terça-feira, 19 de abril de 2011



" HE KRSNA KARUNA SINDHU DINA BANDHU JAGAT PATE
GOPESA GOPIKA KANTA RADHA KANTA NAMOSTUTE "


" SRI ISOPANISAD - MANTRA 18 "


" AGNE NAYA SUPATHA RAYE ASMAN
VISVANI DEVA VAYUNANI VIDVAN
YUYODHY ASMAJ JUHURANAM ENO
BHUYIOSTHAM TE NAMA UKTIM VIDHENA "

" Ó MEU SENHOR, PODEROSO COMO FOGO, SER ONIPOTENTE, OFEREÇO-LHE AGORA TODAS AS REVERÊNCIAS CAINDO NO SOLO A SEUS PÉS. Ó MEU SENHOR, POR FAVOR GUIE-ME NO CAMINHO CERTO PARA ALCANÇÁ-LO, E, PORQUE O SENHOR SABE TUDO O QUE FIZ NO PASSADO, POR FAVOR, LIBERTE-ME DAS REAÇÕES DE MEUS PECADOS PASSADOS PARA QUE NÃO VENHAM A EXISTIR OBSTÁCULOS EM MEU PROGRESSO. "


Significado por Sua Divina Graça Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada:

" O devoto que se rende e suplica pela misericórdia sem causa do Senhor pode progredir no caminho da auto-realização total. O Senhor é comparado ao fogo porque pode reduzir qualquer coisa a cinzas, incluindo os pecados da alma rendida. Os mantras anteriores descrevem a Personalidade de Deus como o aspecto real ou último do Absoluto.

Sua característica brahmajyoti impessoal é uma cobertura ofuscante sobre Seu rosto. De modo que as atividades fruitivas, ou caminho da auto-realização Karma-kanda, constituem um estágio inferior. Até o mais breve desvio dos prinbcípios reguladores dos Vedas, transforma as atgividades em Vikarma, ou ações contra o interese do atuante.

A entidade viva iludida desenvolve este Vikarma simplesmente para gratificar os sentidos, fazendo com que estas atividades se tornem obstáculos no caminho da auto-realização.

A auto-realização é possível única e exclusivamente na forma humana de vida. Existem 8.400.000 espécies ou formas de vida, e destas, a froma humana, quando qualificada pela cultura brahmânica, apresenta a única oportunidade de se obter conhecimento e transcendência. Cultura brahmânica significa veracidade, controle dos sentidos, paciência, simplicidade, conhecimento completo e fé total em Deus.

Não é uma questão da pessoa simplesmente se orgulhar de sua alta ascendência. Ser filho de brahmana é uma oportunidade para se tornar um brahmana, assim como o filho do homem importante tem a oportunidade de se tornar um homem importante. Contudo, este direito de primogenitura não é tudo, pois, ainda assim, a pessoa tem que alcançar as qualificações brahmínicas por si mesma. O orgulho por ter nascido como filho de um brahmana e a consequente negligência na aquisição das qualificações de um brahmana verdadeiro, fazem com que a pessoa se degrade imediatamente e se desvie do caminho da auto-realização. Assim sendo, a missão da vida do ser humano se frustra.

O Senhor nos assegura no Bhagavad Gita 6.41-42, que as almas caídas do caminho da auto-realização, ou yoga-brhastas, conseguem uma chance de repararem seu erro nascendo nas famílias de bons brahmanas ou de comerciantes ricos. Esses nascimentos proporcionam maiores possibilidades para auto-realização. Se por causa da ilusão, essas chances sãoi mal usadas, a pessoa perde a oportunidade que o Senhor todo-poderoso lhe oferece na vida humana.

A ação dos princípios reguladores é tal que promove uma pessoa que os segue da plataforma das atividades fruitivas à plataforma de conhecimento transcendental. Uma pessoa, depois de muitos e muitos nascimentos e após alcançar a plataforma de conhecimento transcendental, torna-se perfeita quando se rende ao Senhor.

Este é o comportamento geral. Contudo, a pessoa que se rende logo de início, como se recomenda este mantra, com a simples adoção da atitude devocional supera imediatamente todos os estágios. Como declara o Bhagavad Gita (18.66), o Senhor logo encarrega-Se dessa alma rendida, libertando-a das reações de seus atos pecaminosos. As atgividades Karma-kanda envolvem muitas reações pecaminosas, enquanto que nas atividades jñana-kanda - caminho do desenvolvimento filosófico - o número de ações pecaminosas é menor.

Contudo, no serviço devocional ao Senhor, o caminho de bhakti, não há praticamente nenhuma oportunidade de incorrer em reações pecaminosas. Se uma pessoa que é devoto do Senhor alcança todas as boas qualificações do próprio Senhor, o que falar então das qualificações de um brahmana ? Ainda que não tenham nascido numa família brahmana, um devoto alcança automaticamente as qualificações de brahmana experiente e autorizado a executar sacrifícios. Esta é a onipotência do Senhor. Ele pode se tornar um homem nascido numa família brahmana tão degradado quanto um comedor de cachorro, de nascimento inferior, superior a um brahmana qualificado. Isto só é possível pela força do serviço devocional.

Por estar situado dentro do cortação de todos, o Senhor onipotente pode orientar Seus devotos sinceros, possibiliotando que eles alcancem o caminho certo.
Tal orientação é especialmente oferecida ao devoto, mesmo que ele tenha algum outro desejo. Quanto aos outros, Deus dá a sanção ao executor, mas estre se responsabiliza pelos riscos da ação que executa.

Entretanto, no caso de um devoto, o Senhor o orienta de tal maneira que ele nunca age erradamente. No Srimad Bhagavatam está dito: 'O Senhor é muito bondoso para Seu devoto. Mesmo que este caia as vezes e se envolva no Vikarma - atos contra as instruções védicas - Ele imediatamente corrige os erros dentro do coração do devoto. Isso porque o devoto é muito querido pelo Senhor.' (Bhagavatam 11.5.42)

Neste mantra o devoto súplica que o Senhor o corrija dentro de seu coração. Errar é humano. Uma alma condicionada tende a cometer erros frequentemente, e a única medida terapeutica é render-nos aos pés de lótus do Senhor para que Ele nos oriente. O Senhor se encarrega das almas completamente rendidas. Deste modo as pessoas que simplesmente se rendem ao Senhor e age conforme Suas orientações, tem todos os seus problemas resolvidos. O Senhor orienta o devoto sincero de duas maneiras, por meio dos Santos, escrituras e Mestre Espiritual; e por meio do próprio Senhor, que habita dentro do coração de todo mundo. Assim o devoto está protegido em todos os sentidos.

O conhecimento védico é transcendental e não pode ser compreendido através de métodos educacionais mundanos. Só é possível compreender os mantras védicos pela graça do Senhor e do Mestre Espiritual. Compreende-se que uma pessoa que toma abrigo de um Mestre Espiritual, alcançou a graça do Senhor. Para o devoto, o Senhor aparece como Mestre Espiritual, assim sendo, o Mestre Espiritual, as injunções védicas e o próprio Senhor por dentro orientam o devoto infundindolhe força total.Por esta razão o devoto não tem chance de cair outra vez na maya da ilusão material. Protegido completamenteé seguro que o devoto chegue ao destino último da perfeição.

'Ouvir e cantar as glórias do Senhor já são em si atos de piedade. O Senhor quer que todos ouçam e cantem porque Ele é o bem querente de todas as entidades vivas. A pessoa que ouve e canta as glórias do Senhor se purifica de todas as coisas indesejáveis, e sua devoção se torna fixada no Senhor. Neste estágio, o devoto adquire as qualificações brahmínicas e as reações resultantes dos modos inferiores da natureza (paixão e ignorância) desaparecem totalmente. O devoto se torna completamente iluminado graças a seu serviço devocional, e assim toma conhecimento do caminho do Senhor e do modo como alcançá-lo. A medida que todas as dúvidas diminuem, a pessoa se torna um devoto puro.'

Assim terminam os significados Bhaktivedanta para o Sri Isopanisad, o conhecimento que nos aproxima da Suprema Personalidade de Deus - Krsna."


Na intenção de servir a Sri Guru e Vaisnavas
Sinceramente,
Dasa anudasa anudasa
Adhoksaja Das

Nenhum comentário:

Postar um comentário