sexta-feira, 15 de abril de 2011



"MAHA PATITA PAVANA SRILA BHAKTIVEDANTA SWAMI MAHARAJA PRABHUPADA KI JAY HO !!"


"SRIMAD BHAGAVATAM CANTO 3/PARTE 2/ CAP.29, VERSO 8"


" Abhisandhaya yo himsam
dambham matsaryam eva va
samrambhibhinna-drg bhavam
mayi kuryat sa tamasah "

" Serviço devocional executado por uma pessoa que é invejosa, orgulhosa, violenta e irada, e que é separatista, é considerado serviço no modo da escuridão. "


SIGNIFICADO POR SRILA BV. SWAMI MAHARAJA, SRILA PRABHUPADA:

" No Srimad Bhagavatam, primeiro canto, segundo capítulo, já se afirmou claramente que a mais elevada e a mais gloriosa religião é obter serviço devocional imotivado e sem causa. No serviço devocional puro, a única motivação deve ser satisfazer a Suprema Personalidade de Deus. Isto não chega a ser realmente uma motivação - é, antes, uma condição pura da entidade viva.

Na fase condicionada, quando alguém se ocupa em serviço devocional, deve seguir as instruções do Mestre Espiritual fidedigno em plena rendição. O Mestre Espiritual é a representação manifesta do Senhor Supremo, porque ele recebe e apresenta as instruções do Senhor, como elas são, através da sucessão discípular.

Descreve-se no Bhagavad Gita que os ensinamentos nele contidos devem ser recebidos através da sucessão discípular, senão, haverá adulteração. Agir sob a orientação do Mestre Espiritual fidedigno, motivado pelo desejo de satisfazer a Suprtema Personalidade de Deus é serviço devocional puro. Mas se alguém é motivado pelo desejo de gozo pessoal dos sentidos, seu serviço devocionalmanifesta-se de forma diferente.

Uma pessoa assim pode ser violenta, orgulhosa, invejosa e irada, e seus interesses são separados dos interesses do Senhor.

Aquele que se aproxima do Senhor Supremopara prestar-Lhe serviço devocional, mas que tem orgulho de sua personalidade, tem inveja dos demais ou é vingativo, está no modo da ira. ele pensa que é o melhor devoto. Serviço Devocional executado desta maneira não é puro - é misturado e é do mais baixo grau, tamasah.

Srila Visvanatha Cakravarti Thakura aconselha que evitemos um vaisnava que não tenha bom caráter. Vaisnava é aquele que aceita a Suprema Personalidade de Deus como a meta última da vida, mas, quem não é puro e ainda twm motivações não é Vaisnava de primeira ordem de bom caráter.

Pode-se oferecer respeitos a um Vaisnava deste tipo, visto que ele aceitou o Senhor como meta última da vida, mas não se deve andar na companhia de um Vaisnava que está no modo da ignorância. "

Srila Bv. Swami Prabhupada

Nenhum comentário:

Postar um comentário