segunda-feira, 2 de maio de 2011

SRI JAGANNATHA PURI: 7 DE OUTUBRO, 2001
TRIDANDISVAMI SRI SRIMAD BHAKTIVEDANTA NARAYANA MAHARAJA

"[Nesse ano de 2006, o divino dia do Aparecimento de Sri Gadadhara Pandita foi no dia 27 de Abril][Em outubro de 2001 Srila Narayana Maharaja conduziu centenas de peregrinos à vários lugares sagrados dos passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu. No dia 7 de outubro ele levou os peregrinos do parikrama à Tota Gopinatha Mandira. Tota Gopinatha é a Deidade manifestada por Sriman Mahaprabhu e dada aos cuidados de Sri Gadadhara Pandita. Ela é a deidade que Sri Caitanya Mahaprabhu entrou na hora de Seu desaparecimento desse mundo. Fora do mandira à esquerda, quando a pessoa se aproxima do templo, existe um jardim encantador onde Mahaprabhu ouviu o Srimad-Bhagavatam de Sri Gadadhara Pandita.]Srila Narayana Maharaja falou em Hindi, Bengali e Inglês. A seguir temos uma transcrição da aula em Inglês de Srila Narayana Maharaja]"


"Se alguém pensa que quando Sri Caitanya Mahaprabhu assumiu o bhava de Srimati Radhika Ela ficou com zero, tal pessoa não compreende. Num teatro, alguém pode assumir o papel de outra pessoa, e essa segunda pessoa ainda estar presente. Ela não se tornou zero. Alguém pode representar Radha e Krsna, e Radha e Krsna podem também estar presentes, assistindo. Da mesma forma, quando o Senhor Krsna ‘assumiu’ o bhava de Srimati Radhika e se tornou Sri Caitanya Mahaprabhu, Ela também estava presente como Sri Gadadhara Pandita, assistindo.

Radhika veio na forma de Sri Gadadhara. Vocês devem tentar compreender Gadadhara-tattva. Não existe diferença entre Sri Gadadhara e Srimati Radhika, mas as atividades são diferentes nos passatempos de Krsna e nos passatempos de Gaura. Em Gaura lilá Sri Gadadhara Pandita está no humor de servo.

Nenhuma gopi, nem mesmo Candravali, Lalita e Visaka, pode experimentar o madanakya-mahabhava de Srimati Radhika. Krsna experimenta os estáticos humores amorosos de rudha e adirudha, mas não madana-bhava. Sri Gadadhara Pandita, por outro lado, tem madanakya-mahabhava. Em gaura lila, contudo, isso está encoberto de tal forma que ele possa ajudar Krsna a representar o papel de Srimati Radhika.

Em gaura-lila Sri Gauranga não é nagara. Ninguém pode servir Gauranga em madhurya-rasa, considerando-se uma gopi nagari (heroína) e considerando Gauranga como um nagara (herói) assim como Sri Krsna. Todos devem servi-Lo em humor de dasya. Ninguém deve pensar: “Eu sou Lalita, Visaka ou alguma outra gopi.” Isso é chamado gauranga-nagara-vada. Krsna pode ser o desfrutador de sentimentos conjugais, mas Mahaprabhu não. Ele está sempre na função de uma gopi, Srimati Radhika. Qualquer um pode servir Mahaprabhu em dasya-rasa, mas não em madhurya-rasa. Nesse passatempo, isso seria absurdo. Sri Caitanya-caritamrta diz que este vada, gauranga-nagari-vada*, é sahadiya. A escritura Sri Caitanya-bhagavata, e todo nosso guru-parampara, também rejeitam esta idéia, e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura derrotou os argumentos deles.

Sri Gadadhara Pandita é Srimati Radhika, e, portanto experimenta prema até o nível de madanakya mahabhava, mas Ele quer servir Mahaprabhu. Ele quer fazer o que Krsna quer, e então ele encobre este madhurya-bhava. Sri Gadadhara Pandita sabe o que Mahaprabhu quer: Mahaprabhu quer representar o papel de Srimati Radhika. Desde o começo Ele está no humor de Srimati Radhika, cantando “Krsna prana-natha (Meu amado Krsna)!” Ele veio aqui a Tota-Gopinatha para ouvir o Srimat-Bhagavatam de Sri Gadadhara Pandita, Srimati Radhika, para aprender como representar o papel dela. Em seu entendimento mais profundo, o Srimad-Bhagavatam é realmente as glórias dos humores de Srimati Radhika.

vande nanda-vraja-strinam
pada-renum abhiksnasah
yasam hari-kathodgitam
punati bhuvana-trayam

“Repetidas vezes ofereço meus respeitos à poeira dos pés das mulheres da aldeia pastoril de Nanda Maharaja. Quando estas gopis cantam em voz alta as glórias de Sri Krsna, esta vibração purifica os três mundos.” (Srimad-Bhagavatam 10.47.63)

Por que Mahaprabhu veio para ouvir de Sri Gadadhara Pandita? Uma vez que Sri Gadadhara Pandita é Srimati Radhika, Ele é capaz de explicar os sentimentos dEla no Srimad-Bhagavatam. As explicações de Gadadhara Pandita serão as mais elevadas explicações e glorificações do humor dEla. Serão melhores do que as de Vyasa, Sukadeva e até mesmo do Próprio Krsna. Mahaprabhu veio para saborear as glórias das gopis especialmente Srimati Radhika.
sri-gopya ucuh

aksanvatam phalam idam na param vidamah
sakhyah pasun anuvivesayator vayasyaih
vaktram vrajesa-sutayor anuvenu-justam
yair va nipitam anurakta-kataksa-moksam

“As gopis começaram a falar entre elas: O sakhis! Nós achamos que para aqueles que têm olhos, existe apenas uma coisa que é um objeto apropriado da visão. O sucesso dos olhos encontra-se em contemplar este objeto sozinho; nós não conhecemos nenhum outro. E qual é esse mais precioso objeto de atração para os olhos? É a visão dos dois filhos de Nanda Maharaja, Sri Krsna e Baladeva, acompanhados pelos gopas, quando Eles entram na floresta pastoreando as vacas, ou quando Eles as trazem de volta a Vrndavana. Eles seguram Suas flautas em Seus lábios e nos olham disfarçadamente pelo canto dos olhos com um sorriso doce. Nessa hora nós bebemos a doçura de Suas faces.” (Venu-gita, texto sete)

Este verso no Venu-gita do Srimad-Bhagavatam é falado por Srimati Radhika e as gopis quando Krsna vai pastorear as vacas. Sri Krsna está atrás e Baladeva está na frente. Krsna está tocando Sua flauta e procurando por Srimati Radhika. Srimati Radhika vem e pega a flauta dEle, e Ele começa a olhar para Ela com olhares de soslaio cheios de amor. Se a própria Srimati Radhika explicar este passatempo, dizendo: “Meu humor era tal e tal”, essa seria a melhor explicação.

mrgayur iva kapindram vivyadhe lubdha-dharma
striyam akrta virupam stri-jitah kama-yanam
balim api balim attvavestayad dhvanksa-vad yas
tad alam asita-sakhyair dustyajas tat-katharthah

“Como um caçador, Ele cruelmente atirou flechas no rei dos macacos. Por ter sido conquistado por uma mulher, Ele desfigurou uma outra que se aproximou dEle com desejos luxuriosos. E mesmo depois de consumir os presentes de Bali Maharaja, Ele o amarrou com cordas como se aquele fosse um corvo. Abandonemos, pois, toda amizade com este rapaz de tez escura, mesmo que não consigamos deixar de falar sobre Ele. (Srimad-Bhagavatam 10.47.17)

Este verso e o abaixo deste foram expressos por Srimati Radhika no Uddhava Kyeri, quando Krsna estava residindo em Mathura. Os significados mais profundos destes versos foram revelados a Mahaprabhu por Gadadhara Pandita Prabhu.

yad-anucarita-lila-karna-piyusa-viprut-
sakrd-adana-vidhuta-dvandva-dharma vinastah
sapadi grha-kutumbam dinam utsrjya dina
bahava iha vihanga bhiksu-caryam caranti

“Ouvir sobre os passatempos que Krsna realiza regularmente é néctar para os ouvidos. Para aqueles que saboreiam uma mera gota deste néctar, mesmo uma só vez, arruína-se sua dedicação á dualidade material. Muitas pessoas assim abandonaram de repente seus lares e famílias deploráveis, e tornando-se elas mesmas deploráveis, viajaram pra cá, Vrndavana, para vaguear feito aves, vivendo á custa de mendicância.” (Srimad Bhagavatam 10.47.18)

Sri Caitanya Mahaprabhu veio para ouvir, e quando ouviu Ele desmaiou. Ambos Ele e Sri Gadadhara Pandita desmaiaram. Gadadhara Pandita sabia que se Mahaprabhu ouvisse dele, Mahaprabhu seria mais perfeito em representar o papel ‘dEla’. Srimati Radhika é a principal na escola do Srimati-Bhagavatam, no curso de saborear seus significados.

Havia três associados e meio de Sri Caitanya Mahaprabhu em Gambhira. Por que Sri Gadadhara Pandita não era um deles? Ele é superior a eles. Este é um segredo escondido. Se Sri Gadadhara Pandita estivesse lá, o sentimento de separação de Mahaprabhu não teria surgido. Na associação de Srimati Radhika, Ele teria pensado nEle mesmo como Krsna e não teria sido capaz de saborear os sentimentos de Srimati Radhika.

Certo dia, depois de ouvir o Srimad-Bhagavatam, Mahaprabhu estava sentado na areia aqui em Cataka Parvata, a qual Ele considerava ser Govardhana. Ele disse a Gadadhara Pandita: “Gadadhara, Eu quero lhe dar Minha mais valiosa posse. Você aceitará? Quando Gadadhara Pandita aceitou, Mahaprabhu disse: “Essa é a propriedade do meu coração.” Ele começou a remover a areia e disse: “Meu prana-dhama (amada riquesa da Minha vida) está aqui.” No humor de Srimati Radhika. Ele expôs a coroa e a cabeça de Gopinatha, e outras pessoas apareceram e ajudaram a revelar Sua forma. Mahaprabhu então pediu a Gadadhara Pandita: “Por favor, leve-O e sirva-O durante toda sua vida.”

Na hora de Seu desaparecimento, Mahaprabhu entrou na Deidade de Tota-Gopinatha. Mahaprabhu deixou o planeta aos 48 anos, quando Sri Gadadhara Pandita tinha 47.

Como resultado de grande separação, Gadadhara Pandita rapidamente tornou-se como um homem idoso, e também desapareceu. Nós vemos que no passatempo de Krsna a mulher de Sudama Vipra apareceu como uma pessoa idosa. Ela era jovem, mas era muito magra e pequena assim como uma pessoa idosa, praticamente sem seios e sem formas. Ela era quase igual a um esqueleto. Similarmente, e Seu humor de separação de Mahaprabhu, Sri Gadadhara Pandita também deve ter aparecido assim.

MAIS SOBRE SRI GADADHARA PANDITA PRABHU
PURI: 13 DE OUTUBRO, 2001 DARSANA (P.M.)

[Srila Narayana Maharaja:] Gadadhara Pandita está sempre servindo Krsna. Em Krsna-lila, o que quer que Krsna deseje Srimati Radhika sempre serve mais do que Candravali, Lalita, Visaka e outras. Todo Seu humor consiste em satisfazer Krsna. Na lila de Mahaprabhu, por Krsna querer saborear a Si mesmo, Ele assume o humor de Srimati Radhika, e Ela responderá de acordo: “Ele quer isso, então não devo perturbá-Lo. Se Eu ajudá-lo nisso, então será Meu serviço e não dEle.” Vocês compreendem?

Quando Mahaprabhu estava Chamando: “Krsna! Krsna! O Prana-natha!” Radhika estava lá, mas como uma serva obediente. Ela estava em humor de daksina (submissa). A relacao de dasa esta sempre no humor de daksina. Sri Gadadhara Pandita era até mesmo mais daksina do que Rukmini. Rukmini às vezes tinha um pouco de maan, mas Sri Gadadhara Pandita não era assim. Se Ele estivesse em humor de vamya (ala esquerda ou insubmisso), teria sido desfavorável para o humor de Krsna como Mahaprabhu. Gadadhara Pandita estava sempre pensando: “Eu sou Seu servo.”

Se Ele tivesse dito: “Meu querido Krsna, Meu querido amado, o humor de Mahaprabhu teria sido perturbado”.

[Tunga-vidya dasi:] Isso foi em Puri? Mas qual era o humor em Navadvipa?

[Srila Narayana Maharaja:] Em Navadvipa também. Naquela hora Gauranga também estava chamando: “Krsna, Krsna,” não “Radha, Radha.” Mas naquela hora Ele estava destreinado. Ele ainda não estava na escola de Visaka – Sri Svarupa Damodara. Naquela época também, Gadadhara Pandita sempre servia como um servo obediente, cobrindo todos os seus humores como Srimati Radhika.

[Pergunta:] Em nitya-Navadvipa Dhama? Então o humor de Mahaprabhu está lá em nitya-Navadvipa Dhama e Gadadhara Pandita também está no mesmo humor?

[Srila Narayana Maharaja:] Mesmo humor. Gauranga não era nagara. Nós nunca O aceitamos como nagara.

*[nota de pé de página – de Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja: “Um exemplo similar é o Senhor Caitanya. Embora Ele seja o Próprio Krsna, Ele apareceu como um devoto, não como a Suprema Personalidade de Deus. Nós devemos aceitar o humor do Senhor num aparecimento particular e devemos adorá-Lo nesse humor. Pelo motivo do Senhor Caitanya ser Krsna, algumas pessoas podem adorá-Lo da mesma maneira que adoram a Krsna. Mas Krsna estava na função de desfrutador, e o Senhor Caitanya na função de ser o objeto de desfrute. O grupo conhecido como gauranga-nagari é portanto considerado sendo desviado do puro serviço devocional. Isso está no acordo deles dando ao Senhor Caitanya a mesma facilidade que Krsna, que Ele não gostou. Nosso humor de serviço deve ser compatível a posição do Senhor. Não que nós devemos sobrepor a posição do Senhor Krsna acima do Senhor Caitanya, ou do Senhor Caitanya acima do Senhor Krsna, ou Krsna acima de Ramacandra, ou Ramacandra acima de Krsna.]"

Nenhum comentário:

Postar um comentário