quarta-feira, 11 de maio de 2011




Abaixo um trecho da palestra introdutória por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja antes de seu discurso de seis dias sobre o livro, Sri Bhakti-tattva Viveka.
Esta palestra foi dada em Badger, Califórnia – 1997 e foi
publicado recentemente no “Harmonista – A Preview”]

trnad api sunicena taror api sahisnuna, amanina manadena kirtananya sada Hari

["Se considerando menor e mais inútil do que a grama insignificante que é pisada pelos pés de todos, sendo mais tolerante que uma árvore, sem aceitar a honra, mas oferecendo respeito a todos os outros de acordo com suas respectivas posições, deve-se continuamente cantar o santo nome de Sri Hari. "(Siksastakam, versículo 3)]

Este princípio não deve apenas ser visto e praticado no Sri Caitanya-caritamrta, ele deve entrar em seu coração. Se você não está seguindo isso, mas você está sempre com um humor arrogante e dizendo aos outros: “Você deve me obedecer, eu não vou te obedecer. O que estou dizendo é verdade do mais alto grau “- não considerar que a outra pessoa está dizendo a você, ou se ele está dando bons conselhos ou ruim – isso não é bom. Não haja assim.

Tentar ser como Sri Caitanya Mahaprabhu e Seus associados. Eles eram tão liberais. Sempre veja o que outras pessoas querem. Tente perceber as suas dificuldades.

Devemos tentar compreender o sofrimento de outra pessoa. Devemos tentar manter o nosso próprio modo oculto, e tentar aceitar e ouvir o humor da outra pessoa. Devemos tentar compreender a felicidade e o sofrimento dos outros. Nós devemos desistir dos nossos próprios estados de ânimo e ouvir o sentimento da outra pessoa. Então, juntos, podemos considerar o que fazer. Se não ouvimos o sentimento da outra pessoa, mas sim mantemos o nosso próprio , isso não é chamado de ‘associação’.

Existem quatro funções de madhyama adhikara: amor (prema) e Sri Krsna ou Sri Caitanya Mahaprabhu, e amizade ao Vaisnavas. Devemos dar amizade e oferecer serviço aos superiores. Para aqueles que são iguais, devemos dar uma profunda amizade. Para aqueles que são novatos, devemos dar amizade com alguma misericórdia e compaixão.

Kanistha Vaisnavas, aqueles que não estão muito avançados, deve ser dada uma grande quantidade de misericórdia. Da-lhes sempre hari-katha. Eles podem fazer algo errado, mas devemos tolerar isso. Se os médicos vão operar alguém, e a pessoa abusa do médico ou de outros, ainda, o médico muito pacientemente tolera e faz o necessário. Então, devemos tolerar todas estas coisas; devemos obedecer este princípio.

Devemos tentar negligenciar as pessoas que têm um clima de oposição e estão fazendo alguma ofensa, mas não devemos brigar com eles. Devemos seguir o exemplo de Prahlada Maharaja – a maneira pela qual ele retribuiu com seu pai. Nós também devemos seguir o exemplo da maneira em que Yudhisthira Maharaja retribuíu a Duryodhana Yudhisthira Maharaja nunca o chamou de “Duryodhana,” mas sim “Suyodhana.” ['Duryodhana' se refere a uma pessoa má, e 'suyodhana' refere-se a uma boa pessoa.] Além disso, ele dirigiu ao demônio Dushasana como Sushasana.

Devemos tentar seguir todos estes princípios. Este é a base, a plataforma de bhakti. Se a plataforma não é feita, então todas essas chuvas de instruções [as instruções que ele está prestes a dar em seu discurso de seis dias no Sri Bhakti-tattva Viveka) pode vir, mas não vai ficar com você. Se o seu ego é como uma montanha, esse aguaceiro vai descer a montanha, ela não permanecerá sobre ele. Aqueles que são educados, trnad api sunicena , vão ganhar tudo, e aqueles que são orgulhosos vão ganhar nada."

Nenhum comentário:

Postar um comentário