segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010



"NAMA OM VISNUPADAYA RADHIKAYAI PRIYATMANE
SRI SRIMAD BHAKTIVEDANTA NARAYAN ITI NAMINE

SRI KRSNA LILA KATHANE SUDHAKSAM
AUDARYA MADHURYA GUNAISCA YUKTAM
VARAM VARENYAM PURUSAM MAHANTAM
NARAYANAN TVAM SIRASA NAMAMI

TRIDANDINAM BHAKTA SIROMANIN CA
SRI KRSNA PADABJA DRHTAIKA HRDI
CAITANYA LILAMRTA SARA SARAM
NARAYANAN TVAM SATATAM PRAPADYE"

YUGA ACARYA BHAKTIVEDANTA NARAYAN GOSWAMI MAHARAJA KI JAY HO !

************************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna
Todas as glórias a Sri Sri Guru & Gouranga !

Meus dandavat pranamas a todos que acessam o blog. Espero que todos estejam bem, com saúde e felizes em consciência de Krsna.

" ANYABHILASITA SUNYAM JÑANA-KARMADY ANAVRTAM
ANUKULENA KRSNANU-SILANAM BHAKTIR UTTAMA"

(Bhakti Rasamrta Sindhu 1.1.11/Caitanya Caritamrta Madhya Lila 19/167)

" O CULTIVO DE ATIVIDADES QUE SE DESTINAM EXCLUSIVAMENTE PARA O PRAZER DE SRI KRSNA, OU EM OUTRAS PALAVRAS, O FLUXO ININTERRUPTO DE SERVIÇO A SRI KRSNA, REALIZADO ATRAVÉS DE TODOS OS ESFORÇOS DO CORPO, MENTE E FALA E ATRAVÉS DA EXPRESSÃO DE VÁRIOS SENTIMENTOS ESPIRITUAIS (BHAVAS), QUE NÃO ESTÁ ENCOBERTO POR JÑANA (CONHECIMENTO VISANDO LIBERAÇÃO IMPESSOAL), KARMA (ATIVIDADES QUE VISAM RECOMPENSAS MATERIAIS) E QUE ESTÁ DESPROVIDO DE TODOS OS OUTROS DESEJOS ALÉM DO DE TRAZER FELICIDADE A SRI KRSNA, É CHAMADO DE UTTAMA BHAKTI, SERVIÇO DEVOCIONAL PURO."

Esta é a definição de serviço devocional puro, sem máculas. Como podemos examinar, suddha bhakti, devoção pura é algo fino e raro. Normalmente estamos sujeitos as influências do falso ego, aos nossos sentidos que são falhos e acabam nos colocando frente ao desejo de desfrute de alguma forma.

No entanto o Guru fidedigno está livre das influências do falso ego. Ele realiza na pratica o significado do título de "SWAMI" ou "GOSWAMI", porque ele realiza o primeiro verso do Sri Upadesamrta de Srila Rupa Goswamipada.

O Guru fidedigno está externamente realizando suas atividades, seu sadhana, ocupando e inspirando os devotos em serviço devocional, mesmo sabendo que o serviço de tais almas condicionadas não é puro. O Guru fidedigno sabe que o processo é gradual para as almas condicionadas e da a instrução de acordo com a necessidade e a capacidade de compreensão dos discípulos.

O Guru fidedigno internamente, está mergulhado no oceano de rasa, servindo a Sri Sri Radha Krsna em Goloka Vrndavana em Seus passatempos transcendentais.

O Guru fidedigno é versado nos sastras e tem plena realização de todos os Tattvas. E toda a sua pregação segue as escrituras e o siddhanta pregado pelos Acaryas fidedignos anteriores.

O Guru fidedigno prega de acordo com o siddhanta da sampradaya, não especula novas versões que possam surgir em sua mente devido ao intelecto como a origem da vida e outros desparates, passando assim a descordar dos Acaryas anteriores e do sastra. Como dizia Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada, o Guru fidedigno é como um carteiro, entrega a mensagem inalterada, exatamente como ela é e não como ele ou qualquer outro gostaria que fosse (para quem leu a Ciência da Auto Realização, lembrará desta passagem).

O Guru fidedigno não está interessado em seguidores, mulheres ou homens, em Laksmi ($), posses materiais, fama, comércio e etc. Ele está ocupado apenas e somente em satisfazer a Sri Krsna, a Suprema Personalidade de Deus, como diz o verso acima que define Suddha Bhakti.

O Guru fidedigno não vê as missões como times de futebol que disputam o maior número de discípulos, propriedades ou popularidade, ou mesmo vê a consciência de Krsna como um modo de sobreviver no mundo material.

O Guru fidedigno inspira os devotos a cantarem mais e mais os Santos Nomes de Sri Sri Radha e Krsna, HARE KRSNA HARE KRSNA KRSNA KRSNA HARE HARE HARE RAMA HARE RAMA RAMA RAMA HARE HARE.

O Guru fidedigno recebe a todos sem discrimnar e não proíobe seus discípulos de se associarem com outros vaisnavas elevados, porque ele não tem medo e não sofre das armadilhas do falso ego.

O Guru fidedigno é amável e pesado sempre que necessário, da mesma forma que Srila Bhaktisiddhanta Sarswat Prabhupada, que Srila Bhakti Prajñana Kesava Goswami e Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja, o nosso Srila Prabhupada.

O Guru fidedigno é educado, manso e humilde e feroz como um leão para defender Sri Hari, Sri Guru, os Vaisnavas, o Srimad Bhagavatam e o Srimad Bhagavad Gita.

O Guru fidedigno é a manifestação de Sri Nityananda Prabhu.

" TASMAD GURUM PRAPADYETA
JIJÑASUH SREYA UTTAMAN
SABDE PARE CA NISNATAM
BRAHMNY UPASAMASRAYAM "

" PORTANTO, QUALQUER UM QUE DESEJE SERIAMENTE FELICIDADE VERDADEIRA DEVE BUSCAR UM MESTRE ESPIRITUAL GENUÍNO E REFUGIAR-SE NELE MEDIANTE INICIAÇÃO. A QUALIFICAÇÃO DE UM GURU AUTÊNTICO É QUE ELE COMPREENDEU AS CONCLUSÕES DAS ESCRITURAS MEDIANTE DELIBERAÇÃO E É CAPAZ DE CONVENCER OS OUTROS ACERCA DESSAS CONCLUSÕES. SEMELHANTES GRANDES PERSONALIDADES, QUE SE REFUGIARAM NO DEUS SUPREMO, ABANDONANDO TODAS AS CONSIDERAÇÕES MATERIAIS, DEVEM SER ACEITAS COMO MESTRES ESPIRITUAIS GENUÍNOS."

(Srimad Bhagavatm 11.3.21)

Cabe a nós, almas condicionadas sujeitas as armadilhas do falso ego, as influências dos três modos da natureza, dos três tipos de misérias, aprimorarmos o nosso desejo de nos aproximarmos da causa de todas as causas, do inevitável, do "Belo" como dizia Srila Bhakti Raksaka Sridhjara Dev Goswami Maharaja.

A forma humana de vida é algo raro e por algum sukrit alguns de nós tem a oportunidade após vários nascimentos e mortes de nos aproximarmos da consci~encia de Krsna.

Como em todo processo para as almas condicionadas que desejam aprender algo é necessário um Mestre, alguém que seja qualificado e nos ensine a alcançar a meta desejada.

Sabemos que existe a lei da atração que hoje em dia é tão falada e faz com que muitos livros sejam vendidos. Através do desejo sincero, podemos trabalhar com esta lei da natureza e atrair para nós o Mestre que poderá nos levar a meta suprema ou atrair outros, que nos levaram a frustração e abandono do processo.

O devoto que possui desejo sincero pode passar por dificuldades na vida espiritual mas pela sua determinação e desejo sincero ele estuda os Tattvas, compreende que existem, Nitya sidhas (almas eternamente liberadas) e badha jivas (almas condicionadas), entende que existem devotos Kanistha adhikaris (nivel primário, que vê Sri Krsna apenas nas deidades do templo entre outras coisas), Madhyama adhikari (nível intermediário, que já discrimina os níveis de devotos) e o raríssimo Uttama adhikari (devoto puro).

Tal devoto compreende a instrução do significado do sloka 5 do Sri Upadesamrta de Srila Rupa Goswamipada, e explicado a todos nós por Srila Bhaktivedanta Swami Prabhupada no seu Néctar da Instrução, citando Bhaktivinoda Thaklura que todos devemos ter o cuidado de escolher um Guru Uttama Adhikari.

Se acaso durante sua vida espiritual o devoto se submete a um Guru não Uttama Bhagavata, um guru que não está seguindo estritamente o verso citado no início do texto que nos da a definição de Suddha Bhakti, devoção pura ele pode abandonar este guru e se abrigar aos pés do Uttama Adhikari, que naturalmente pelo Sukrit do devoto com desejo sincero vai se manifestar na sua caminhada.

O Guru que não segue estritamente o que diz a conduta de um Uttama Bhagavata, dos sastras e dos Acaryas anteriores passa a se ocupar em defender seus interesses, interesses de seu intelecto, do falso ego, se ocupa no desfrute sensorial e se torna um inimigo dos vaisnavas, porque ofende, proibe seus discípulos de associarem-se com vaisnavas seniores, vaisnavas mais elevados por estarem servindo a outras missões que não são a mesma que a deles.

Quanto a isso a escritura diz:

" NÃO HÁ NENHUM PARECER QUE PERMITA RENUNCIAR-SE UM SAD GURU, NO ENTANTO, UM GURU QUE SE TORNE INIMIGO DOS VAISNAVAS, DOS SASTRAS E DE BHAKTI, QUE ESTEJA DEDICANDO-SE A GRATIFICAÇÃO SENSORIAL, QUE NÃO POSSUA DISCRIMINAÇÃO DO QUE É DEVER E DO QUE NÃO É DEVER, QUE SEJA TOLO , QUE ESTEJA PERCORRENDO OUTRO CAMINHO ALÉM DO DE SUDDHA-BHAKTI DEVE SER ABANDONADO. ESTRA ESCRITO EM VÁRIOS LOCAIS DOS SASTRAS QUE CASO ISSO OCORRA A PESSOA DEVERÁ TOMAR NOVAMENTE DIKSA DE UM GURU VAISNAVA DE ACORDO COM AS REGRAS E REGULAÇÕES. ISSO É SUSTENTADO PELOS SEGUINTES VERSOS DO BHAKTI-SANDARBHA, ANUCCHEDA 238:

" GUROR APY AVALIPTASYA KARYAKARYAM-AJANATAH
UTPATHA-PRATIPANNASYA VIDHYATE "
(Mahabharata, Udyoga-parva 178.48)

" AVAISNAVOPADISTENA MANTRENA NIRAYAM VRAJET
PUNAS-CA VIDHINA SABHYAG GRAHAYED-VAISNAVAD-GUROH "

Sendo assim, tenho reparado um tanto de emails e posts de devotos ligados a ISKCON, nos quais citam que o Festival de Vyasapuja foi um festival de ofensas. O interessante é que muitos destes devotos nem ao menos foram lá, e seguem as palavras ditas por uma alma condicionada que provavelmente desconhece o siddhanta, Guru Tattva e etc. Por conta disso podemos observar que se uma pessoa aceita o abrigo de um Guru não Uttama bhagavata ela está sob a guia de alguém cuja instrução não será suficiente para alcançar a meta.

O abrigo num vaisnava não Uttama bhagavata sujeito ao intelecto e armadilhas do ego e da natureza material é o mesmo que se abrigar em uma alma condicionada.O mantra não tem força e ele quer trazer o Uttama Bhagavata a seu nível baixo, por ignorar o sastra, siddhanta e Acaryas anteriores.

Portanto, creio que a maioria de nós temos a oportunidade de consultar as escrituras através de livros dos Acaryas, podemos usar a net e até nos beneficiarmos em nos associar com os Sadhus, e principalmente cantar os Santos Nomes sob a guia deles. Daí todos temos a oportunidade de entender quem é Uttama pelo seu exemplo e quem não é.

O Uttama Adhikari não cai. Ele é como Srila Prabhupada Bhaktivedanta Swami Maharaja, como Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja, Srila Bhakti Prajñana Kesva Goswami e Srila Gurudeva Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja.

Se os devotos que dizem que o Festival de Vyasa Puja foi um festival de ofensas estão felizes com seus GBCs e o exemplo de vida deles, penso que devem segui-los em paz e não se associar com Srila Gurudeva e seus sanyasis neste humor em que se encontram, porque isso só geraria mais vaisnava aparadha por parte deles e dos discípulos de Gurudeva que também são almas condicionadas.

Desejo que todos estejam com saúde e felizes em consciência de Krsna.
Espero que não sintam-se ofendidos, apenas expressei um ponto de vista de uma situação que acontece atualmente, direito meu, faço com respeito e educação e baseado nos sastras e Acaryas.

Dandavat pranamas,
Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010



SRILA BHAKTI RAKSAKA SRIDHARA DEV GOSWAMI MAHARAJA
************************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna !
Todas as glórias a Sri Sri Guru e Gouranga !!

Meus dandavat pranamas a todos. Concluo hoje os posts néctareos de Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja na intenção de inspirar a todos que acessam o blog e principalmente a mim mesmo, a se aprofundarem no siddhanta Gaudiya Vaisnava e a desenvolverem maior sabor no cantar dos Santos Nomes de Sri Sri Radha Krsna, imersos no humor de Sri Caitanya Mahaprabhu.

Peço as bençãos de Srila Sridhara Maharaja para que eu consiga obter exito no seva a meu Gurudeva e tenha apego sincero pelo cantar dos Santos Nomes.

Hare Krsna, dandavat pranamas.

Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das
**********************************************************************************

"Anseio



por



Perfeição"







"nayanam galad-asru-dharaya

vadanam gadgada-ruddhaya gira

pulakair nicitam vapuh kada

tava nama-grahane bhavisyati"





Tradução





"Ó Senhor, quando como ondas

lágrimas fluirão de meus olhos,

E minha voz tremerá de êxtase ?

Quando os cabelos de meu corpo

se arrepiarão enquanto eu cantar

Teu santo nome ?"





Iluminação



"A súplica do devoto foi atendida nesse verso e ele obteve uma posição no reino de Krsna. Agora, sua ambição não tem fim. Ele está novamente orando por mais promoção embora tenha sido colocado em situação segura. Primeiro ansiou somentepor uma posição insignificante como poeira sob as solas dos pés divinos de Krsna. Aí veio o privilégio. O toque dos pés sagrados de Krsna vieram até à poeira e a poeira se transformou como se fosse mágica de uma vara de condão. Agora surgiu automaticamente uma demanda maior, superior.

O devoto pensa: "O que é isso ? Orei somente para me tornar a poeira nas solas de Teus pés, mas o que sinto interiormente agora ? Sou a poeira da terra, e és a Verdade Absoluta Suprema. Mas a poeira foi convertida numa substância grandiosa e inconcebível ao toque de Teus pés de lótus. Eu me admiro, ‘Como foi que me transformei ?’ Agora vejo que minha demanda é por maior intimidade. Primeiro ansiei por servidão mas, agora, pela pedra de toque de teus pés de lótus, e esse anseio foi convertido em atração espontânea (raga-marga)".



O Rei do Afeto



Atração espontânea só pode significar Krsna, não Narayana ou Ramacandra. Krsna quer dizer: "Aquele que é adorado pelo amor e afeição divinos." Ele é o rei da afeição, o centro da afeição e do amor. Todo o conceito de devoção do devoto muda simplesmente ao toque dos pés de lótus de Krsna, e ele é agraciado com a demanda por mais intimidade; amor e afeição maiores vieram para agraciar esse servidor.

Sua prece muda quando se eleva a tal plano de dedicação. Ele pensa: "O que está acontecendo ? Não posso parar minhas lágrimas. Elas vêm incessantemente, e sinto que estou perdendo o controle quando tento cantar Teus nomes, meu Senhor. Alguma interferência de outra região me move perturbando meu pensamento e aspirações normais. Sinto-me em meio a um outro plano. Estou em lugar nenhum. Perdi o controle; tornei-me um boneco nas mãos de algum outro poder.



Pés de Lótus ¾ Varinha de Condão



"Meu anseio me conduz rumo a outra coisa. Agora, não desejo apenas minha conexão Contigo como servo distante, mas, entrar em contato com a varinha de condão de Teus pés de lótus; meu anseio mudou. Vejo que tantos devotos estão ocupados em Te servir e em cantar Teus nomes, e minhas esperanças aumentaram ao ver isso. "Quero ser elevado a essa posição. Posso visualizar essa posição de longe, mas minha súplica agora é para que eu seja elevado a esse nível. A conexão Contigo me deu tantasede. Quero ser controlado por Ti. Brinca comigo como desejares, do Teu próprio jeito; meu coração anseia pôr tal relação Contigo. Percebo que meu conceito prévio mudou e minha nova ânsia é pelo padrão de amor espontâneo quando canto Teu santo nome com esse sentimento. Suplico para que me eleves a esse plano de Tua afeição e amor divinos."



"Contigo



para



Sempre"







"yugayitam nimisena

caksusa pravrsayitam

sunyayitam jagat sarvam

govinda-virahena me "





Tradução



"Ó Govinda!

O mundo está vazio sem Ti.

Lágrimas inundam meus olhos

como chuva,

e um momento

sente-se eterno."





Iluminação



"Esse verso algumas vezes é traduzido: "Ó Govinda, sem Ti, um momento parece como doze anos ou mais." A palavra yuga é traduzida algumas vezes como "doze anos". Alguns devotos dizem que isso se deve pelo fato de Mahaprabhu Ter experimentado a mais intensa separação de Krsna no humor de Radharani, por doze anos. O dicionário Sânscrito afirma que uma yuga quer dizer doze anos. Esse é um

conceito. Outro significado é "milênio" ou "era". Uma yuga também pode significar uma quantidade ilimitada de tempo.

Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: "Um momento parece ser um período de tempo ilimitado. E meus olhos estão derramando lágrimas como se fosse chuva. A estação das chuvas causa tantas enchentes, e agora parece que Meus olhos estão inundados. O visível está ficando invisível para Mim. Estou tão alienado do presente ambiente que não vejo mais nada. Minha mente sente interiormente tanta atração pelo centro do infinito que não vejo nada onde quer que direcione Meu olhar. Tudo parece vazio, porque sinto como se Govinda tivesse Se afastado de Mim.



Sri Krsna - A Realidade, O Belo



"Tal sentimento peculiar está dentro de Mim - não tenho interesse em mais nada. Todo meu interesse está direcionado a Govinda, e com tamanha intensidade que Me sinto um estranho em Meu atual meio ambiente. Não tenho nada: nenhuma consciência. Ela foi para algum outro lugar - em direção ao infinito. Todos os rios e lagos secam quando advém a seca. A água é direcionada ao reino gasoso. Não se vê uma gota de água em nenhum lugar. É algo assim. Toda atração é retirada tão extensivamente que tudo fica vazio. Meus sentidos, mente, e tudo mais, foram absorvidos, atraídos pela toda atraente, toda encantadora, toda doce Personalidade de Deus, Sri Krsna, A Realidade, O Belo."

Às vezes, o vão entre união e separação parece ser de muitos milênios. O devoto pensa: "Faz muito, muito tempo que perdi a consciência do encontro com Krsna." Ele tem uma vaga lembrança: "Tive alguma união com Krsna, mas a deixei tanto tempo atrás, tão distante, que parece ser um espaço de tempo ilimitado. Tive uma vaga recordação certa vez, mas agora se foi, talvez para sempre." Ele sente esse alto nível de desapontamento e desespero.

Esse é o padrão do mundo infinito. O temperamento transcendental está sendo medido aqui do mesmo modo como se mede a distância entre planetas e estrelas através de anos luz. Quanta audácia a nossa de lidarmos com coisas tão grandiosas e além de nossa jurisdição!

Primeiro o devoto pensava: "Meu coração ficará satisfeito se eu for elevado a esse padrão de serviço. Minha sede será satisfeita, e sentirei algum alívio e satisfação dentro de mim." Mas o desenvolvimento de sua devoção o levou a um plano de vida inesperado. A natureza do amor divino faz com que um paciente ansioso pense que está curado ao tomar uma gota desse remédio, mas acaba levado a uma situação perigosa.

Ele pensa: "Fiquei encantado ao ver os devotos derramando lágrimas incessantemente, com os cabelos do corpo se arrepiando, suas vozes embargadas enquanto cantam o nome de Krsna. Esses sintomas me atraíram e achei que sentiria verdadeira satisfação se os conseguisse, mas o que encontrei quando alcancei esse plano ? Justo o oposto."

Ele se sente desesperado ao entrar em contato real com o infinito. Ele pensa: "Não há limite para o progresso. Ao contrário, quanto mais eu entro em contato íntimo com o infinito, mais eu sinto desespero." Aumentamos a percepção de como é ilimitado quanto mais avançamos, e ao perceber o ilimitado ficamos desesperados sem poder voltar atrás. Não há possibilidade de voltar atrás; só podemos ir adiante. Esse é o espírito do devoto genuíno.

Não podemos sair ¾ ficamos desesperados ao perceber a característica infinita de nossa expectativa, pensando: "O tipo de néctar supremo está bem diante de mim, mas não consigo saboreá-lo ¾ sou incapaz de tocá-lo ou pegá-lo em minhas mãos. Mesmo assim, seu encanto é tão grande que não posso evitar seu envolvimento. E sem ele, um pequeno espaço de tempo parece ser milhões de anos."



Rios de Lágrimas



O devoto pensa: "Oh! Passaram-se muitas e muitas eras; ainda assim estou carente! Tento a satisfação, mas não consigo, e o tempo passa. O tempo também é infinito. Tantos rios de lágrimas nascem de meus olhos; lágrimas escorrem profusamente de meus olhos para o corpo, mas não vejo, em meu alcance, a posição de sucesso. Minha mente está totalmente vazia. Não detecto nenhum vestígio do meu futuro. Não me encanto mais e nem sinto atração por nada mais que possa consolar este corpo doente.

"Não vejo possibilidade de alívio de nenhuma outra parte. Todas as alternativas foram eliminadas. Estou totalmente preso nas garras da consciência de Krsna e no amor por Krsna. Se existir alguém que possa me consolar, ajude-me! Estou perdido. Estou desamparado. Se existir alguém que possa me ajudar, por favor, venha me salvar."

Chaitanya Mahaprabhu diz que, quando estamos profundamente situados em amor por Krsna, não podemos abandoná-lo, mas nossa sede aumenta e não sentimos satisfação. Estamos em meio a tal situação aparentemente horrível.

O anseio por Krsna que desperta na mente toma essa direção. Quando o devoto entra realmente em contato com Krsna, sua posição será toda-eliminante e toda exclusiva. Sua concentração plena será em Krsna.

Sri Chaitanya Mahaprabhu descreve nesse verso como o devoto avança, desperta um conceito superior de Krsna, e então, sente esse tipo de separação ao ver Krsna diante de si sem poder obtê-lO. Quanto mais avança, mais se sente nessa posição de desespero. O conselho principal de Sri Chaitanya Mahaprabhu nos ajuda a nos adaptarmos a esse humor intenso de separação. Ele nos diz: "Perder-te-ás na consciência de Krsna. E qual será tua situação ? És uma gota e serás atirado no oceano de amor divino."





"União



na



Separação"





"aslisya va pada-ratam pinastu mam

adarsanam marma-hatam karotu va

yatha tatha va vidadhatu lampato

mat-prana-nathas tu as eva naprah"





Tradução





"Krsna pode me abraçar com amor

ou me esmagar sob Seus pés.

Ele pode partir meu coração

ao Se esconder de mim.

Que esse sedutor faça o que quiser,

mas será sempre o único

Senhor da minha vida."



Iluminação



"Esse é o melhor remédio para os devotos. Chegamos ao ponto de medir o incomensurável, mas sempre temos de abraçar esse princípio. Devemos lembrar que Ele é infinito ao tentarmos a conexão com o infinito Senhor de amor e beleza. Ele é único para nós, mas há tantos devotos como nós com quem tem de lidar. Ele pode nos abraçar com afeição e adoração, mas temos de estar preparados para o oposto. Podemos nos agarrar a Seus pés, e Ele pode cruelmente pisar em cima de nós. Agarramo-nos a Seus pés de lótus com muita esperança, com todo o coração; ainda assim, vemos que Ele pisa em nós e nem liga para todo nosso esforço e afeto.

Pode ser que estejamos nos esforçando ao máximo e descubramos que nossa oferenda está sendo desonrada cruelmente. Ele pode nos abraçar, mas ao mesmo tempo, temos de estar preparados, pois Suas ações podem ser extremamente cruéis. Ele pode esmagar todas as nossas oferendas com Seus pés. Temos de estar preparados tanto para Sua adoração como para Sua negligência cruel. Temos de nos preparar para todas as circunstâncias adversas.

Krsna pode ser indiferente; pode nem ligar. Está perto quando nos pune, mas Sua indiferença é mais intolerável do que punição. O devoto pensa que: "Krsna está me ignorando e negligenciando tanto que não gosta de manter alguma conexão comigo. Será que Ele me conhece ? Será que sou um estranho, um desconhecido para Ele ?" Podemos aceitar punição como benefício, mas indiferença é muito mais penosa.

A dor de separação sentida por um devoto pode subir mais um degrau ainda. Krsna pode abraçar outro afetuosamente bem na nossa frente, cara a cara, sem ligar a mínima para nós. Podemos pensar: "Isso é meu clamor, meu direito," mas pode estar sendo dado a outro bem na nossa cara. Isso nos causará mais problema.

A lei do afeto é assim. A lei do amor não tolera indiferença. É demais para tolerar, mas temos de estar preparados para isso. Precisamos nos preparar desde o início, pois esse é o significado de krsna-prema, o amor divino por Krsna - porque Ele é um autocrata, Ele é amor. Amor divino quer dizer misericórdia, e, não justiça. Não possui leis. E escolhemos amor divino como nossa fortuna máxima, temos de estar preparados para sermos tratados injustamente. Não há justiça no amor divino; este é livre. Pode fluir onde quer que deseje. Assim é a natureza do amor divino, não podemos reclamar - não temos direitos.

Assim é a natureza da coisa suprema, e é extremamente rara. Apego a esse princípio sem hesitação é fundamental para nós. É o amor verdadeiro, e deves estar preparado para ele. A natureza verdadeira de krsna-prema é o morrer para viver ¾ em todas as circunstâncias adversas. Se puderes conciliar todos os diferentes estágios - bom ou mal - poderás entrar nesse plano exaltado.



Amor Acima da Lei



Justiça está dentro da lei; misericórdia está acima da lei. Prema, amor divino, também está acima da lei, mas possui sua própria lei. Srila Rupa Goswami Prabhupada concedeu-nos outro verso cujo significado corre em paralelo a esse:



viracaya mayi dandam dinabandho dayam va

gatir iha na bhavatah kacid anya mamasti

nipatatu sata-koti nirbharam va navambhas

tad api kila payodah stuyate catakena



Existe um tipo de pássaro pequeno chamado cataka que só bebe água da chuva. Ele nunca bebe água da terra, mesmo de rios, fontes ou lagos. Naturalmente, ele fica com o bico para cima, ansiando pela água da chuva. Srila Rupa Goswami Prabhupada dá esse exemplo para mostrar como o devoto deve agir sempre na expectativa da "Água de chuva" do amor de Krsna, e de nenhum outro amor.



O devoto ora ao Senhor: "És o amigo dos caídos, por isso ainda tenho alguma esperança. Podes me conceder Tua graça, ou me punir severamente - em ambos os casos, não tenho alternativa senão me render pleno a Teus pés de lótus".

Nossa atitude de entrega deve ser como a do pássaro cataka, que está sempre com os olhos para cima, suplicando por água de chuva. A água da chuva pode vir profusamente - não só o suficiente para encher seu pequeno estômago, mas o bastante para afogar todo o seu corpo. Poderão surgir trovões; poderá cair um raio do céu e acabar com seu pequeno corpo, e mandá-lo à região de inexistência, mesmo assim, a natureza do pássaro faz com que suplique exclusivamente pela água da chuva. Ele não tomará água de nenhum outro lugar em nenhuma circunstância. Nossa atitude com Krsna deve ser assim: se Ele estender ou não Sua mão graciosa para nós, nosso dever é de nos rendermos a Ele.

Veio-me à memória um verso a esse respeito. Quando Sri Krsna se encontrou com Srimati Radharani e as gopis em Kurukshetra, após uma longa separação de talvez cem anos, sentiu que havia cometido um grande crime por Se separar delas. Ao Se aproximar das gopis, especialmente Srimati Radharani, e ao lembrar de suas qualidades de amor e rendição, sentiu-Se o maior dos criminosos, ao ponto de Se curvar para tocar os pés de lótus de Radharani.

Um poeta representou a cena dessa forma, e o poema foi coletado por Rupa Goswami em seu Padyavali. Krsna era o rei supremo da Índia naquela época. Mas quando entrou em contato com as gopis e a atmosfera de Vrndavana, sentiu-Se como um criminoso, e prostou-Se para tocar os pés de lótus de Radharani, quando Radharani, recuou e disse: "Que estás fazendo ? Por que queres tocar nos meus pés ? É espantoso. Será que perdeste a cabeça ?



"Eu sou a Verdadeira Criminosa"



"És o mestre de tudo. Ninguém pode Te questionar. És swami. És Meu esposo e mestre, e sou Tua serva. É certo que estavas ocupado em alguma outra parte, mas qual é o problema ? Qual foi a falta que cometeste ? Isso não importa, pois as escrituras e a sociedade Te concedem esse direito. Não foi nenhum crime e nenhum pecado de Tua parte. Não fizeste nada de errado.

"Eu sou a verdadeira criminosa. A maldade é Minha, o defeito é todo Meu. Não és responsável por Nossa separação, então porque Te consideras culpado, ou como tendo cometido algum erro ? A prova positiva de que Eu sou a verdadeira criminosa é que, mantenho Minha vida, não morri por causa das dores da Tua saudade.

"Estou mostrando Minha face ao mundo, mas não sou fiel a Ti. Não consegui Me aproximar do padrão de fé que deveria ter mantido para o Teu amor, por isso a criminosa sou Eu, não Tu. Está escrito nas escrituras dos santos que a esposa deve

ser grata e exclusivamente devotada ao marido. As escrituras nos dão essa ordem. Uma mulher deve se devotar exclusivamente ao esposo, seu senhor. Portanto, devo cair a Teus pés neste encontro e implorar por Teu perdão, por Tua clemência, pois não tenho verdadeiro amor por Ti. Estou mantendo este corpo, e aparecendo para a sociedade; nào sou uma parceira digna de Ti, por isso, por favor, perdoa-Me. Estás pedindo meu perdão ? É o oposto de como as coisas deveriam acontecer. O que é isso ? Por favor, não faças isso."

Nosso ideal de afeição por Krsna deve ser assim. Nós, o finito, devemos ter essa atitude para com o infinito. Ele pode nos dar um pouco de atenção a qualquer momento, mas devemos estar sempre totalmente atentos a Ele. Não há outra alternativa. Sri Chaitanya Mahaprabhu nos aconselha a nos devotarmos exclusivamente a Krsna, e porque somos insignificantes, nossa atitude tem de ser desse tipo.

Se queremos algo tão grandioso, não é nenhuma injustiça sermos tratados tão hostilmente. Nosso prospeto, compreensão, e adaptação deve ser de autosacrifício e auto-esquecimento, do mesmo modo quando alguém vai lutar por seu país na guerra, não há lugar para luxo ou desejos supérfluos.

Tenho uma lembrança a esse respeito de quando Gandhi reuniu seu exército de não-violência, um dos soldados voluntários perguntou: "Por favor, nos consiga chá." Gandhi disse a ele: "Podemos te dar a água do rio, mas nenhum chá. Se estás pronto para isso então segue em frente." Se queremos nos conectar com Vrndavana-lila de Krsna, não podemos impor nenhuma condição. Aí sim compreenderemos o método recomendado po Sriman Mahaprabhu: humildade maior do que a da folha de grama. Somente assim não haverá reclamação de nossa parte. Qualquer reclamação nossa, não somente na posição externa da presente vida, mas mesmo na vida eterna, deve ser examinada cuidadosamente e devemos aceitar plenamente os caminhos do Senhor. Krsna pode nos aceitar ou nos rejeitar; temos de correr esse risco. Só assim progrediremos.

Se de alguma forma pudermos entrar no grupo dos servos de Krsna, veremos que cada um tem a natureza de se consolarem mutuamente, quando estão reunidos em seus grupos respectivos. Existem diferentes relações de serviço e várias seções de servos de natureza similar, e eles se consolam mutuamente com conversas sobre Krsna (krsna-katha).

Krsna diz no Bhagavad-gita (10.9,12):



mad-citta mad-gata prana

bodhayantah parasparam

kathayanthas ca mam nityam

tusyanti ca ramanti ca



"Meus devotos se reúnem, falam de Mim, e compartilham seus pensamentos que consolam seus corações. E eles vivem como se essa conversa sobre Mim fosse seu alimento. Ela lhes dá um tipo elevado de prazer, e descobrem que, quando falam de Mim entre si, sentem como se estivessem desfrutando da Minha presença."



tesam evanukampartham

aham ajnana-jam tamah

nasayami atma-bhavastho

jnana-dipena bhasvata



"Às vezes, quando o sentimento de saudades de Mim é meuito intenso em Meus devotos, apareço de repente perante eles e sacio sua sede e Minha companhia."



Doçura com Dor



Sri Chaitanya Mahaprabhu deu um outro tipo elevado de consolo ultrarefinado no último verso do Seu Siksastakam. Este foi confirmado pôr Krsnadasa Kaviraja Goswami, que escreveu:



bahye visa-jvala haya bhitare ananda-maya

krsna-premara adbhuta carita



"Não temas. Podes sentir uma dor horrível de saudades externamente, mas, internamente, sentirás um tipo de rasa sem igual, o mais agradável sentimento de paz, alegria ou êxtase."

Externamente, há muitas dores de separação, mas internamente, a maior satisfação.

As escrituras nos aconselham desse modo, e nossa experiência prática confirma nossa fé nesse particular. O poeta inglês Shelley escreveu: "Nosso riso sincero É fértil de alguma dor; Nossas canções mais doces são aquelas Que contam o mais triste do amor."

Quando lemos um épico em que há uma separação cruel do herói da heroína, isso é tão doce que não conseguimos largar o livro, mesmo derramando lágrimas. É muito doloroso quando ouvimos a respeito do sofrimento de Sita-devi, de como ela foi banida por Ramacandra e abandonada na floresta mesmo com criança. Derramamos lágrimas, mas continuamos lendo. Existe doçura na dor. Tal é possível.

A separação de Krsna é assim. Essa é a característica especial de krsna-prema: sentimos externamente dor extrema como fogo da lava, mas nosso coração é saturado com uma extraordinária alegria extática. Foi isso que Sri Chaitanya Mahaprabhu nos deu. Estaremos preparados para esse tipo de vida, na medida em que capturarmos o significado de Suas instruções. Essa é a tarifa que se paga para ir a Vrndavana, e, quando formos apresentados a tantos outros como nós, nossa alegria não terá limite. Obtemos consolo quando nos encontramos com outros de mesma natureza e mentalidade. Não precisamos temer. Devemos pensar convictamente que aquele é nosso lar e, apesar de tudo, devemos desejar voltar ao lar, de volta ao Supremo.

Lá não somos estrangeiros. Somos estrangeiros aqui: cada pessoa me trata do jeito que quiser. Mas Vrndavana é auspiciosíssima e plena do mais elevado prospeto. É o lugar da satisfação interna. Ansiamos por isso; não podemos deixar de ansiar por nosso verdadeiro lar. Qual é a verdadeira alegria e êxtase ? Não temos ciência disso. Esse é nosso problema atual. Mesmo assim, vamos nos conscientizar sobre um sentimento prático de verdadeira alegria e êxtase, beleza e encanto, à medida que progredimos na consciência de Krsna, e, dessa forma, encorajar-nos-emos cada vez mais.

Yamunacharya diz:



yad-avadhi mama cetah krsna padaravinde

nava-nava-rasa-dhamany udyatam rabtum asi

tad-avadhi bata nari-sangame smaryamane

bhavati mukha-vikarah susthu nisthivanam cat



"O prazer mundano era o mais importante para mim antes de entrar em contato com o amor de Krsna em Vrndavana; mas agora, se vier algum sabor mundano em minha memória, minha face se desfigura, e cuspo no meu pensamento."

Se obtivermos um mínimo de gosto por esse êxtase, concluiremos imediatamente que não pode haver comparação entre ele e qualquer paz ou prazer aqui deste mundo mundano. Ao mesmo tempo, quando nos estabelecemos nessa atmosfera, nenhuma dor poderá nos perturbar ou afetar de jeito nenhum.

Existe um outro lado também: apesar de estarmos sendo aconselhados a nos preparar para a separação dolorosa, o fato não é assim tão cruel na realidade. Krsna diz, mayi te tesu capy aham: "Estou sempre com Meus devotos." Onde quer que haja um devoto exclusivo, Krsna está lá como sua sombra, sempre Se movendo invisível atrás dele. Assim é a natureza do Senhor:

aham bhakta-parardhino

hy asvatantra iva dvija

sadhubhir grasta-hrdayo

bhaktir bhakta-jana-priyah



O Senhor disse a Durvasa: "Sou escravo de Meus devotos; não tenho liberdade separada do desejo deles. Meu coração é controlado por eles, e moro sempre em seus corações, porque são completamente puros e devotados a Mim. Não dependo apenas de Meus devotos, mas até dos servos de Meus devotos. Mesmo os servos de Meus devotos são queridos por Mim."



Krsna não é um Doce



Devemos estar preparados para qualquer circunstância desfavorável, mas não devemos nos desencorajar. Krsna é muito afetuoso; Sua preocupação conosco á a mais intensa e sincera. Sua afeição por nós não tem rival. Mesmo assim, Sriman Mahaprabhu nos deu um aviso nesse verso: "Começas a busca de Krsna ? Krsna não é um doce que se compra no mercado e se consome facilmente. Ao tentares obter o mais elevado do supremo, deves estar preparado para tudo."

Ao mesmo tempo, os devotos virão e dirão: "Não tenhas medo. Somos como tu. Vamos caminhar juntos numa linha reta. Não temas - estamos aqui." Disseram-nos que os devotos de Krsna são mais complacentes do que o próprio Krsna. O consolo de nossas vidas e nossa fortuna são Seus devotos, e Krsna diz: mad bhaktanam ca ye bhakta: "Aquele que é servo do Meu servo é meu verdadeiro servo." Sadhu-sanga, associação com santos, é o que há de mais importante e valioso para nós. Nossa associação é nossa guia para avançar e progredir em direção ao infinito; é o mais importante. Devemos nos agarrar ao infinito; é o mais importante. Devemos nos agarrar a essa conclusão:



‘sadhu sanga,’ ‘sadhu sanga’,¾ sarva kaya

lava-matra sadhu-sange sarva-siddhi haya



As escrituras concluem que toda perfeição poe ser alcançada com a ajuda dos santos. Nossa maior riqueza para alcançar o objetivo supremo é a boa associação."

SRI SIKSHASTAKAM KI JAY HO !
SRI CAITANYA MAHAPRABHU KI JAY HO !
SRILA BHAKTI RAKSAKA SRIDHARA DEV GOSWAMI MAHARAJA KI JAY HO !

GOURA PREMANANDE !!
HARI HARI BOL !!

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010



"BHAJA GOURANGA ! JAPA GOURANGA ! LAHA GOURANGERA NAMA HE ! "
**********************************************************************************

Jaya Radhe, Hare Krsna
Todas as glórias a Srila Gurudeva Bv. Narayan Goswami Maharaja e aos vaisnavas puros que tem dado inspiração a almas caídas como eu a continuar cantando os Santos Nomes, anikas e estudando a respeito da Consciência de Krsna. Espero que todos que acessam o blog estejam bem, com saúde e tirando algum proveito das mensagens postadas aqui.

Na intenção de servir a Sri Guru e vaisnavas,
Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das

Dandavat pranamas
Hare Krsna.

*********************************************************************************
"Devoção

Pura"



"na dhanam na janam na sudarim

kavitam va jagad-isa kamaye

mama janmani janmanisvare

bhavatad bhaktir ahaituki tvayi"



Tradução



“Ó Senhor, não desejo

acumular riqueza, seguidores,

belas mulheres, ou salvação.

Minha única súplica é por

Teu serviço devocional sem causa,

Nascimento após nascimento.”



"Iluminação"



"Temos de tentar nos mover nessa direção. Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: “Não quero nenhum dinheiro (na dhanam), não quero a companhia de belas mulheres (na sundarim). Não quero um bom nome, ou a fama de um poeta (kavitam va).” Esse é o significado geral desse verso, mas foi profundamente analisado nos comentários de Bhaktisiddhanta Saraswati e Srila Bhaktivinoda Thakura.

Nosso guru maharaja comentou que riqueza, seguidores, mulheres e erudição representam nesse verso dever, riqueza, prazer sensual e salvação (dharma, artha, kama, moksa). Srila Bhaktivinoda Thakura explicou, nesse contexto, que “riqueza” significa a riqueza que vem em conseqüência ao cumprimento dos deveres prescritos. Também pode significar artha, desenvolvimento econ6omico. Ele diz que “seguidores” quer dizer relações físicas para conforto: esposa, filhos e assim por diante. A palavra sundarim significa kama, a companhia de belas mulheres. E kavitam, poesia, representa moksa, liberação. Aparentemente, a liberação tem um valor alto, mas na realidade trata-se apenas de palavra floreada como na poesia. A liberação é imaginária, pois seu resultado final é a extinção da existência do indivíduo.



Capitalistas do Serviço



Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: “Ó Senhor do universo, oro somente por devoção espontânea a Ti, imotivada por qualquer recompensa. Desejo uma atitude de servidão natural.” Prema significa afeição, amor. Prema quer dizer que: “Tenho de te servir, e em troca tens de me conceder mais tendência a te servir — mais energia e mais anseio em te servir. Meu afeto por ti vai incrementar e os juros vão virar capital, como nos negócios financeiros.” Dessa forma, o devoto ora a Krsna que: “Estou Te servindo, e se quiseres me pagar com alguma coisa, então, dá-me mais capital a fim de incrementar minha tendência serviçal, para que esta seja aumentada.

“Meu Senhor, seja qual for minha situação de nascimento, conforme meu karma, desejo somente Te servir, e oro por serviço desmotivado, sem nada em troca.”

Há quatro tipos de tentações comuns que nos rodeiam pelas quatro direções: dinheiro, seguidores, mulheres e liberação, e isso significa dharma, artha, kama e moksa. A gradação dos diferentes objetivos da vida foi representada cientificamente dessa forma.

Mas Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: “Meu Senhor, não tenho atração pôr nenhuma dessas coisas, somente pôr Ti. Nem mesmo desejo liberação. Não vou pedir: ‘Dá-Me liberação, pois serei capaz de Te servir melhor pôr estar liberado.’” Não se deve impor tal tipo de condição à divindade. A prece mais pura é: “Posso ser pássaro ou animal, aqui ou ali, até mesmo no inferno, conforma meu karma ¾ não importa. Todo meu anseio é de me concentrar numa única coisa: suplico para que minha atração por Ti nunca seja perdida. Suplico para que possa ser sempre aumentada”.

Bhakti, devoção, é ahaituki, sem causa. É bem natural e não possui outro anseio. Alguém pode dizer: “Nunca desfrutarei do lucro, se os juros forem reinvestidos como capital”, mas estaremos interessados no desfrute através da auto-entrega. “Que outros desfrutem às minhas custas”¾ essa é a base do desfrute supremo. O devoto pensa: “Que Krsna desfrute com outros ¾ serei o bode expiatório”.

Bhaktivinoda Thakura diz que, quando uma criança não possui conhecimento, não pode se defender ao ser atacada por um inimigo ou doença. Do mesmo modo, quando a realização do santo nome está num estágio infantil, no começo, podem prevalecer crimes e ofensas contra o nome. As ofensas não se aproximam quando a realização cresce, mas muitas ofensas podem vir e atacar o principiante.



Esquadrão Suicida



Bhaktivinoda Thakura diz: “O santo nome é tão belo, gracioso e atraente que desejo morrer junto a todas as ofensas a ele, para que outros possam desfrutar do seu néctar!” Ele queria se sacrificar como na guerra, quando o esquadrão suicida pulava na chaminé de um navio com bombas nas axilas. O esquadrão suicida começou na campanha do Japão contra os Britânicos, e quando Hitler ouviu falar sobre a coragem deles, disse: “Temos algo a aprender do Japão.” Assim, Bhaktivinoda Thakura ora: “Quero acabar comigo junto com todas as ofensas contra o nome, para que outros possam desfrutar do néctar do santo nome.”

Vasudeva Datta também orou: “Dá-me todos os pecados de todas as almas, e atira-me no inferno eterno, para que elas sejam beneficiadas. Dá-lhes amor por Krsna.” Ele não morre devido a esse sentimento altamente generoso. É dito: “Morrer para viver.” Encontraremos um alcance vivo da vida superior quando tivermos tanta apreciação pelo Senhor a ponto de sentir esse tipo de sentimento. Esse é o desfrute que desejamos.

O último verso do Siksastakam de Sri Chaitanya Mahaprabhu explica esse sentimento. Encontramos um outro exemplo a esse respeito quando o grande sábio Narada veio até as gopis e lhes pediu a posira de seus pés de lótus para tratar da dor de cabeça de Krsna. Encontramos o mais alto nível de abnegação nesse episódio, e esse é o sentido da devoção. A vida do devoto á baseada em sacrifício. Quanto maior o sacrifício, maior o benefício. Sacrifício significa: “Morrer para viver.” Esse á meu ditado favorito. São palavras de Hegel: “Morrer para viver.” Krsna é o consumidor supremo conhecido neste mundo. Não devemos hesitar em nos entregarmos a Ele.





"Rei

da Terra

do Amor"



"ayi nanda-tajuna kinkaram

patitam mam visame bhavambudhau

krpaya tava pada-pankaja

sthita-dhuli-sadrsam vicintaya"



Tradução



“Ó filho de Nanda Maharaja,

sou Teu servo eterno,

mas devido a meu próprio karma,

caí neste terrível oceano

de nascimento e morte.

Aceita esta alma caída

e considera-me

uma partícula de poeira

a Teus sagrados pés de lótus.”





Iluminação



"Sri Chaitanya Mahaprabhu ora aqui: “Ó Senhor, por favor, leva-me em consideração; quero entrar no reino de Teu olhar misericordioso. Não sei cuidar de mim mesmo corretamente, por isso, solicito Teu cuidado. Por favor, acaita-me e deixa-me ingressar. És o meu guardião. Quero viver sob Tua proteção.”

Mas quem é Ele ? Ouvimos diferentes conceitos sobre Deus, mas aqui chegamos aum belo conceito sobre Deus ¾ Krsna, o filho de Nanda Maharaja. Isso só se encontra em Vrndavana.

Um grande erudito espiritualista chamado Raghupati Upadhyaya encontrou-se certa vez com Sri Chaitanya Mahaprabhu perto de Mathura. Eles tiveram uma discussão e Mahaprabhu perguntou-lhe: "A quem desejamos ter como nosso mestre ? Quem é o objetivo final de nossas vidas ?" Raghupati Upadhyaya respondeu:



srutim apare smrtim itare tam anye bhajantu bhava-bhitah

aham iha nandam vande yasyalinde param brahma



"Aqueles que temem o renascimento neste mundo devem seguir o conselho das escrituras Védicas , os outros podem seguir o Mahabharata ; mas quanto a mim, sigo Nanda Maharaja, em cujo quintal a Suprema Verdade Absoluta brinca como uma criança."

As pessoas geralmente estão sob a guia do smrti, a lei Védica no sistema de

varnasrama-dharma, ou deveres sociais Védicos. Ocupam-se dessa forma em

deveres corpóreos com um tom de religiosidade. Entretanto, aqueles que estão livres das demandas físicas, e tentam transcender esta vida de desfrute e exploração, geralmente orientam-se pelos Upanisads, por neles encontrarem instruções mais elevadas.

Raghupati Upadhyaya diz: "Não me importo com tudo isso, mas sinto necessidade de seguir a guia do meu coração. Não estou muito preocupado com o cérebro; considero que a verdadeira paz relaciona-se ao coração. E meu coração está sempre atraído ao pai de Krsna, Nanda. As autoridades afirmam que Krsna é a Suprema Verdade Absoluta, e esse absoluto está engatinhando no quintal de Nanda Maharaja, assim, vejo realidade concreta lá."



Como foi que Nanda atraiu a Suprema Verdade Absoluta ? O devotado rei Pariksit Maharaja pergunta ao menino santo Sukadeva Goswami, no Srimad-Bhagavatam (10.8.46):

nandah kim akarod brahman sreya evam mahodayam

yasoda ca maha-bhaga papau yasyah stanam harih



"Ó conhecedor do Brahman, estás sempre absorto no mundo exclusivamente consciente. Não se encontra nenhum vestígio de referência objetiva mundana em ti, pois estás sempre ocupado no mundo subjetivo do espírito. Tua consciência nunca volta a este nosso mundo objetivo. E dizes que Krsna é a Verdade Absoluta Suprema. Meu mestre, faço-te uma pergunta: que dever Nanda executou, que tipo de realização Nanda teve para que a Verdade Absoluta lhe fosse tão íntima a ponto de aparecer como seu filho e engatinhar em seu quintal ? Parece que Ele está sob o controle de Nanda. O que é isso ? É a coisa mais espantosa. Como é possível ?



A Essência Suprema Mamou em Seus Seios



"Os ioguis, os rsis, os maiores eruditos e penitentes dizem que às vezes têm um raro vislumbre de seus objetos de aspiração e realização, mas depois retornam subitamente. Não conseguem manter a atenção nesse plano por longos períodos de tempo. Como é possível que a Substância Suprema sente no colo de Yasoda e mame em seus seios ? Se tais coisas são reais, se tudo isso é possível, por que eu não deveria estar atraído pelo método que me pode conceder tanta intimidade com a entidade suprema ?"

Raghupati Upadhyaya expressa um ego similar. Ele diz: "Não quero me envolver na discussão e análise sutis das escrituras; só quero me render a Nanda e a seu grupo. Quero por meu nome na lista onde Nanda é o guia mestre."

Podemos obter um bom destino pelo exercício da energia (karma); se não tivermos fé nas conquistas do karma, poderemos tentar a salvação através da elevação da consciência. Mas se inquirirmos sobre a solução da vida com a ajuda de peritos desse reino espiritual superior, como Narada e seu grupo, poderemos ingressar na terra de amor e dedicação.

Minha fé e meu bom senso sobre religião me dizem que se eu vir essa Verdade Absoluta Suprema, que é tão rara de ver , e percebê-lA real, concreta e íntima, encantando diretamente ao meu coração, por que deveria então me ocupar numa busca pelo impossível ? Vou apelar diretamente ao objeto da minha busca. Se alguém me disser que um falcão arrancou minha orelha, será que devo ir atrás do falcão sem primeiro tocar minha orelha para ver se ainda está lá ? Pôr que devo correr daqui para lá se posso ter a Verdade Absoluta tão intimamente ? Se a Verdade Absoluta veio tão gentil com todo Seu encanto, e Seu encanto não é um segredo, e muitos estão atraídos por Ela, por que devo correr atrás da fantasmagoria dos meditadores, abstratores e renunciadores ? Nunca. É questão de bom senso. A correta compreensão que é dada pelas autoridades é que Krsna, o filho de Nanda, é o Supremo. Podemos perguntar, quando chegamos a esse padrão: "Ó filho de Nanda, Krsna, rei da terra do amor: suplico por Teu afeto. Sou teu servo. Sinto interiormente que tenho alguma conexão Contigo. Sou subordinado a Ti, entretanto, estou em circunstâncias adversas. Sinto haver tantos inimigos dentro de mim que tentam me distanciar de Ti para que não possa fixar minha atenção o tempo todo em Ti. Sinto ao mesmo tempo no fundo de meu coração que és o meu mestre, és tudo para mim. Meu coração não se satisfará sem Tua companhia. Por isso é que apelo a Ti: estou em circunstâncias desfavoráveis; estou sofrendo, e sem Tua graça, não vejo meios para aliviar da presente posição de aprisionamento."



A Alma é Como um Raio de Sol



Foi dito: "Sinto que não estou eternamente conectado a Ti; se fosse assim, essa separação seria impossível. Não sou Tua porção plenária como um avatara." Outras encarnações do Senhor Supremo são Suas expansões plenárias (svamsa), mas o jiva é uma represenção parcial de Sua potência (vibhinnamsa). Krsna diz no Bhagavad-gita que os seres vivos são Suas partes, parcelas. A alma vem da potência marginal (krsnera tatastha-shakti, bhedabheda prakasa). A alma é uma parte fragmentada atômica da potência do Senhor assim como um raio do sol. Aqui o devoto ora: "Não sou parte, parcela de Teu próprio corpo, não sou nem mesmo um raio, mas a minha imagem aproxima-se de uma partícula de areia, uma partúcula de poeira ¾nem mesmo um partícula de raio vindo do brilho de Teu corpo." Sriman Mahaprabhu está dessa forma representando em nosso benefício para que nossa petição seja desse tipo: "Não posso me permitir o pensamento de que possuo tamanha sorte de ser considerado uma parte inseparável de Ti. Sou uma parte separável, mas também quero Tua graça. Por favor, sê bondoso comigo; invoco Tua misericórdia por um privilégio especial. Aceita-me em qualquer posição conectada a Ti ¾ mesmo a posição mais baixa. Aprova ao mesmo isso. Considera-me como uma partícula de poeira a Teus pés. Essa é minha súplica."


"

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010



"SRI SACINANDANA GOURA HARI KI JAY HO !!"
*************************************************************************************

Continuação:

"Mais Humilde

que uma Folha

de Grama"



"trnad api sunicena

taror api sahisnuna

amanina manadena

kirtaniyah sada harih"



Tradução



“Aquele que é mais humilde

que uma folha de grama,

mais paciente que uma árvore,

que honra devidamente os outros

sem desejar tal honra para si,

é qualificado para cantar sempre

o santo nome de Krsna.”



Iluminação



"Deveríamos nos estabelecer principalmente no seguinte humor: de nos considerarmos como pior dos piores. Srila Bhaktivinoda Thakur deu sua análise sobre o significado desse verso como se segue: até uma folha de grama tem seu valor, mas nós não temos nem mesmo o valor de uma folha de grama. Não temos valor positivo. Uma coisa é o homem não ser educado, mas um louco é pior do que um mal educado. Ele pode pensar ¾ mas só anormalmente. Por isso, Srila Bhaktivinoda Thakur diz: “Tenho alguma consciência, alguma inteligência, mas estão mal orientadas. Uma folha de grama não sofre de má orientação. Quando é pisada, não tende a se mover em direção oposta. A folha de grama pode ser soprada de cá para lá por uma tempestade, ou pelo ambiente externo, enquanto eu sempre reluto em ir numa direção em particular. Se as ondas do meio ambiente tentam me levar numa certa direção, eu tento me opor. Se realmente considerares meu verdadeiro valor, concluirás que minha posição é inferior à de uma folha de grama, porque tendo a me opor.”

Quando desejamos nos conduzir a uma relação mais íntima com a bondade infinita, devemos pensar que: “Não tenho valor. Ou melhor, meu valor é negativo. Minha tendência é de oposição à graça do Senhor. Se Krsna tenta me agraciar, tento resistir. Sou constituído de tal elemento que cometo suicídio espiritual. Krsna vem me agraciar, mas eu me oponho: a energia que há dentro de mim tenta o suicídio. Essa é minha situação, mas a folha de grama não se opõe a ninguém. Minha situação é assim tão sórdida.” Devemos vivenciar estarmos nesse predicamento. Podemos aceitar a bondade da Verdade Absoluta na forma de Seu santo nome com esse cuidado.

Não devemos achar que o caminho será tranqüilo; podem vir muitos problemas externos. Quando os devotos vão cantar Hare Krsna nas ruas, muitas pessoas gritam: “Ei, seus macacos! Macacos cara-vermelha!” Virão muitas formas de impedimentos e oposição que tentarão nos afetar e nos dissuadir desse caminho, mas temos que praticar tolerância como a de uma árvore. Por que a árvore foi citada como exemplo ? Analisou-se assim: se ninguém regar a árvore, ela não protesta ¾ “Oh! Dai-me água!” Se alguém vem perturbar a árvore, arrancando suas folhas, cortando seus galhos, ou até mesmo pondo-a abaixo com machadadas, ela permanece silenciosa; não faz nenhuma oposição. Devemos ver que o insulto, a pobreza, a punição, ou outras ações desfavoráveis são necessárias para nos purificar, e seremos liberados da existência material com um pouquinho de punição.

Através da consciência de Krsna, conectamo-nos ao objeto supremo da vida, a maior satisfação da vida ¾ quanto estamos prontos a pagar por isso ? É inconcebível. Devemos aceitar com um sorriso qualquer pequena demanda que nos for exigida, considerando o objetivo supremo. Se estamos realmente confiantes, se temos fé em nosso brilhante futuro, então devemos pagar alegremente.



“Krsna ¾ Vou Te Dar uma Lição!”



Certa vez, Srila Gaurakishora dasa Babaji Maharaja, mestre espiritual de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, estava mendigando um pouco de arroz pela cidade de Navadwipa, em várias casas. Os habitantes das aldeias às vezes atacam ou insultam os devotos e nem mesmo poupavam uma alma tão elevada quando chegava a suas residências. Alguns garotos jogavam pedras e atiravam barro nele, quando ele pensou: “Krsna, estás sendo cruel comigo! Vou reclamar de Ti para Tua mãe Yasoda.” Esse era seu ponto de vista, e assim ele harmonizava tudo. Devemos aprender a ver Krsna em tudo que venha a nos perturbar ou atacar. Na avaliação filosófica é claro que nada pode acontecer sem o desejo de Deus. Mas, numa forma concreta, o devoto vê: “Oh, Krsna! Estás apoiando essas crianças, estás me perturbando, e vou Te dar uma lição. Sei como lidar Contigo. Vou reclamar à Tua mãe Yasoda, e ela vai Te castigar.”

Devotos avançados são fixos na consciência de que Krsna está pôr trás de tudo, e aceitam tudo dessa forma. Essa atitude é nosso farol de orientação, pois nos conduzirá a superar as coisas que são aparentemente desfavoráveis para nós. Encontramos um doce ajuste aqui, e assim, somos aconselhados a sermos mais tolerantes do que uma árvore. Podemos ficar sem fazer nenhuma oposição; ainda assim, a oposição virá nos perturbar. E temos de perdoar.

E temos de respeitar os outros. Prestígio é o maior e mais sutil inimigo de um devoto de Krsna. Orgulho é o pior inimigo de um devoto de Krsna. E orgulho nos leva finalmente à conclusão dos mayavadis, os monistas. Eles dizem: so’ham ¾ “Eu sou!” Não: daso’ham, “Eu sou subordinado!” Mas dizem: “Eu sou o Elemento Supremo; eu sou Isso; eu sou Ele”, eliminando de suas considerações o fato de qu e somos insignificantes e estamos sofrendo na miséria. Osmayavadis, impersonalista, ignoram todas as coisas práticas, mas posição, ou ego (pratistha), é nosso pior inimigo. Somos aconselhados nesse verso a lidar com prestígio e posição numa forma especial.



A Área de Escravidão de Krsna



Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: “Não deves desejar respeito de ninguém ou mesmo do próprio meio ambiente; ao mesmo tempo, deves prestigiar todos e tudo no meio ambiente conforme a posição. Respeita, mas sem desejar nenhum respeito externo.” Devemos ser muito meticulosos a esse respeito, pois o orgulho é nosso inimigo oculto, nosso pior inimigo. Se de alguma forma pudermos evitar ou conquistar esse inimigo, estaremos aptos para entrar na área de escravidão de Krsna e nos juntarmos àqueles que entregam suas vidas completamente em sacrifício a Ele. O significado geral desse verso é: “Nunca procures posição ou prestígio de nenhuma parte. Ao mesmo tempo, honra todos e tudo conforme teu entendimento.”



Um Grande insulto



Quando nosso mestre espiritual, Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, foi para Vrndavana no início dos anos 30, ele andava num automóvel. Tal nunca se ouvira até aquela época, com respeito a um santo. Certo dia, um sacerdote insultou nosso guru, censurando a posição de Srila Raghunatha Dasa Goswami, preceptor da nossa mais elevada concepção de alcance espiritual. Ele se vangloriou: “Não somos apenas residentes da terra sagrada, mas membros da casta de sacerdotes exaltados (brahmanas). Portanto, podemos oferecer nossas bênçãos a Dasa Goswami. Ele nasceu numa família de classe baixa, e ele próprio nos pediu tal bendição.”

Dasa Goswami orou certa vez, com grande humildade:



gurau gosthe gosthalayisu sujane bhusuragne

svamantre sri-namni vraja-nava-dvandva-sarane

sada dambham hitva kuru ratim apurvam atitara

maye svantarbhratas catubhir abhiyace dhrta-padah



“Ó mente ¾ minha irmã! Caio a teus pés e imploro: Abandona todo orgulho e sempre saboreia amor extático enquanto te lembras do guia divino, da morada sagrada de Vrndavana, dos vaqueiros e leiteiras de Vraja, dos devotos amorosos do Senhor Supremo Sri Krsna, dos deuses na terra ou dos brahmanas, do Gayatri mantra, dos santos nomes de Sri Krsna, e do jovem casal divino de Vraja, Sri Sri Radha-Govindasundara.”

O sacerdote observou: “Somos residentes da morada sagrada de Vrndavana, e brahmanas também, portanto, estamos em posição para dar benções a Raghunatha Dasa Goswami.” Quando nosso guru maharaja, que estava em Radha-kunda na ocasião, ouviu essas palavras, começou a jejuar. Ele comentou: “Tenho de ouvir isso ? Esse sujeito está sob o controle da luxúria, da ira e da cobiça, e diz que pode dar sua graça a Dasa Goswami, o preceptor mais respeitado em nossa linha! E tenho de ouvir isso ?” Ele decidiu jejuar, sem retaliar seu comentário.

Nós também paramos de comer, e todo o acampamento começou a jejuar. Então, quando os cavalheiros locais souberam que todo o acampamento estava jejuando, procuraram pelo sacerdote blasfemador e o trouxeram perante nosso guru maharaja. O sacerdote implorou para ser perdoado. Nosso guru maharaja ficou satisfeito e quebrou o jejum, após mostrar-lhe algum respeito. Alguém disse a nosso guru maharaja na ocasião: “Eles são tolos ignorantes. Pôr que devemos ficar tão afetados com suas palavras ? Devias ignorá-las”. Nosso guru maharaja disse: “Se eu fosse um babaji comum e ouvisse tal comentário, poderia simplesmente tapar os ouvidos e ir embora. Mas estou atuando como acharya, aquele que ensina pelo próprio exemplo. Qual a justificativa para eu andar num automóvel, se não me oponho a tais comentários contra meu gurudeva ?”

Ele costumava usar essa expressão muitas vezes: “Por que estou andando de automóvel aqui em Vrndavana ?” Ele disse: “Se eu fosse um niskincana babaji, santo vivendo em reclusão vestindo apenas um pedaço de pano, não me oporia a esse homem. Simplesmente, deixaria o local e iria embora. Mas porque estou andando num grande automóvel na posição de acharya, professor, preciso defender a dignidade de grandes devotos. Aceitei essa missão e não posso evitar as circunstâncias. Tenho de enfrentar e fazer todo o possível para que tais coisas não continuem sem denúncia ou oposição.”

A humildade deve ser ajustada ou modificada na aplicação prática. certa vez, quando um templo Hare Krsna foi atacado, os devotos usaram uma arma para defender o templo. Mais tarde, houve reclamações das pessoas da região. Eles diziam: “Oh, eles são humildes ? Eles são tolerantes ? Por que nào seguiram o conselho de Sri Chaitanya Mahaprabhu para serem mais humildes do que uma folha de grama e mais tolerantes do que uma árvore ? Eles não podem ser devotos!” Chegavam muitas reclamações até mim, mas os defendi dizendo: “Não, eles agiram corretamente. A instrução para ser mais humilde que a folha de grama quer dizer que deve-se ser humilde com um devoto, não com um louco.”

As pessoa comuns são ignorantes; são loucas. Não sabem o que é bom ou mal, portanto, suas considerações não têm valor. Quem é qualificado para julgar se um devoto está respeitando a todos sem esperar respeito para si próprio ? Quem vai julgar se ele á realmente humilde e tolerante ? Loucos ? Pessoas ignorantes ? Será que eles têm algum bom senso para julgar quem é humilde, quem é tolerante, e quem é respeitoso com os outros ? Deve haver um padrão para julgar a humildade. Interessa-nos o critério de pensadores elevados, e não a consideração das massas ignorantes.



Padrão de Humildade



Claro que qualquer um pode enganar o povo com humildade superficial. Só que “show” de humildade não é humildade verdadeira, que tem de provir do coração, e ter um propósito real. Tudo — humildade, tolerância e modéstia — deve ser considerado através do julgamento de uma pessoa padrão, normal, e não pelos ignorantes que são como elefantes, tigres, e chacais. Deveriam poder julgar o que é humildade, audácia e impertinência ? Claro que não. Deveria um devoto pensar: “A Deidade no templo está para ser perturbada, mas devo ficar quieto e não fazer nada. Devo ser humilde e tolerante. Está entrando um cachorro no templo; preciso respeita-lo ?” Não. Isso não é verdadeira humildade.

Precisamos de uma concepção normal da realidade. Não podemos permitir a continuação dessas anomalias em nome de respeito aos outros. Não devemos pensar que podemos permitir que alguém prejudique os devotos ou perturbe o templo, e, desse modo, seremos humildes e tolerantes e estaremos respeitando os outros. Não nos interessa apenas o significado físico das escrituras, mas o significado real.

Ser humilde significa que sou escravo do escravo de um Vaishnava. Devemos prosseguir com essa consciência. Se alguém vem perturbar meu mestre, devo me sacrificar primeiro, pensando: “Meu sacrifício não será nenhuma perda, pois sou da menor importância; devo me sacrificar para manter a dignidade do meu guru, dos devotos e do Meu Senhor e de Sua família.”

Devemos sempre compreender o que é que deve ser honrado. Nós respeitamos a Verdade Suprema, o Senhor dos Senhores; nossas atitudes devem acontecer em harmonia com isso. Se mantivermos constantemente o conceito supremo de relatividade dentro de nós, veremos que somos os mais baixos. Devemos nos sacrificar, se nossos guardiões estiverem em perigo. Tudo isso deve ser levado em consideração quando se tenta entender o significado de humildade, não é imitação física — mas humildade genuína; é uma questão de realização prática. Fama e honra devem ser destinadas ao Senhor e Seus devotos, a mais ninguém.

Claro que nos estágios superiores a humildade tem de ser ajustadas de outra forma para os paramahansa-babajis, devotos mais elevados que são como cisnes e abandonaram toda conexão com este mundo material. Mas no estágio de pregação, o devoto de segunda classe deve aceitar as coisas diferentemente. Como nossoguru maharaja disse: “Se eu estivesse atuando como babaji, santo recluso e pacífico, teria saído do local sem fazer nenhuma oposição. Mas quando estamos pregando e assumimos a responsabilidade de conduzir tantas almas ao reino do Senhor, nosso ajuste deve ser de acordo.” Geralmente, devemos ser indiferentes com os inamistosos, mas quando pregamos em nome do Senhor de forma organizada, nosso dever muda: não podemos ser indiferentes com antagonistas.

As escrituras mencionam, através de Jiva Goswami, que se devem considerar esses tópicos conforme o padrão de cada um em particular, antes de tomar as ações necessárias. Sua decisão é que se o devoto estiver numa posição de poder, se for um rei, e se alguém blasfemar um Vaishnava autêntico, ou santo, o rei deve aplicar punição corporal, com a extradição do ofensor ou por cortar a língua dele (vaishnava nindaka jihva hata). Isso não é dever para pessoas comuns, pois haverá distúrbio se agirem assim. Nunca devemos desejar infligir punição física a ninguém.

Hanuman é um Vaishnava, mas vimos que destruiu tantas vidas. O mesmo vale para Arjuna e tantos outros devotos. Até mesmo Krsna e Ramacandra mataram tantos demônios em batalhas. O verdadeiro significado de humildade não é meramente uma representação física de brandura. Sempre que houver um insulto ao guru ou aos Vaishnavas, o devoto vai se opor aos blasfemadores de acordo com seu poder.

Bhaktivinoda Thakura diz em uma de suas canções que não devemos apenas tolerar as más ações de outros e perturbações do meio ambiente, como também temos de fazer bem àqueles que nos torturam. O exemplo citado é a árvore. Mesmo quem está cortando a árvore obtém sombra e conforto dela enquanto a põe abaixo. Em conclusão, ele diz que humildade, misericórdia, respeito aos outros e renúncia a nome e fama são as quatro qualificações para cantar o santo nome de Krsna.

Somos o mais baixo dos inferiores. Devemos estar sempre conscientes de que somos mendigos. Devemos pensar que: “Embora eu seja um mendigo, vim mendigar a coisa suprema; que nenhuma perturbação me faça dissuadir dessa tentativa.” Ao mesmo tempo, nossa atitude para com o meio ambiente deve ser de respeito.

Assim, ao se tornar educado na concepção Krsna de divindade, cada um deve ser respeitado conforme sua posição. A orientação na adoração ao santo nome (nama-bhajana) é que devemos adotar a posição de escravo do escravo de um escravo do Senhor. Se desejas cantar o santo nome de Krsna, então não perde tua energia com as frivolidades deste mundo. Não permite que tua atenção seja perturbada por aquisições insignificantes, como prestígio ou ganho relativo a dinheiro ou conforto físico. Lembra-te, estás na tentativa pela maior coisa, e todas as outras coisas são muito pequenas em comparação à consciência de Krsna. Portanto, não perde tua energia e tempo valioso. Sê econômico. Tens a chance de alcançar o objetivo supremo da vida."

domingo, 14 de fevereiro de 2010



"NITYA LILA PRAVISTA OM VISNUPADA ASTOTARA SATA DRI DRIMAD BHAKTI RAKSAKA SRIDHARA DEV GOSWAMI MAHARAJA KI JAY HO !!"

************************************************************************************
Continuação:

"Os Ilimitados Nomes de Deus"



"namnam akari bahudha nija-sarva-saktis

tatrarpita niyamitah samarane na kalah

etadrsi tava krpa bhagavam mamapi

durdaivam idrsam ihajani nanuragah"



Tradução



“Ó meu Senhor, Teu santo nome

a todos concede ventura.

E possuis ilimitados nomes

como Krsna e Govinda,

pelos quais Te revelas.



Em Teus vários santos nomes

bondosamente investistes

toda Tua potência transcendental.

Para cantar esses nomes,

não há regras estritas

sobre tempo ou local.



Por Tua misericórdia sem causa

descendestes

na forma do divino som,

mas minha imensa má sorte

é não ter amor

por Teu santo nome.”



"Iluminação"



"Foi dito aqui: “Ó meu Senhor, revelastes o cantar de Teu santo nome, e investistes todo Teu poder nesses nomes.” Tanto o santo nome de Krsna quanto Sua potência são eternos. Todas as potências e energias se encontram dentro do santo nome de Krsna. E não existe tempo ou local em particular, fixados para cantar o nome. Não é necessário que se cante apenas pela manhã, ou só depois de tomar banho, ou quando se for a um local sagrado – essas condições não existem. Pode-se cantar o santo nome de Krsna a qualquer hora, em qualquer lugar, e sob qualquer circunstância.

Sri Chaiatnya Mahaprabhu diz nesse verso: “Ó Krsna, deste a oportunidade mais sublime a todos. És tão infinitamente gracioso que nos concedeste o serviço a teu santo nome (nama-bhajana). Mesmo assim, minha má sorte é a pior. Não encontro nenhum desejo intenso dentro de mim para aceitar o nome. Não vejo nenhuma ânsia natural para cantar o nome. O que posso fazer ?”

Esse é o segundo dos oito preceitos de Sriman Mahaprabhu. le diz: “Ó Senhor, fizeste de tudo para me elevar deste mundo de relatividade. Tua tentativa em me libertar é tão magnânima, tudo que me pedes é um pouco de cooperação em aceitar Tua graça, mas minha audição ensurdece ao Teu chamado magnânimo. Ó Senhor, estou perdido.”

Sri Chaitanya Mahaprabhu nos deu muita esperança no primeiro verso de Seu Siksastakam ou oito preceitos. Ele explica que o cantar do santo nome de Krsna, quando empreendido corretamente, progride passo a passo, revelando sete conseqüências. O primeiro efeito é limpeza da consciência; o segundo é liberação da relatividade mundana. A bondade positiva desperta em nosso coração como terceiro efeito e nos leva a Vrndavana. Aí, sob a guia de svarupa-shakti – yogamaya, a energia interna do Senhor – alcançamos o conceito vadhu: somos potência, somos destinados a servir a Krsna, incondicionalmente. Vadhu quer dizer o rasa que concede conexão plena com Krsna (madhurya-rasa).



Oceano Extático de Felicidade



Quais as outras conseqüências que advêm, após alcançar esse estágio ? A pessoa se torna uma partícula no oceano de felicidade, e essa felicidade não é insípida ou estática, mas sempre nova e dinâmica; é purificante ao extremo. Apesar de termos permissão para manter nosso conceito individual, quando aceitamos o nome, sentimos que todas as partes de nossa existência se purificam ao máximo. Isso não afeta apenas a pessoa, mas todos que se conectarem com nama-sankirtana. Todos experimentarão conversão em massa, a purificação máxima. Esses são os sete resultados de cantar o santo nome.

Após mencionar essa tese em Seu primeiro verso, Mahaprabhu dá a antítese no segundo verso. Se há uma esperança tão grande no santo nome, pôr que estamos tendo tantos problemas ? Qual é a dificuldade ? Pôr que não realizamos a vantagem da magnânima aprovação da divindade encontrada no santo nome ? Está provindo uma graça inestimável da parte de Krsna. Ele nos deu tantas oportunidades, exigindo o mínimo de nós. Precisamos ter algum gosto, alguma ânsia para aceitar o santo nome; aí está a dificuldade – não temos nada disso. Qual a nossa esperança então ? Como conseguiremos isso ? Podemos estar nos aproximando do santo nome formalmente, e, não, do fundo do coração; por qual processo então poderemos obter benefício e progredir ? O terceiro verso responde a essa pergunta.

Mesmo que a pessoa sinta não possuir o depósito mínimo necessário para receber o benefício, ainda assim, não é um caso perdido. A própria natureza dessa realização a leva à concepção de humildade. Quando alguém começa a praticar devoção ao Senhor infinito, só pode se sentir sem nenhum valor em relação ao infinito. E pensa: “Não tenho nada para retribuir; até o requisito mínimo para receber a graça do Senhor inexiste em mim.” Isso o leva ao conceito de que: “Não sou qualificado. Sou completamente vazio.”

O devoto sente de coração que não é apenas indigno mas, também, desprezível para o serviço ao Senhor. Krsnadasa Kaviraja Goswami diz: “Sou inferior a um verme no excremento e mais pecaminoso do que Jagai e Madhai (jagai madhai haite muni se papistha purisera kita haite muni se laghistha).” Não devemos ficar desencorajados quando pensamos que não temos nem mesmo o mínimo de mérito necessário para o serviço ao santo nome de Krsna, pois esse tipo de consciência é natural para um devoto.

Ao mesmo tempo, temos que nos prevenir contra uma concepção insincera de nossa própria devoção; esse é o nosso inimigo. Está tudo bem pensar que: “Não tenho um mínimo de atração ou gosto pelo Senhor.” Mas é perigoso pensar: “Tenho algum gosto, alguma ânsia, alguma devoção pelo Senhor.”



O Mundo Egoísta



Se desejamos ter uma conexão com o infinito, devemos estar totalmente vazios; nossa auto-abnegação deve ser completa. A realização mundana é algo negativo, livremo-nos disso completamente. Devemos pensar: “Não sou nada; não tenho qualidades para ser aceito ou usado no serviço ao Senhor. Sou completamente inepto.” Devemos retirar-nos completamente do mundo egoísta e permitir que yogamaya, a energia interna do Senhor, nos capture. Um escravo não tem posição; toda posição é do mestre; tudo é dEle. Nossa verdadeira qualificação será vivenciarmos isso. Quando acharmos que temos alguma qualificação, começam as dificuldades. Por isso, o próprio Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: “Não vejo nenhum vestígio de amor por Krsna em Meu coração (na prema gandho’sti darapi me harau)”. Esse é o padrão de humildade. Deve ser um sentimento sincero; não pode ser imitação. Sejamos cuidadosos. Não nos aventuremos a imitar devotos elevados. A única qualificação para cantar o santo nome de Krsna é o sentir autêntico, o conceber que não possuímos nada, e que tudo é dEle."

Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja Ki Jay ho !!

sábado, 13 de fevereiro de 2010



Jaya Radhe, Hare Krsna
Srila Bhaktivedanta Narayan Goswami Maharaja ki jay ho !!
Srila Gurudeva ki jay ho !!
Srila Bhaktivedanta Swami Maharaja Prabhupada ki jay ho !!
Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja ki jay ho !!
Guru Param para ki jay ho !!
Sri Sri Goura Nitai ki jay ho !!

Dandavat pranamas a todos que acessam o blog.Faço votos que todos estejam bem e com saúde, felizes em consciência de Krsna.
Na intenção de servir Sri Guru e vaisnavas, postarei o texto Sri Siksastakam - O Evangelho de Sri Caitanya Mahaprabhu, comentado por Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja, postado no site Guardiões da Devoção de Vyasa Prabhu a quem desde já agradeço por disponibilizar o texto.

Como todos os escritos de Srila Sridhara Maharaja, o texto é inspirador e muito doce e serve como inspiração para a pratica do cantar dos Santos Nomes. A cada dia postarei um trecho e espero que seja útil a todos que o estudarem.

Srila Bhakti Raksaka Sridhara Dev Goswami Maharaja ki jay ho !!
Sri Sri Gour Nitai Nataraja ki jay ho !!
Srila Gurudeva ki jay ho !!

Vaisnava dasa anudasa
Adhoksaja Das

" SRI SIKSASTAKAM - O EVANGELHO DE AMOR DE SRI CAITANYA MAHAPRABHUI "


Iluminação

de

Srila Bhakti Rakasak Sridhara-Dev Goswami

Fundador-Acharya da Sri Chaitanya Saraswat Math



"patrapatra-vicara nahi sthanasthana

yei yanha paya, tanha kare prema-dana"


“Ao distribuir o amor a Deus, Caitanya Mahaprabhu e Seus associados não levavam em conta quem era candidato apto e quem não era, nem onde tal distribuição deveria ou não acontecer. Eles não impunham condições. Onde quer que tivessem oportunidade, Caitanya Mahaprabhu e Seus associados distribuíam amor a Deus.”

Sri Caitanya Caritamrta Adi-lila, 7 verso 23


"O Santo Nome de Krsna"


"ceto-darpana-marjanam bhava-maha-davagni-nirvapanam

sreyah-kairava-candrika-vitaranam vidya-vadhu-jivanam

anandambudhi-vardhanam prati-padam purnamrtasvadanam

sarvatma-snapanam param vijayate sri-krsna-sankirtanam"


Tradução


“O santo nome de Krsna limpa o espelho do coração e extingue o fogo da miséria na floresta de nascimento e morte.

Como o lótus noturno floresce nos raios refrescantes do luar, o coração começa a florir no néctar do nome.

Por fim a alma desperta ao seu tesouro interno real – uma vida de amor com Krsna.

Repetidamente saboreando néctar, a alma mergulha e vem à tona no oceano sempre crescente de felicidade extática.

Todas as fases do ser que podemos conceber estão plenamente satisfeitas e purificadas, finalmente conquistadas pela oniauspiciosa influência do santo nome de Krsna.”



Iluminação


"Sri Chaitanya Mahaprabhu é o pioneiro de Sri Krsna Sankirtana. Ele disse: “Vim para inaugurar o cantar do santo nome de Krsna, e o nome alcançará cada rincão e canto do universo (prthivite ache yata nagaradi-grama sarvatra pracara haibe mora nama).”

O que significa sankirtana ? Samyak quer dizer “cheio” e kirtana, “canto”. As duas palavras juntas formam sankirtana que geralmente significa: “canto coletivo do santo nome de Krsna”. Samyak significa cheio não apenas em quantidade mas também em qualidade. Cheio em quantidade quer dizer extensivo em número, coletivo. Cheio em qualidade significa oração plena. Oração plena só pode significar glorificação a Krsna, e a nenhum outro deus.

Assim, sankirtana significa kirtana completo, uma canção em louvor ao todo completo, à Verdade Absoluto; qualquer coisa além disso é uma representação parcial sujeita, até certo ponto, a defeitos. Portanto, Krsna deve ser louvado. Suas glórias devem ser cantadas, porque Ele é tudo. Ele é o mestre, o distribuidor tanto do bem quanto do mal, o Controlador Absoluto de tudo. Tudo existe devido a Ele. O propósito da vida é satisfeito somente nEle. Do mesmo modo como um cavalo pode ter seus movimentos controlados por uma rédea, e correrá livremente se for solto, a prece que não é obstruída por nenhum propósito mundano, correrá direto à Suprema Causa, Krsna.

A palavra sri significa Laksmidevi, a potência de Krsna. Isso quer dizer que no sankirtana Krsna é adorado junto com Sua potência, pois a potência de Krsna está incluída nEle.

Sri Chaitanya Mahaprabhu diz que sri-krsna-sankirtana florescerá por todo o mundo; será vitorioso sem nenhum empecilho (param vijayate sri-krsna-sankirtanam). Deve ser espontâneo, sem restrições e fluir naturalmente. Deve ser exclusivo, independente e sem reservas. A prece a Krsna deve ser cantada conjuntamente, é uma vibração benéfica ao mundo inteiro. Só se pode realizar sri-krsna-sankirtana pela rendição e devoção pura.


Limpando o espelho da mente


Quais são os diferentes estágios porque passaremos ao cantar o santo nome de Krsna ? O primeiro estágio é a limpeza do espelho da mente. Se o espelho do sistema mental estiver coberto de poeira, não veremos as coisas claramente, e não refletiremos corretamente o conselho das escrituras. Quais são os diferentes tipos de cobertura de poeira no espelho da mente ? Nossos desejos infinitos, fugazes e organizados são considerados poeira, e nossos corações e mentes estão cobertos com várias camadas dessa poeira. Assim, não podemos ver as coisas devidamente, pois não refletirão adequadamente em nossa mente, coberta com infinitos desejos ordinários desta vida mundana (bhukti-mukti-siddhi-kami-sakali’asanta).

Portanto, o primeiro efeito de sri-krsna-sankirtana é a limpeza da mente. O sistema social védico (varnashrama-dharma) foi formado com esse objetivo. Se executarmos nossos deveres sociais perfeitamente, sem nenhuma atração pelas conseqüências, obteremos purificação da consciência – mas o primeiro estágio de nama-sankirtana nos concede o resultado final de varnashrama-dharma : a purificação do coração e da mente. Assim entenderemos corretamente o conselho védico.

O próximo efeito do cantar do santo nome é que extingue o fogo da existência material na floresta de repetidos nascimentos e mortes. Somos forçados à criação e, novamente, à morte. A onda mundana pega a alma, que se mistura com sua vibração em diferentes estágios. O segundo efeito de sri-krsna-sankirtana interrompe isso, e nos tornaremos liberados.

No primeiro passo a inteligência é purificada. No segundo passo, o santo nome causa a liberação da grande conflagração das três misérias. As três misérias são adhyatmika: misérias da mente e do corpo, como doenças e ansiedade mental: adhibhautika: misérias causadas por vizinhos: humanos, animais, insetos e tantas outras criaturas; e adhidaivika: catástrofes naturais como fome, enchentes e terremotos. Temos de sofrer desses três tipos de misérias que queimam no coração como fogo. Mas tudo isso é extinto para sempre através do segundo passo de nama-sankirtana que nos concede alívio.


O objetivo Supremo da Vida


O próximo estágio é sreyah-kairava-candika-vitaranam: o santo nome nos concede o objetivo supremo da vida. Após nos livrarmos dessas duas ocupações negativas, começa a ocupação positiva que nos levará fianlmente à realidade, à verdade real, que é eterna, auspiciosa e bela. Ele nos leva à essa situação auspiciosa que está além deste mundo de dificuldade, e de um modo geral, alcançamos o objetivo supremo, sublimemente auspicioso, o melhor benefício através do cantar do santo nome de Krsna. Se analisarmos esse estágio minuciosamente, veremos que o santo nome nos conduz a uma relação pessoal íntima com Krsna, compreendendo neutralidade, servidão, amizade e afeição paternal (santa, dasya, sakhya e vatsalya rasa). Sreyah abriga a graça de Nityananda Prabhu, pois é pela graça dEle que podemos obter permissão para adorar Radha e Krsna em Vrndavana (nitaiyer karuna habe braje radha krsna pabe).

O próximo estágio é vidya-vadhu-jivanam. O santo nome nos prepara para a rendição indiscriminada a Krsna, encontrada no amor conjugal (madhurya-rasa), onde os devotos se rendem infinitamente à disposição de Krsna.

O estágio seguinte é anandambudhi-vardhanam. Quando alcançamos o nível adequado durante o cantar do nome de Krsna, encontramos o oceano transcendental, que está além de qualquer tipo de experiência. O nome vem para se afirmar sobre nós, conforme o grau de nossa rendição, e quando a rendição for total, sentiremos um novo tipo de alegria extática; experimentaremos um oceano infinito de felicidade que não é estática, mas sempre dinâmica. Lá, encontraremos vida nova e um novo tipo de bem-aventurança. Nunca se tornará sem graça ou estática, mas vamos saborear a cada momento o sabor do oceano infinito de êxtase.


Auto Purificação Total


O último efeito é que nossa existência é plenamente purificada. Esse tipo de desfrute não polui – purifica. Desfrute quer dizer exploração. Desfrute mundano gera reação e a poluição atrai o desfrutador, mas aqui, sendo Krsna o agressor, o resultado é purificação. Todo desfrute que vem do centro, do desejo autocrático de Krsna, purifica-nos plenamente.

As palavras sarvatma-snapanam nesse verso significam que todas as diversas fases do eu, que podem ser concebidas, são totalmente satisfeitas e purificadas imediatamente pelo cantar do santo nome de Krsna. Há um outro significado para sarvatma-snapanam. Se orarmos a Krsna coletivamente, seremos purificados conforme nossa capacidade. Qualquer um que entrar em contato com o som transcendental será purificado, tanto o cantor quanto a audiência. Snapanam significa “purificando”. Essa vibração purifica todos e tudo que entrar em contato com ela.

Assim, Mahaprabhu diz: “Continuem com o sankirtana, o canto coletivo do santo nome de Krsna”. É claro que sankirtana tem de ser genuíno, por isso é necessária a associação dos santos. Não é uma tentativa empírica. Estamos tentando uma conexão com o reino sublime e incondicional que pode descender aqui para nos ajudar. Precisamos dessa fundamental conexão com a realidade superior. O nome de Krsna não é um som meramente físico, não é superficial, é algo imenso e elevado (nama aksara bahiraya bate tabu name kabhu naya). Estamos no plano de existência marginal, portanto, precisamos de alguma conexão superior para que a onda desça do reino superior, venha a nós e propague sua influência externamente também.

O sankirtana do santo nome de Krsna produzirá esses sete resultados onde quer que esteja. Esse é o significado do primeiro verso de Mahaprabhu. O primeiro efeito é que o santo nome limpa a alma, atacada pela sujeira dos desejos mundanos. O segundo efeito concede mukti, liberação, independência perfeita das forças materiais. O terceiro efeito traz a verdadeira fortuna: a abretura do tesouro da alma. As riquezas naturais da alma despertam gradualmente através do santo nome de Krsna. Sri Chaitanya Mahaprabhu inclui aqui as outras formas de relacionamento com a Personalidade Absoluta. Ele assume o humor de devoção conjugal para descrever o próximo passo, onde se está totalmente à disposição para o desfrute de Krsna, rendendo tudo incondicionamente para Seu máximo prazer.


Eu Precisaria de Milhões de Bocas


O passo seguinte é saborear Sua companhia extática. Quem pode cantar o santo nome de Krsna propriamente em Vrndavana, o reino de Krsna, vai se expressar com um tipo de ego peculiar:


tunde tandavem ratim vitanute tundavali-labdhyate

karna-kroda-kadambini ghatayate karnarbudebhyah sprham

cetah-prangana-sangini vidjayate sarvendriyanam krtim

no jane janita kiyadbhir amrtaih krsneti varna-dvaya


“Quando o santo nome aparece nos lábios de um devoto, este começa a dançar loucamente. Aí, o nome domina e assume o controle sobre ele, como se perdesse o controle de seus próprios lábios, e o devoto diz: ‘Como posso capturar o êxtase do santo nome com uma boca só ? Preciso de milhões de bocas para saborear sua doçura ilimitada. Nunca ficarei satisfeito cantando apenas com uma única boca.’”

Quando o som “Krsna” entra nos ouvidos, ele sente que o som transcendental desperta em seu coração. Ele pensa: “Por que só dois ouvidos ? Isso é uma grande injustiça do criador – preciso de milhões de ouvidos! Assim, meu coração poderia ficar um pouco satisfeito quando ouvisse o doce nome de Krsna. Quero milhões e milhões de ouvidos para ouvir o doce nome de Krsna.” Esse é o temperamento do devoto quando sua atenção está dirigida ao santo nome. Aí, ele desmaia, perde os sentidos, mergulhando num oceano de êxtase e felicidade. E diz muito desapontado: “Falhei em compreender a qualidade e quantidade de substância do nome de Krsna. Estou perplexo. Que tipo de mel doce está contido no nome ?” E assim, o cantor do nome fica maravilhoso.


A Mística Música da Flauta de Krsna


Foi Sri Chaitanya Mahaprabhu quem nos ensinou isso, Ele disse: “Cantem corretamente o santo nome, a representação sonora da doçura absoluta.” Essa doçura também se encontra na música da flauta do Senhor. O som da flauta de Krsna tem o grande poder místico de capturar e satisfazer a todos e tudo. A corrente do Yamuna ficou paralisada quando ouviu o som da flauta de Krsna. O doce som da flauta de Krsna atrai as árvores, os pássaros e os animais. Tudo que entra em contato com a doce vibração da flauta de Krsna fica atônito.

A vibração sonora pode fazer milagres, o som possui a mais elevada potência de captura. O som pode criar ou destruir. Pode fazer qualquer coisa, e tem uma grande capacidade intrínseca. Vem do plano mais sutil, além do éter. O som universal é doçura e bondade absolutas. Quão poderoso é ele – como pode nos capturar! Poderemos ser levados como uma folha de grama na corrente desse doce som, a ponto de não reconhecermos nossa própria personalidade. Podemos nos perder lá, mas não morreremos; a alma é eterna. Somos levados pela corrente do som divino, mergulhando e subindo. Somos menos qualificados do que uma folha de grama, e o som de Krsna é tão grande e tão doce que pode nos levar do jeito que bem entender. Não podemos começar a conceber quanto poder existe no nome, o som que é idêntico à bondade e doçura absolutas.

Sri Chaitanya Mahaprabhu diz: “Não negligenciem o som que é uno e idêntico a Krsna.” Doçura e bondade absolutas – tudo está dentro do santo nome. E o santo nome está se apresentando a nós, numa forma muita barata, não é necessário nada para adquiri-lo – nem dinheiro, nem esforço físico. Tudo isso é desnecessário. O que é preciso ? Sinceridade.

Quem quer que simples e sinceramente aceite o som divino, ficará tão enriquecido, que ninguém será capaz de conceber tanta bondade e desenvolvimento. Qualquer um pode conseguir isso facilmente, mas tem de cantar sinceramente, do fundo do coração. É claro que sinceridade de todo coração pressupõe ir a um agente adequado, um santo, e obter o santo nome dele.

Sri krsna sankirtana é exaltado por Sri Chaitanya Mahaprabhu, inaugurador do movimento de sankirtana, que veio como Radha-Govinda combinados. Seu conselho é extremamente valioso e necessário para nos dizer que devemos aderir com espírito sincero ao sri krsna sankirtana, o som trnscendental mais purificante, que causa liberação, satisfaz plenamente, e nos concede tamanho alcance positivo, que faz com que nos percamos no oceano de felicidade e doçura inconcebíveis.

Essa é a graça de Sriman Mahaprabhu, e Ele proclama: “Que sri krsna sankirtana se expanda neste mundo mortal, e beneficie para todo o mundo. É plenamente compreensivo. Alivia todos os tipos de problemas, situando-nos na posição de alcance mais exaltada.”

Somente nama-sankirtana pode nos ajudar nesta presente e degradada era de Kali. Claro que nama-sankirtana é benéfico em qualquer era, mas é especialmente recomendado para a Kali-yuga, pois nessa era todas as outras tentativas sofrerão oposição de muitas forças. Nama-sankirtana não pode ser impedido pelos problemas e ondas deste mundo material, por isso, é preciso adotá-lo. Obteremos a realização mais sublime da vida se nos dedicarmos exclusivamente a isso. Não é preciso nenhum outro tipo de campanha, pois todas serão defeituosas e parciais. O que existe de mais universal, cativante e benéfico é nama-sankirtana, que nos leva ao objetivo supremo. Ele, exclusivamente, pode satisfazer a todos.

Todas as almas que estão desconectadas de Krsna podem ser ajudadas dessa forma. Não é necessário nenhum outro movimento. Sri Chaitanya Mahaprabhu nos diz: “Devota-te exclusivamente a isso. É plenamente abrangente e gratificante. Podes obtê-lo com o mínimo de esforço e energia. Que floresça em Kali-yuga – que floresça para o bem-estar de todo o universo, para restabelecer todas as almas em suas posições normais.”

A conclusão do Srimad-Bhagavatam está em seu último verso:


nama sankirtana yasya

sarva papa pranasanam

pramano duhkhasamnas

tam namami harim param


Papa quer dizer todas as anomalias, tudo que não é desejado, o pecado. Desfrute material e liberação também estão incluídos nas anomalias, atividades pecaminosas. Por que a liberação é considerada pecado ? Porque é uma condição anormal. Nossa função natural é servir a Krsna, e não se faz isso na salvação. Mera salvação não inclui serviço a Krsna, por isso é uma posição anormal e, portanto, também é pecado. Ignorar nosso dever natural e permanecer alienado só pode ser pecado.


O Presente Espiritual de Vyasa


O verso de conclusão do Srimad-Bhagavatam diz: “O santo nome de Krsna pode nos livrar de toda pecabilidade indesejada, de todas as características poluídas, e de todas as misérias. Prostemo-nos a Ele.” O Srimad-Bhagavatam pára após pronunciar esse verso; essa grande obra silencia. A última palavra do Srimad-Bhagavatam é nama-sankirtana. O Bhagavatam deu enorme importância ao cantar do santo nome de Krsna, e Sri Chaitanya Mahaprabhu desenvolveu-o a partir daí. A última publicação do compilador das literaturas Védicas, Srila Vyasadeva, levou o teísmo a esse estágio, e concedeu-o ao público, anunciando: “Canta o nome de Krsna! Faça isso: nada mais é necessário. Aceita isso!” Essa é a conclusão final do Srimad-Bhagavatam, o grandioso presente espiritual de Vyasadeva: “Canta o santo nome de Krsna e nesta era escura, principia tua vida na mais generosa e vasta concepção teísta.”

Néctar do Nectáreo


Podemos considerar-nos afortunados de alcançar os arredores desse pensamento mais generoso e útil, de termos chegado perto o suficiente para tocá-lo, para aceitá-lo e flutuar em suas ondas conforme nossa capacidade.

Após passarmos pôr tantas concepções e pelo encanto de diversos prospectos, deixamos todos de lado e chegamos à margem do oceano de nama-sankirtana. Agora podemos atirar nossos corpos nesse oceano e começar a nadar nas ondas de nama-sankirtana, o néctar do nectáreo, pela graça do guru e pela misericórdia dos Vaishnavas.

Eles são os proprietários, e nós somos seus escravos. Temos tal audácia de atirarmos nosso corpo nesse oceano de nama-sankirtana e nadarmos nesse oceano nectáreo! A concepção mais elevada de alcance espiritual que é nadar em Radha-kunda, também se encontra em nama-sankirtana. Esse verso representa o lado positivo do oceano ilimitado de sri krsna sankirtana. O verso seguinte explica as possibilidades negativas.

Bhaktivinoda Thakura elaborou um comentário do Siksastakam em Sânscrito, e também uma tradução em Bengali. Sua apresentação é a mais original. Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura Prabhupada também nos deu seu comentário sobre Siksastakam. Eles devem ser estudados cuidadosamente a fim de compreendermos esses pontos totalmente. Entretanto, nestas conversas estou apenas deixando sair o que sinto de coração. Expresso qualquer coisa a respeito desses versos que me venha à cabeça, e isso resulta do que lembro de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, Bhaktivinoda Thakura, Rupa Goswami, Sanatana Goswami, Sri Chaitanya Mahaprabhu e todos os acharyas predecessores. Pela graça deles, isso está arquivado no meu depósito, e tento transmitir a essência de tudo isso.


O Conceito Krsna Conquista Tudo


Quando aceitamos o caminho da devoção, começa uma transformação global em nosso sistema interno, e a atração pelo mundo externo vai sendo aniquilada gradualmente. Acontece uma guerra interior, e quando o conceito Krsna entra no coração do devoto, todos os outros pensamentos e idéias têm de se retirar gradualmente. Isso é explicado no Srimad-Bhagavatam (2.8.5):


pravistha karna-randhrena

svanam bhava-saroruham

dhunoti samalam krsnaih

salilasya yatha sarat

Quando o outono chega, a lama da água desaparece. Da mesma forma, quando o conceito Krsna entra no coração, todos os outros pensamentos e aspirações têm de se retirar gradualmente, deixando Krsna tomar posse de tudo. Ao entrar uma gota de verdadeira consciência de Krsna no coração, todas as forças oponentes terão de sair, e Krsna conquistará e tomará posse de tudo.

Essa é a natureza da consciência de Krsna: nada pode competir com ela, nem mesmo a assim chamada devoção por semideus ou fé em credos como Cristianismo, Islamismo, e outros. Todas as outras concepções de teísmo têm de se retirar, deixando o campo para a concepção Krsna. Nenhum agressor pode enfrentar a luta com a consciência de Krsna, o belo e doce absoluto.

Beleza, doçura e encanto podem capturar e derrotar o poder. Na verdade, aspiramos por beleza e doçura, misericórdia, afeição, amor divino (prema). Auto-abnegação – para compensar outros com a própria energia e generosidade – finalmente conquista a todos. É mais recompensador dar do que tomar. Amor divino significa morrer para viver: não viver para si mesmo, mas viver para os outros. A forma de vida mais generosa – auto-esquecimento ao extremo – é encontrada na conciência de Krsna.

A consciência de Krsna é tão bela que aquele que a desenvolve, perde sua própria identidade e existência também. Ele fica completamente esquecido de si mesmo. Tal é o encanto. Quem vai enfrentar Krsna numa luta ? Todos que vêm lutar com Ele são desarmados. E se por acaso Krsna entrar no coração, não haverá nenhuma outra consequência além dEle tomar posse de tudo. Krsna é uma personalidade benevolente, generosa e doce: a realidade, o belo."