gop…s te deram tantos tapas que suas bochechas ficaram inchadas?
Gentilmente lembre-se disso.”

Satisfeito com amor expressado nessa oração, o Senhor ®iva aparecerá
em sua forma de Gop…vara Mahādeva. Ele poderá ajudar, e ficará feliz
em conceder misericórdia.

Lokanātha Mahādeva k… jaya!
®r… ®r… Gop…vara Mahādeva k… jaya!
Kāmevara Mahādeva k… jaya!
Nand…vara Mahādeva k… jaya!
Cakalevara Mahādeva k… jaya!
Pārvat…-pati k… jaya!
®ri ®r… ®a‰kara k… jaya!
Hara Hara Hara Hara Mahādeva k… jaya!]

Eu dividi algo especial com você. Como vocês estão sentados aqui fora
e sentindo separação do Senhor ®iva, ele certamente respingará
misericórdia em vocês."

(Extraído do Lirvo Shiva Tattva de Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja)

Um comentário:

  1. Seguindo um mestre inferior o discípulo degenera; seguindo um mestre do mesmo nível, continua o mesmo; seguindo um superior, avança.

    Dina Bandhu Das.

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