sábado, 7 de maio de 2011



"NAMA OM VISNUPADAYA RADHIKAYAI PRIYATMANE SRI SRIMAD BHAKTIVEDANTA NARAYAN ITI NAMINE"



Texto extraído do livro "INDO ALÉM DE VAIKUNTHA" de Srila Bv. Narayan Goswami Maharaja, Srila Gurudeva.

" Alguém pode desejar realizar bhajana para Rama e Sita, Radha e Krsna, Candravali e Krsna e outras formas de Bhagavan. Sob a perspectiva de Tattva isso está correto e é possível até que se alcance Vaikuntha. Mas se não há 'nistha' por uma deidade em particular, então não haverá 'rasa' e não haverá 'ananda'. Esta exclusividade não pode ser preconceituosa; assim é totalmente correto.

No verso 2.4.165 do Brhad Bhagavatamrta encontramos a palavra 'paramesvari'. 'Paramesvari' é 'acintya-sakti' e é conhece-la por argumentos. Ela está além da lógica. Quando seremos capazes de termos o darsana dela ? Quando nos dedicarmos ao bhajana exclusivo isso será fácil. O sentimento do raganuga-bhakti das gopis é muito raro e muito difícil de se obter. Mas apesar de ser raro ele pode ser obtido. Às vezes até mesmo a coisa mais degradada neste mundo é devotada a serviço de Bhagavan e se torna a coisa mais elevada.

'Vikriditam vraja-vadhubhir idam ca visnoh
sradhanviti 'nusrnuyad atha varnayed yah
bhaktim param bhagavati pratilabhya kamam
hrd-rogam asv apahinoty acirena dhirah'

(Srimad Bhagavatam 10.33.39)

'QUEM QUER QUE COUÇA COM FÉ OU QUE DESCREVA OS PASSATEMPOS DIVINOS DESFRUTADOS POR SRI KRSNA COM AS GOPIS DE VRNDAVANA ALCANÇARÁ BHAKTI PURA MUITO RAPIDAMENTE, CONQUISTANDO A DOENÇA DO CORAÇÃO CHAMADA LUXÚRIA.'

Há uma explicação muito bonita desse verso no comentário de Srila Visvanatha Cakravarti thakura sobre ele.

ALGUMAS PESSOAS PENSAM QUE PRIMEIRO DEVEM SE LIBERAR DE TODAS AS OFENSAS E ANARTHAS, TORNAM-SE PURAS DEVIDO AOS SEUS PRÓPRIOS ESFORÇOS E ENTÃO DEVEM SE DEDICAR AO BHAJANA, MAS ISTO É UM ABSURDO. PRIMEIRO CONCENTRAR A MENTE E FAZER O CORAÇÃO FICAR PURO, ENTÃO FAZER BHAJANA E ENTÃO BHAKTI VIRÁ ? NUNCA ACONTECERÁ ISSO.
VOCÊ PODE TENTAR CONCENTRAR A MENTE EM MILHÕES DE VIDAS, MAS NÃO HÁ NENHUMA GARANTIA QUE ELA VAI PERMANECER FOCADA.

ATÉ MESMO OS SENTIDOS DE GRANDES SÁBIOS COMO VISVAMRTA E SAUBHARI FICARAM PERTURBADOS, INDICANDO DESTA MANEIRA QUE MESMO EM MILHÕES DE VIDAS NÃO SERÁ POSSÍVEL CONTROLAR A MENTE PELO ESFORÇO PESSOAL. SERÁ A MESMA COISA QUE FICAR ESPERANDO O RIO SECAR PARA PODER ATRAVESSÁ-LO.

EM QUALQUER CONDIÇÃO QUE VOCÊ ESTIVER AGORA - SE VOCÊ É UM LADRÃO, UM FACÍNORA, UM RUFIÃO OU SE VOCÊ ESTÁ PURO - COMECE A PRATICAR KRSNA BHAJANA E A CANTAR HARINAMA E BHAKTI AUTOMATICAMENTE CUIDARÁ DO RESTO."

(Páginas 67-68)

Conitnuando:

" Se alguém ouve com fé as narrativas dos passatempos de Krsna com as gopis através de 'anusrnuyad' - aceitando um Guru puro, um vaisnava rasika ideal que conhece Bhagavat Tattva e então ouve dele constantemente - então o sentimento exclusivo surgirá nele. Esse sentimento é tudo para nós e ele surgirá em nós e nos trará grande felicidade. 'Anuvarnayet' significa que ele é passado de uma pessoa para outra. Aquilo que Vyasadeva ensinou para Sukadeva Goswami, Sukadeva por sua vez ensinou a mesma coisa para a assembléia de sábios.

Se essas narrativas forem descritas dessa maneira e a pessoa as ouvir com fé, o que acontecerá ? 'Bhakti param bhagavati': param significa Krsna, a melhor de todas as Tattvas - a pessoa alcançará bhakti por Ele e esta bhakti ficará tão intensa que 'pratilabhya kamam hrd-rogam asu': ela obterá o prema das gopis. E por obter isso, o que acontecerá ? A doença do coração será extirpada. Qual a doença ? A luxúria que homens e mulheres tem um pelos outros que obscurece a inteligência das pessoas. Se ela prov oca disputas nas espécies inferiores como aves e animais, o que dizer então do efeito que provoca nas pessoas ?

Essa luxúria é tão abrangente que quando surge o desejo por alguma coisa pensamos: 'Eu sou seu desfrutador. Eu sou seu amo.'"


* Mais adiante na mesma página

" Portanto Srila Visvanatha Cakravarti Thakura diz:
_ Para erradicar as nossas más qualidades, para controlar a nossa mente e para nos livrar da luxúria, todos os nossos esforços pessoais provarão ser inúteis !
Isso não acontecerá em milhões de vidas ! Faça uma só coisa, não se preocupe: pratique Bhagavad Bhakti dedicando-se a sravana, kirtana e smaranam. Existem tantas narrativas sobre Krsna, mas as descrições da rasa lila, onde Krsna está se divertindo com as gopis são as mais elevadas..."

(páginas 68-69)

Srila Visnavatha Cakravarti Thakura ki jay ho !!
Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja ki jay ho !!

******************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna
Todas as glórias a Srila Bv. Swami Maharaja, nosso Srila Prabhupada !!
Todas as glórias a Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja, o Yuga Acarya !!

Meus respeitosos dandavat pranamas a todos que acessam o blog, é meu desejo sincero que todos estejam bem, com saúde e felizes em consciência de Krsna.

Desejo comentar uma situação para que todos possam refletir a respeito do assunto, levando em consideração o respeito pelos Acaryas e devotos seniors e também a era em que vivemos, Kali Yuga. Oro a Srila Gurudeva que guie minhas palavras para que minha intenção ao escrever seja compreendida claramente.

A alguns dias atrás durante um nama hata, uma devota senior a quem respeito muito, expôs uma explicação de Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada contida em um dos seus maravilhosos significados do Srimad Bhagavatam. Em suas palavras segundo a devota, Srila Prabhupada explica que é estritamente necessário que a pessoa que prega, siga os quatro princípios que favorecem o cultivo de bhakti. Deixo claro aqui, que não me recordo as palavras corretas usadas na ocasião e qual verso do primeiro canto em que Srila Prabhupada explica esta instrução.

Na aula questionei se numa situação em que não haja ninguém qualificado, seguindo estritamente tais princípios e sendo um devoto exemplar poderia assumir esta função, não distorcendo o siddhanta, ou o adaptando a posição caída, mas sim apenas repetindo as palavras do Acarya, tendo ciência que aquilo é o correto e o padrão que devemos buscar manter,nos esforçarmos a seguir, ou seja a maneira que eu mesmo busco fazer, por não ser um devoto exemplar. A resposta foi a mesma, apenas quem segue estritamente os quatro princípios reguladores.

Pois bem, a alguns anos atrás assisti um video emocionante de Srila Bhakti Promode Puri Goswami Maharaja, confesso que chorei quando assisti. Maharaja falou por dez minutos de uma forma tão doce que mesmo que eu não tenha compreendido muita coisa na primeira vez que vi, ainda sim ele amolecia meu coração de pedra. Neste video ele falou a respeito de comentários que surgiram a respeito de diferenças na forma de explicar o siddhanta dele e de nosso Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja.

Ele dizia que pregava que primeiro deve-se qualificar e depois desejar e nosso Gurudeva dizia que primeiro devemos desejar e depois a qualificação virá. Estas palavras de Gurudeva são bem marcantes em livro como o Néctar de Govinda Lila e o mesmo pensamento fica claro no texto postado acima do livro Indo Além de Vaikuntha.

Nesta era de Kali, situações avessas a propagação da consciência de Krsna no humor de Rupa Goswami, de Sri Caitanya Mahaprabhu sempre aparecem. Eu vivi isso aqui em minha cidade e sei que muito outros devotos não só no Brasil mas como em outros países também tiveram as mesmas dificuldades.

Por algum sukrit e misericórdia sem causa de Srila Gurudeva eu consegui ter boa associação após tempos difíceis e a oportunidade de receber o abrigo do Yuga Acarya Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja.

Yuga Acarya, o Acarya da era, porque ele distribuiu o néctar da consciência de Krsna de uma forma como nenhum outro o fez. Falou a respeito dos passatempos de Krsna com as gopis, principalmente com Srimate Radharani de uma forma doce e marcante. Srila Gurudeva respirava isso e distribuiu como e quanto pode para todos. Ele explicou os diferentes tipoos de humor em que podemos nos relacionar com Krsna, explicou o caminho de sadhana bhakti e raganuga bhakti e mais ainda rupanuga bhakti e como de acordo com o adhikara, a qualificação de cada um podemos ir passo a passo para alcançar o humor mais elevado.

Por isso ele é considerado Yuga Acarya. Talvez algum fanático, influênciado por falsos gurus, apenas interessados em política, riqueza e etc, ao lerem este trecho encontrem combustível para criticar o que digo, afirmando que eu estou ofendendo a Srila Prabhupada, diminuindo a sua contribuição para o Gaudiya Vaisnavismo, mas na realidade não é isso. Compreendo que Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada possui o humor mais elevado no relacionamento com Krsna, e que sua missão aqui, foi bem dura, a de trazer a pessoas que nada sabiam a respeito de consciência de Krsna o movimento de Sri Caitanya Mahaprabhu, Srila Prabhupada desejou salvar a quantos pudesse, e fazer com que os Santos Nomes fossem cantados em todo mundo e ainda em meio a todo o trabalho, ele arrumou de forma magnífica um jeito de deixar os significados mais rasikas em seus textos, para que quando o momento chegasse, os seus devotos sinceros sob a guia de um vaisnava avançado tivessem a oportunidade de conhecer os significados Bhaktivedanta de uma forma expandida e cheia de rasa.

Por tudo isso, me sinto endividado com Srila Prabhupada, com meu Gurudeva Srila Bv. Narayan Maharaja e com muitos outros Acaryas que apenas hoje tenho acesso. Fico em débito com tantos sanyasis como Sripad Bv. Asram Maharaja, Sripad Bv. Sajjan Maharaja, Sripad Bv. Padmanabha Maharaja, Sripad Bv. Suddhadvait Maharaja e principalmente com Puja Pada Bv. Vana Maharaja (porque tenho maior oportunidade de associação) por não levarem em consideração a minha condição caída e realizarem o desejo de Srila Gurudeva de divulgar a consciência de Krsna, Bhakti Yoga pura, com amor e afeição a todos nós, como Mahaprabhu e Nityananda Prabhu fez, sem levar em consideração onde iria pregar, quem eram as pessoas se eram qualificadas ou não.

Devido a esta gratidão, diante de tanto néctar me senti na obrigação de compartilhar com mais pessoas e comecei a alguns anos a realizar bhajans e leituras de textos de Gurudeva e Acaryas de acordo com suas explicações e das escrituras, independente da minha situação caída, de escravo de um sistema social e de não ser um devoto exemplar que volta e meia tem dificuldades em seguir uma coisa básica como os princípios reguladores.

Com o passar do tempo a misericórdia de Srila Gurudeva foi aumentando e felizmente ele ignorou muitas de minhas falhas e mandou novos devotos aqui e em outros lugares, que proporcionaram a vinda de sanyasis como Bv. Vana Maharaja ... e mais Srila Gurudeva pessoalmente veio ao Brasil passar seu último vyasapuja neste planeta junto a nós.

O Guru uttama bhagavata é onisciente, então ele olha para todos nós e vê quem somos. Ainda sim ele de alguma forma concede a devotos como eu a oportunidade de realizar algum seva, e sou eternamente grato por isso. Na minha baixa compreensão entendo que ler em nama hatas aulas de Srila Gurudeva e Acaryas, e seus significados de acordo com a instrução pessoal de meu Gurudeva, mesmo numa condição caída de alma condicionada, não se trata de hipocrisia e sim um desejo de se purificar e de servir de alguma forma Sri Guru e Vaisnavas.

Peço as bençãos de Srila Gurudeva, que eu tenha sempre Utsaha para me ocupar em seu seva, que eu tenha sempre desejo sincero para que um dia pela misericórdia de Gurudeva a qualificação venha e eu realize o que os Acaryas dizem nas canções, para que um dia o corpo arrepie quando cantar os Santos Nomes e o coração derreta cheio de amor e afeição.

Se isso for ofensa devido a falta de qualificação, terei de ir pro inferno cantando Hare Krsna ... mas com certeza, vou dar um jeito de atravessar o rio e não ficar esperando ele secar, morrendo de medo.

Todas as glórias a Srila Gurudeva !!

Ousando fazer algum seva a Sri Guru e Vaisnavas,
Dasa anudasa anudasa
Adhoksaja Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário