sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

PARAMAHAMSA - Hare Krishna, Prabhupada.



"Nama Om Visnupadaya Krsna prestaya bhutale Srimate Bhaktivedanta Swami iti namine"
Maha patita pavana Srila Bv. swami Maharaja Prabhupada ki jay ho !!

“Se engana aquele que pensa que o Vaisnava morre porque ele continua vivendo em som!

O Vaisnava morre pra viver, e vivendo tenta espalhar os Santos Nomes por toda parte”

(Srila Bhaktivedanta Swami , Prabhupada)


Alachua, Flórida: 28 de Maio, 2001
Tridandisvami Sri Srimad Bhaktivedanta Narayana Maharaja

"[Srila Narayana Maharaja:] Qual é o Segundo sloka no pranama mantra de seu Gurudeva?

[Drstadyumna dasa:] namas te sarasvate deve gaura-vani pracarine nirvesesa-sunyavadi-pascatya-desa-tarine

[Srila Narayana Maharaja:] Qual é a gaura-vani que ele pregava?

[Drstadyumna dasa:] Há quatro razões pelas quais o Senhor Caitanya veio a esse mundo. Uma foi estabelecer o yuga-dharma, que é o cantar dos santos nomes, e outra foi devido a Advaita Acarya O ter chamado, e …

[Srila Narayana Maharaja:] Quero ouvir qual foi a gaura-vani de seu Gurudeva.

[Drstadyumna dasa:] Em palavras simples, foi o cantar de Hare Krsna, e isso significava adorar……


[Srila Narayana Maharaja:] Sri Advaita Acarya deu isso. Muitos acaryas deram isso. Até mesmo Maha-Visnu pode dar o cantar dos santos nomes, mas Ele não pode dar essa gaura-vani.

[Drstadyumna dasa:] Era dar o entendimento da essência dos sentimentos e humor de Srimati Radharani e… …

[Srila Narayana Maharaja:] Que gaura-vani ele deu?

[Drstadyumna dasa:] Poderia ter sido o humor das manjaris; serviço ao Casal Divino?

[Srila Narayana Maharaja:] Era essa a vani dele? Quero ouvir sobre essa vani. Que gaura-vani é esta que ele pregou por todo o mundo? Isso foi explicado nas palavras de Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, e Srila Bhaktivinoda Thakura também explicou isso.

aradhyo bhagavan vrajesa-tanayas tad-dhama vrndavanam
ramya kascid upasana vraja-vadhu-varga-ya kalpita srimad-bhagavatam amalam puranam prema pumartho mahan sri-caitanya mahaprabhor matam idam tatradarah na parah

Essa é a gaura-vani especial. Krsna é nossa mais elevada Deidade adorável, mas há muitas manifestações de Krsna. Dvarakadhisa Krsna é o filho de Vasudeva e Devaki. Ele é nossa Deidade adorável? Ele pode ser para muitos outros, e não há problema nisso. Ele é adorável para eles, e deve ser. Fazemos namaskar para Ele, mas adoramos aquele Vrajendranandana que nasceu do ventre de Yasodamaiya.

Na hora de Seu nascimento, Vrajendranandana Krsna não possuía cabelo comprido, nem decorações ou ornamentos. Ele apareceu como um simples bebê, chorando, “Kya, kya, kya!” Todos os Vrajabasis entenderam que Ele havia nascido do ventre de mãe Yasoda. Nos adoramos esse Nandanandana.

Você deve saber que Nandanandana é sempre nava-kisora natavara. Ele é eternamente um sempre vigoroso jovem vaqueiro, e Mãe Yasoda pensa, “Ele é meu filho”; Adoramos este Krsna que foi amarrado por Sua mãe em Vrndavana. Ela correu mais rápido que Ele, agarrou-O e amarrou Krsna. É por isso que Ele é chamado Damodara-Krsna. Ele matou Putana, que tentou tirar Sua vida ao envenená-lO, e Ele deu a ela uma posição maternal em Goloka. Adoramos o Krsna que estava brincando no pátio de Nanda Baba e Mãe Yasoda, e que foi controlado por eles com afeição e amor.

Adoramos o Krsna que está sempre cercado por Seus amigos como Dama, Sridama, Sudama, Vasudama, Stokakrsna, Lavanga, Arjuna, Subala, Madhumangala, e assim por diante. Eles costumavam derrotar esse Krsna, e ao ser derrotado, Krsna ficava muito feliz. Esse Krsna sempre brincava com os gopa-ramanis.

Aradya bhagavan. Embora Ele seja Bhagavan, Sua bhagavata (Divindade) foi coberta. Todas as Suas opulências estão cobertas por Yogamaya, e por isso Ele não faz idéia de que é Brahma, Parabrahma ou Bhagavan. Este mesmo Krsna é nosso aradhya, nosso objeto de adoração. Outra manifestação de Krsna é o marido de Rukmini e o filho de Vasudeva e Devaki.

Ele deve ser a aradhya dos Mathuravasis e outros. Deixe que eles O adorem dessa maneira, mas Caitanya Mahaprabhu está dizendo, “Aradyo bhagavan vrajesa-tanaya tad dhama vrndavanam.” Esse Krsna está sempre em Vrndavana. Ele nunca abandona Vrndavana. Ele nunca vai a qualquer outro lugar. Suas manifestações podem ir até Kuruksetra, Dvaraka ou Mathura. Elas podem ir, mas esse Krsna nunca deixa Vrndavana.

Ramya karcit upasanam vrajavadhu. O processo de servir Krsna adotado por todas as gopis para agradá-lO, especialmente por Radha e Seu grupo, é o mais elevado. Elas podem até mesmo colocar seus pés sobre a cabeça Dele. Elas podem castigá-lO – para satisfazê-l0. Elas podem ordenar que Ele faça muitas coisas, e Ele muito felizmente acatará as ordens delas. Ele não sente tanta felicidade ao ouvir as orações de Brahma, Sankara, e todos os outros como eles, mas Ele quer que as gopis O castiguem e chamem-nO de ‘ladrão’.

Srimad bhagavatam pramanam amalam O caminho e processo pelo qual as gopis agradaram Krsna não pode ser obtido por qualquer outro, e para entender isso, o Srimad Bhagavatam é a evidência mas elevada dentre todos os sastras. Apenas no Srimad Bhagavatam você pode ver todas essas verdades. Caitanya Mahaprabhu oferece pranamas aos Upanisads e às outras escrituras por que elas todas são a respiração de Krsna, mas Ele glorifica particularmente o Srimad Bhagavatam.

No Srimad Bhagavatam, o próprio Krsna diz às gopis, “Na paraye ‘ham niravadya-samyujam. Eu não posso compensá-las, Minhas queridas gopis. Não posso retribuí-las nem em milhares de nascimentos. Fiquem satisfeitas, portanto, com sua própria bhakti por Mim. Sejam misericordiosas Comigo.” O Srimad Bhagavatam está revelando tudo isso. Essa verdade foi dita aqui, mas você pode apenas realizá-la através dos comentários de Srila Sanatana Gosvami, Srila Jiva Gosvami, e Srila Visvanatha Cakravarti Thakura.

Prema pumartha mahan. Prema é a meta última, e o prema no coração de Radhika é muito mais elevado. Hanuman também possui prema, Dhruva Maharaja também possui prema, e Prahlada Maharaja também possui amor e afeição. Os Pandavas e Uddhava também possuem prema, e as rainhas de Dvaraka possuem muito amor e afeição. Os sakhas e sakhis de Vrndavana, e Mãe Yasoda e Nanda Baba todos possuem prema, mas ninguém possui o prema de Srimati Radhika. O dela é o amor e afeição mais elevados por Krsna. O Amor Dela está no coração de Sri Caitanya Mahaprabhu, e Ele mesmo está falando sobre isso. Isso é gaura-vani. Esta vani (mensagem ou ensinamento) é a vani de Caitanya Mahaprabhu. Ninguém pregou isso antes Dele. Apenas “Você deve praticar nama-sankirtana” foi pregado. Muitos acaryas em Kali-yuga nos disseram que devemos executar kirtana, mas nenhum deu esse amor e afeição dado por Sri Caitanya Mahaprabhu. Ele pregou amor e afeição, Vraja-prema, através de nama-sankirtan.Esta é Sua vani.

ceto-darpana-marjanam bhava-mahadavagni-nirvapanam

sreyah-kairava-candrika-vitaranam vidyavadhu-jivanam anandambudhi-vardhanam prati-padam purnamrtasvadanam sarvatma-snapanam param vijayate sri krsnanama-kirtanam

Isso é gaura-vani.

trnad api sunicena taror api sahisnuna

amanina manadena kirtaniyah sada harih

Ninguém havia explicado isso antes.Sri Caitanya Mahaprabhu ficou muito feliz, quando, através de Sua ordem e inspiração, Sri Rupa Gosvami explicou a glória do nome:

tunde tandavini ratim vitanute tundavali-labdhaye karna-kroda-kadambini ghatayate karnarbudebhyah sprham cetah-prangana-sangini vijayate sarvendriyanam krtim no jane janita kiyadbhir amrtaih krsneti varna-dvaya

“Eu não sei quanto néctar as duas sílabas ‘Krs-na’ produziram. Quando o santo nome de Krsna é cantado, parece dançar dentro da boca. Nós desejamos então muitas, muitas bocas. Quando esse nome entra nos buracos dos ouvidos, desejamos muitos milhares de ouvidos. E quando o santo nome dança no jardim do coração, ele conquista as atividades da mente, e, portanto os sentidos se tornam inertes.” (Caitanya-caritamrta, Antya-lila 1.99)

Ouvindo esse verso, Srila Haridasa Thakura começou a pular, rir e cantar, “Hari Bol! Hari Bol!”

Abandonem toda gratificação dos sentidos. Não orem por uma boa esposa, boa família, salvação ou qualquer outra coisa. Apenas orem por bhakti incondicional, a bhakti que está no coração de Srimati Radhika. Essa bhakti é estabelecida quando hladini e samvit manifestam-se no coração do indivíduo, na plataforma de sandini.

Caitanya Mahaprabhu está nos dizendo quem nós somos.

ayi nanda-tanuja kinkaram

patitam mam visame bhavambudhau

krpaya tava pada-pankaja-

sthita-dhuli-sadrsam vicintaya


Queremos sempre ser uma partícula aos pés de lótus do filho de Nanda Maharaja. Ninguém havia dito isso antes. Especialmente, ninguém havia previamente falado:

nayanam galad asru dharaya

vadanam gadgada ruddhaya gira

pulakair nicitam vapuh kada

tava nama grahane bhavisyati

Cabelos arrepiados, voz embargada, e todos os tipos de asta-sattvika-bhavas estavam presentes em Sri Caitanya Mahaprabhu. Quando virá o dia no qual eu poderei cantar dessa forma: chorando, com os pêlos de meu corpo arrepiados, e meu coração derretido? Ninguém havia visto esses sintomas antes que Mahaprabhu os exibisse. Valmiki possuia alguns sintomas, e Dhruva Maharaja e Prahlada Maharaja também possuiam alguns, mas não assim. Essa coisa maravilhosa foi ensinada por Mahaprabhu. Além disso, Ele ensinou:

yugayitam nimesena caksusa pravrsayitam

sunyayitam jagat sarvam govinda virahena me

É muito difícil haver pessoas qualificadas para realizar todas as verdades nesse verso. Se uma rara pessoa realizar isso, abandonará seu corpo – por que o corpo material não pode suportar as emoções de prema.

Além do mais:

aslisya va pada-ratam pinastu mam

adarsanän marma-hatam karotu va

yatha tatha va vidadhatu lampato

mat-prana-nathas tu sa eva naparah

“O Senhor Krsna, que é o amante de muitas devotas, pode abraçar essa serva completamente rendida ou pode me pisotear com Seus pés. Ou Ele pode quebrar meu coração ao não estar em minha presença por um longo tempo. Ainda assim, Ele é não menos que o Senhor Absoluto do meu coração.”

As emoções transcendentais reveladas nesse verso não podem ser encontradas nesse mundo. Isso é apenas encontrado em Goloka Vrndavana-dhama. Devemos orar para que um dia possamos servir sob a guia das gopis, especialmente como servas de Srimati Radhika, sob a direção de Lalita, Visakha e Rupa-manjari. Isso é gaura-vani.

Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja pregou isso, mas no começo ele teve que cortar muitas selvas de filosofia mayavada, nirvesesa e sahajiya. Ele viu que para tornar a terra fértil, levaria um longo tempo. Ele Então colocou todas essas verdades nas suas literaturas transcendentais. Ele pensou que se qualquer um de seus discípulos fosse qualificado para se aprofundar nessas verdades, toda essa vani seria ensinada ali.

Ele queria pregar isso também, mas era raro encontrar um estudante que quisesse ir fundo. A maioria de seus alunos não podia segui-lo, e é por isso que muitos deles caíram até mesmo da posição de sannyasa. Eles cometeram muitas ofensas a ele, e agora estão queimando no inferno.

Você deve saber todo esse vani, e ser forte na pregação e glorificação de seu Prabhupada. Gaura-vani-pracarine. Krsna o enviou para isso.

Após a vinda de nossos Srila Rupa Gosvami, Srila Jiva Gosvami e Srila Raghunatha dasa Gosvami, vieram Srila Narottama dasa Thakura, Srila Syamananda prabhu, e após isso Srila Visvanatha Cakravarti Thakura, Srila Baladeva Vidyabhusana, Srila Jagannatha dasa Babaji Maharaja, Srila Bhaktivinoda Thakura, Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, e então nosso Gurudeva e muitos outros associados de Srila Prabhupada. Uma das mãos de Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura era Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, que veio aos países ocidentais, e em alguns anos pregou em todos os lugares. Devemos tentar conhecer suas glórias. Gaura-vani possui um significado muito profundo, mas o significado está muito escondido. Não pense que não há razão para a palavra ‘gaura-vani.’

Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati é descrito em seu pranama mantra como sendo gaura-vani murti. [Namaste gaura-vani sri murtaye dina-tarine.] Murti significa personificação. Ele é a personificação de gaura-vani, e Srila Swami Maharaja, seu Prabhupada, está na mesma linha. Ele não é diferente de Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura.

O termo ‘Prabhupadanuga’ é uma idéia errada. Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja e Srila Prabhupada Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura são ambos seguidores de Srila Rupa Gosvami, e, portanto são rupanuga. Aos segui-los, somos todos rupanuga.

Falamos agora brevemente sobre a vani de Caitanya Mahaprabhu. Srila Bhaktivinoda Thakura também, de uma forma breve, reuniu gaura-vani em seu Dasa-mula siksa. Você deve anotar isso muito cuidadosamente em seu coração. Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu essa vani em seu Jaiva-dharma, seu último e melhor livro.

Essa é uma literatura autêntica, e a essência de todos os Vedas, Upanisads, Bhagavatam, Caitanya-caritamrta, e todos os livros de nossos Gosvamis. A essência de todo sastra está lá no Jaiva-dharma.

Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu:

amanayaha praha tattavam harim iha paramam sarva saktima rasabdhima tata bhinansansa ca jivan prakritir kavalitan tada vimuktansa ca bhavada bhedabheda prakasam sakalampi harch sadhanam sudha bhaktim sadhayam tata pritim eva iti upadesayati janan gauracandra savayam saha

“O conhecimento autorizado dos Vedas, recebido através da sucessão discipular fidedigna, estabelece as seguintes verdades fundamentais:

1. Hari é a suprema verdade absoluta.

2. Ele é onipresente.

3. Ele é o reservatório de todos os humores.

4. As entidades vivas são Suas partes e parcelas separadas.

5. As almas condicionadas são cobertas por Maya.

6. As almas liberadas estão além da influência de Maya.

7. Toda a manifestação cósmica é simultaneamente una e diferente Dele.

8. Suddha-bhakti é o único meio de atingir amor por Deus.

9. A meta é obter amor por Deus.

Esses ensinamentos foram instruídos pelo próprio Gauracandra.”

Gaura Premanande !!"

Transcrição: Srimati Premanidhi devi dasi
Digitação: Srimati Radhika devi dasi
Editora: Srimati Syamarani devi dasi

Tradução: Acyuta priya dasi

(Texto extraído do site www.bhaktibrasil.com)

Nenhum comentário:

Postar um comentário